Aluna: Tatiele Fátima Miron Orientadora: Profª Dr. Vanilde Bisognin

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Transcrição da apresentação:

Aluna: Tatiele Fátima Miron Orientadora: Profª Dr. Vanilde Bisognin FRANCISCANO CENTRO UNIVERSITÁRIO   CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM ENSINO DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO EJA     Aluna: Tatiele Fátima Miron Orientadora: Profª Dr. Vanilde Bisognin

Abordagem Metodológica Instrumentos de Pesquisa METODOLOGIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA FINANCEIRA NO EJA       Introdução Objetivos Abordagem Metodológica Instrumentos de Pesquisa Participantes Atividades

INTRODUÇÃO Este trabalho investigou a eficiencia de se trabalhar com a Metodologia de Resolução de problemas no ensino da Matemática Financeira na EJA do Ensino Médio. Os problemas foram baseados em situações do cotidiano das pessoas. Assim procurou-se demonstrar que a Matemática Financeira é de grande importância para a vida dos cidadãos.

OBJETIVOS GERAL: Investigar as contribuições da utilização da Metodologia de Resolução de Problemas no processo de ensino-aprendizagem a na construção dos conceitos da Matemática Financeira com alunos de uma turma do EJA. ESPECÍFICO: - Construir uma sequência de problemas envolvendo conteúdos de Matemática Financeira; - Diagnosticar os conhecimentos já adquiridos pelos alunos a respeito de juros e taxas de juros e prazos de pagamento; - Analisar o processo de resolução dos problemas propostos seguido pelos alunos; - Analisar, a partir dos resultados obtidos, de que forma a metodologia de resolução de problemas contribuiu para o processo de ensino-aprendizagem e a construção dos conceitos relacionados com a Matemática Financeira.

ABORDAGEM METODOLÓGICA Nesta pesquisa foi utilizada uma Por meio dela analisaram-se as contribuições que a Metodologia de Resolução de Problema proporciona ao ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Portanto para responder ao problema de pesquisa e cumprir o objetivo geral, foi necessário recorrer ao contato direto com os participantes, para que se pudesse observar os processos e compreender as diferentes maneiras de trabalhar e interpretar, dos alunos. abordagem qualitativa X Segundo GODOY (1995), a pesquisa qualitativa "Envolve a obtenção de dados descritivos sobre pessoas, lugares e processos interativos pelo contato direto do pesquisador com a situação estudada, procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo.“ Conforme LUDKE e ANDRÉ (1986) “a pesquisa qualitativa supõe o contato direto e prolongado do pesquisador com o ambiente e a situação que está sendo investigada, via de regra, através do trabalho intensivo de campo” Para FIORENTINI e LORENZATO (2007), a observação participante é uma estratégia que envolve não somente a observação direta, mas todo o conjunto de técnicas metodológicas (incluindo entrevistas, consulta a materiais, etc.), pressupondo que exista um grande envolvimento do pesquisador na situação estudada.   Metodologia de Resolução de Problemas

ABORDAGEM METODOLÓGICA Nesta pesquisa foi utilizada uma Por meio dela analisaram-se as contribuições que a Metodologia de Resolução de Problem proporciona ao ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Portanto para responder ao problema de pesquisa e cumprir o objetivo geral, foi necessário recorrer ao contato direto com os participantes, para que se pudesse observar os processos e compreender as diferentes maneiras de trabalhar e interpretar, dos alunos. abordagem qualitativa Metodologia de Resolução de Problemas

ABORDAGEM METODOLÓGICA Nesta pesquisa foi utilizada uma abordagem qualitativa Por meio dela analisaram-se as contribuições que a Metodologia de aproporciona ao ensino e aprendizagem da Matemática Financeira. Portanto para responder ao problema de pesquisa e cumprir o objetivo geral, foi necessário recorrer ao contato direto com os participantes, para que se pudesse observar os processos e compreender as diferentes maneiras de trabalhar e interpretar, dos alunos. abordagem qualitativa Metodologia de Resolução de Problemas

Instrumentos de Pesquisa Diário de Campo Observação Participante Análise de Documentos

PARTICIPANTE DA PESQUISA A turma era composta por vinte (20) alunos de uma turma de EJA de um colégio do município de Ijuí. Tinham idades entre 18 e 56 anos, o que tornava o grupo bem heterogêneo. Na maioria eram trabalhadores. Muitos já estavam a um longo tempo afastados da escola, fato este, que exigiu um tempo maior para o entendimento e resoluções das tarefas propostas.

