HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

Ações Estratégicas na Atenção Básica
DENOMINAÇÃO O SEST – Serviço Social do Transporte e o
POLÍTICAS INTERSETORIAIS EM SAÚDE DO TRABALHADOR
SERVIÇOS E PROGRAMAS NA ÁREA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS/MS
RESPONSABILIDADES Aplicar conhecimentos específicos de Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho de forma a reduzir ou até eliminar os riscos à.
IV ENCONTRO NACIONAL da RENAST Brasília, junho de 2010
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Disciplina de Atenção Primária da Universidade de São Paulo
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE DO SERVIDOR ASSESSORIA JURÍDICA - DESS
Desenvolvimento Docente Internato – Curso Médico
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Políticas Sociais em Saúde Pública
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
Política Nacional de Humanização
ROBERTA RIBEIRO NUNES; JOÃO BOSCO LIMA BARBOSA
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Paulo de Tarso Monteiro Abrahão
Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Secretaria de Estado da Saúde Coordenadoria de Serviços de Saúde
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE II Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa.
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
TIPOS DE UNIDADE Reginalda Maciel.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
Saúde Integral da Criança
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
Programas de Segurança e Saúde do Trabalho CAP – X (PAG 428 PLT)
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
O que é Enfermagem? PROFA. HALENE MATURANA..
O Papel do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Ginástica laboral é uma modalidade de atividade física destinada aos trabalhadores para que seja praticada no próprio local de trabalho com o objetivo.
SAÚDE DO TRABALHADOR.
Saúde Integrada Modelo de Gestão Vale Novembro 2015.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
A Política Nacional de Humanização
Lílian Rodrigues de Oliveira
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
SAÚDE COLETIVA Professor: Hugo Pascoal.
CRIAÇÃO DO NASF.
INTRODUÇÃO A SAÚDE OCUPACIONAL
Ações Necessárias Hospitais
Transcrição da apresentação:

HOSPITAL GISELDA TRIGUEIRO PROJETO PREVENCIONISTA/NR32 VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR PRIORIDADE DE GESTÃO Natal/2009

Maria de Fátima Câmara Natal/2009 Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, Pós-graduada: Enfermagem do Trabalho, Gestão Pública, Saúde Pública, Terapia Intensiva (em curso) , Formação Pedagógica Profissional na Área de Saúde, Participação do Programa Permanente de Formação dos Servidores Públicos do RN no curso Visão Ampla de Gerência, Mestrado em Master of Science (Universidade da Figueira da Foz – Portugal - participação.), Mestranda em Administração, Professora da Graduação em Enfermagem, Coordenadora de cursos de pós -graduação em Saúde UnP, enfermeira do trabalho no hospital Giselda Trigueiro (SESMT) e membro do GTH. Natal/2009

TRABALHAR, SIM! ADOECER, NÃO! - 3° CNST - O programa se propõe a gerenciar ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (NR32) com o Eixo norteador Transversal Ações prevencionista Multidisciplinares em prol da Q.V.S.T.

Enfermeiro do trabalho 01 EQUIPE TÉCNICA Médico do Trabalho 02 Acupunturista 01 Endocrinologista 01 Cardiologia 01 Reumatologia 01 Clínica médica 01 Infectologia 01 Assistentes 02 Enfermeiro do trabalho 01

INTRODUÇÃO Saúde do trabalhador Conjunto de ações de vigilância e assistência , visando Promoção, Proteção, Recuperação e Reabilitação da saúde dos trabalhadores, submetidos a riscos e agravos advindo dos processos de trabalho. Passou a fazer parte das ações desenvolvidas pelo Sistema Único de Saúde – SUS a partir da Constituição Federal de 1988, que, em seu artigo 200, inciso II, define que compete ao SUS executar ações de Saúde do Trabalhador. Neste cenário os valores humanos se estampam através de novos modelos de assistência tais como: Saúde, Segurança, Qualidade de Vida, Compreensão, Respeito, Equilibrio, Responsabilidade Social ,Auto-Confiança, Amor

OBJETIVOS GERAL ESPECIFICOS Ampliar ações educativas e prevencionista, acolhendo o trabalhador nas suas necessidades laborativas garantindo acessibilidade aos serviços de saúde. Priorizando ações de vigilância em saúde dos trabalhadores, minimizando riscos de adoecimento, doenças e acidentes no trabalho. ESPECIFICOS Garantir a Saúde e Segurança do trabalhador no ambiente de trabalho. Promoção, proteção e recuperação da saúde Identificar através de inspeções periódicas as condições de segurança e saúde no local de trabalho,uso obrigatório de equipamentos de proteção individual e ou coletivo. Desenvolver e implementar programas de promoção à saúde dos empregados, com ênfase na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Prover acompanhamento ao profissional enfermo ou acidentado Prover espaço saudável ao trabalhador e escuta qualificada.

Direção/Co Gestão SESMT Gestão de Pessoas - RH HGT em Movimento “Ginástica laboral, recreação, avaliação física e programa e treinamento.” Ouvidoria do Servidor “Escuta Silenciosa” Roda de Conversa Terapia do Abraço. “Abrace sempre, abrace muito Cinemoteca “Sextas de filme” Grupo de Artrose “Postura Corpórea” Doce Vida Diabete, Hipertensão e Obesidade Direção/Co Gestão SESMT Gestão de Pessoas - RH Tutoria HGT Da Cabeça aos Pés “Musicalidade, Acupuntura, Shiatsu, Masoterapia e Reflexologia Boca Saudável “40 TTcompletados: Exodontia, prevenção de câncer bucal. Beleza Pura “Corte de cabelo, sobrancelha.” Pé na estrada “Passeios Articulados; Barco Escola Chama Maré e Parque das Dunas.”

GESTÃO DAS MUDANÇAS Participação no Colegiado Gestor Mesa de Negociação Permanente PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCMSO – Programa de controle Médico e Saúde Ocupacional Mapa de Risco Brigada de Incêndio Controle do Absenteísmo Visitas Domiciliares Central de Marcação de Exames – HGT Grupo de Trabalho de Humanização / GTH Ambiência Recriando História – Documentário

Intersetorialidade, Transversalidade e Controle Social AÇÕES DESENVOLVIDAS Intersetorialidade, Transversalidade e Controle Social Imunização do Trabalhador Inspeções periódicas Notificação e acompanhamento de Doenças e acidentes / Biológicos Análise dos Resultados Divulgação das atividades com parceiros Marcação de Exames de Alta Complexidade Atividade Sociocultural Shiatsu, Reflexologia e Masoterapia Preventivos ginecológicos (PSA) Ações de odontologia – Preventiva e Curativa -UNP Homologação dos Atestados Médicos Educação Continuada Dia D – o HGT Cuidando de Você Dia ZEM do Amigo Dia do abraço

Enfermeira do Trabalho MARIA DE FÁTIMA CÃMARA fatimacamara@unp.br Enfermeira do Trabalho Luciana Francisco ALUNA DE PÓS GRADUAÇÃO ENFERMAGEM DO TRABALHO–TCC “Ser feliz no trabalho não é um acaso do destino, mas uma conquista existencial.” (Autor desconhecido)