Unidade 2 Unidade 1 Unidade 3 Atividades Situação-Problema 1 Atividades realizadas online no site na Unidade Didática Matemática

UNIDADE DE ESTUDO 1 Situação–Problema 1 Uma pessoa toma emprestado, a juros simples, a importância de R$ 500,00, pelo prazo de três meses, à taxa de 2% ao mês. Qual será o valor que deverá ser pago com juro, decorrido este período? Qual o montante a ser pago? Resolução: Clique aqui

Situação–Problema 2 Resolução: Encontre o que está sendo solicitado em cada uma das situações a seguir: a) Qual o montante resultante da aplicação de R$7.000,00 à taxa de 10,5% ao ano, durante 145 dias? Resolução: b) Qual o capital que aplicado a juros simples de 1,2% ao mês rende R$3.500,00 de juros em 75 dias? Clique aqui Clique aqui

c) Se a taxa de uma aplicação é de 15% ao ano, quantos meses serão necessários para dobrar um capital aplicado através da capitalização simples? Resolução : Clique aqui

Situação-Problema 3 Resolução: Situação-Problema 4 Calcular o montante de um capital de R$ 1.000,00, aplicado à taxa de 4% ao mês, sob o regime de juros compostos, durante 5 meses. Resolução: Situação-Problema 4 Ângela contratou um empréstimo no valor de R$600,00 a juros compostos de 5% ao mês.De acordo com esta informação responda: Qual o montante a ser pago após três meses? Como (1,04)5 = 1,21656 Clique aqui Clique aqui

b) Se dois meses após a data da contratação Ângela pagasse R$200,00 do saldo devedor, quanto ainda ficaria devendo? Resolução: c) Agora considere que passando-se mais um mês, ou seja, após três meses em relação a data da contratação, ela quitasse o saldo devedor, quanto estaria pagando na quitação? Clique aqui Clique aqui

UNIDADE DE ESTUDO 2 Situação–Problema 1 Resolução: Um consumidor resolve comprar um celular que custa R$800,00 à vista. Se preferir pode parcelá-lo em duas prestações de R$400,00 ou quatro prestações de R$200,00, ambas com entrada. Sendo que o cliente possui seu dinheiro aplicado à taxa de 5% ao mês qual será a melhor alternativa de pagamento? Resolução: Ato da compra: pagamento da entrada de R$200,00 O saldo de R$600,00 aplicado a 5% rendeu R$ 30,00 Clique aqui

Após 3 meses: foi feito o quarto pagamento de R$200,00. Pagando parcelado, nesta situação, foi possível lucrar R$64,07. Pagando à vista não haveria lucro. Pagando em duas vezes de R$400,00 o lucro seria de R$30,00

Situação-Problema 2 Resolução: Uma televisão está sendo ofertada em uma loja, durante o mês de outubro, por R$ 400,00 a prazo. O anúncio propõe a primeira parcela dois meses após a compra, com o décimo terceiro salário. Entretanto, se o consumidor preferir pagar à vista o preço será reduzido para R$ 384,00. Qual é a taxa de juro que está embutida no produto? Resolução: Clique aqui Resolvendo a regra de três, teremos: x= 4,16% Como este valor corresponde a dois meses, a taxa mensal deverá ser de 2,08% Após dois meses o aumento será de R$16,00

UNIDADE DE ESTUDO 3 Na Unidade do Estudo 3 as atividades foram realizadas online no site na Unidade Didática Matemática Atividades - Montante Simples Gráfico - Montante Simples Gráfico - dos Juros Simples Composição do Montante Cálculo dos Juros simples Gráfico comparativo entre Montante simples e composto Gráfico do Montante Composto

Metodologia de Resolução de Problemas O professor tem a função de orientar o trabalho por ele preparado, deixando que os alunos busquem as estratégias de resolução, desenvolvendo assim o seu raciocínio. No Brasil, a educadora Lourdes Onuchic é uma das precursoras do trabalho com a metodologia de Resolução de Problemas. Para a autora é possível aprender novos conceitos através do processo de descoberta da solução de problemas propostos. ONUCHIC e ALLEVATO (2009), sugerem nove passos que podem auxiliar o professor ao trabalhar com esta Metodologia. nove passos

Passos para Resolução 1º) Preparação do problema 2º) Leitura individual 3º) Leitura em conjunto 4º) Resolução do problema 5º) Observação e iniciativa 6º) Exploração na lousa 7º) Estímulo para com os grupos em assembléia . 8º) Promoção de consenso 9º) Formalização

Diario de Campo O diário de campo é uma das documentações indispensáveis ao processo de investigação. É um instrumento de registro diário e, segundo Minayo (1993), nele (...) constam todas as informações que não sejam o registro das entrevistas formais. Ou seja, observações sobre conversas informais, comportamentos, cerimoniais, festas, instituições, gestos, expressões que digam respeito ao tema da pesquisa. Fala, comportamentos, hábitos, usos costumes, celebrações e instituições compõem o quadro das representações sociais. (p.100).  

Observação Participante A técnica de observação participante, que foi utilizada, não determina uma forma específica para se fazer a observação, desta maneira, a eficácia e responsabilidade de sua utilização competem quase que inteiramente ao autor da pesquisa. Segundo Ludke e André (1986), A observação possibilita um contato pessoal e estreito do pesquisador com o fenômeno pesquisado, o que apresenta uma série de vantagens. Em primeiro lugar, a experiência direta é sem dúvida o melhor teste de verificação da ocorrência de um determinado fenômeno. ( p. 26)

Registro dos Alunos Busca-se registrar, o mais fielmente possível, o que ocorre na sala de aula, as formas e os conteúdos das interações entre os sujeitos. As produções dos alunos foram todos os trabalhos produzidos pelos grupos ou individualmente e recolhidos pela professora pesquisadora ao término da aula.

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