Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGISTRO DE MATERIAIS DE USO EM SAÚDE
Advertisements

O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC será um conjunto de instrumentos informatizados utilizado para realizar o monitoramento.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Rotulagem Nutricional
Passo a passo Credenciamento.
CRIAÇÃO DE EMPRESA JOSÉ CORSINO.
DEMANDA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Regulamentação para registro de produtos junto à ANVISA - Alimentos -
PRESTAÇÃO DE CONTAS.
Sistema de Informação para Gestão e Assistência a Saúde - SIGA
Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do RN
Importância da leitura do rótulo
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
O que é e como funciona ? O usuário acessa e através de senha exclusiva estará apto a fazer pedidos dos produtos STEULA. Este acesso.
PROJETO.
Passo a passo 3 de 3.
ANVISA MISSÃO : Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso.
PROCEDIMENTOS PARA EXPORTAÇÃO DE BEBIDAS
Passo a passo 2 de 3. Insira aqui o válido e a sua senha de acesso e clique Entrar.
Conheça o rótulo! Nome do produto de acordo com a legislação!
PAR – Plano de Ações Articuladas
O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um sistema de informação de vigilância sanitária que capta dados de produção,
Dispensação de Medicamentos
ROTULAGEM Informações obrigatórias para constar no rótulo de frutas e hortaliças “in natura”
EDUCIMAT ON-LINE MEC/SEB/UFPA INSCRIÇÃO ON-LINE.
Consignado Privado Função – Módulo II.
Cadastramento Proposta Nova
Como acessar o Orquestra?
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE QUALIDADE EM LABORATÓRIOS
Entrada de Produtos Posto de Combustível.
FRACIONAMENTO DE MEDICAMENTOS
CONFIRA NOSSO NOVO ATENDIMENTO ON-LINE REPLETO DE NOVIDADES !!!
WORKSHOP Sementes De Forrageiras Tropicais: Parte 1 Do beneficiamento à comercialização – aspectos normativos Engº Agrº Sérgio Paulo Coelho Engª Agrª.
Gerência de Produtos Especiais GGALI / ANVISA
EMPRESA SUPER FÁCIL Implantação da REDESIM no Estado do Amazonas.
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES BÁSICAS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
APRESENTAÇÃO - VLADIMIR
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
NACIONAIS E IMPORTADOS
Funcionalidades do Sistema Relatórios
Superintendência de Vigilância Sanitária e Ambiental Gerência de Fiscalização Coordenação de Fiscalização de Alimentos PROCEDIMENTOS DE VIGILÃNCIA SANITÁRIA.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA DE MATERIAL DE SEGURANÇA E PROTEÇÃO AO TRABALHO – ANIMASEG.
Fiscalização Sanitária em Produtos Importados ALIMENTOS
Cadastro de produto Farmácias e Drogarias.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
Neste primeiro acesso você deverá fazer o inventário inicial no formato de arquivo XML de medicamentos e/ou substâncias sob controle especial e antimicrobianos.
Simpósio Brasileiro sobre Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos
Montagem de Processo e Petição
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
REPROCESSAMENTO NO BRASIL
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
1 SNGPC - Método automático Farmácias e Drogarias.
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS
CAMPO GRANDE - MS VIGILÂNCIA SANITÁRIA 03/06/2015
Versão em Português, traduzida por Luiz Carlos Machado – ACBC - Brasil.
O PAPEL DO VAREJO NA GARANTIA DA QUALIDADE DOS MINIMAMENTE PROCESSADOS Sílvia Santaella.
Oportunidades Banco Brasil MÓDULOS DE TREINAMENTO PORTAL MAIS BB 1 1.
Como fazer revisão usando o Sistema Gestor de Publicações (SGP) Se você recebeu este aviso, deve realizar a revisão de algum trabalho
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
Legislação de Alimentos
Cadastro de Produtos. Objetivo : cadastrar todos produtos do estabelecimento utilizados no sistema. Observação: Antes de cadastrar os produtos no sistema,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária | Anvisa.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
Orientações do Sistema Administrativo de Tecnologia da Informação e Comunicação Nei Luiz da Silva Junior Gerente de Normas e Padrões de Tecnologia da Informação.
Clique no botão azul (Incluir). O sistema vai abrir um formulário para ser preenchido. Preencha todos os dados solicitados na aba (Veículos), e depois.
HDI Seguros Produto Automóvel Fevereiro de 2008 Projeto Papel.
Transcrição da apresentação:

Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo? Núcleo de VISA Municipal Secretaria Municipal de Saúde Prefeitura Municipal de Brasilândia-MS O Rótulo dos Alimentos Você sabe o que está comendo? Você informa o que está vendendo? Carlos Alberto dos Santos Dutra, CRMV 1389

O RÓTULO DO ALIMENTO É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE OS PRODUTOS E OS CONSUMIDORES. Protege e Promove a Saúde

7 itens O Rótulo deve conter: Lista de Ingredientes Origem Prazo de Validade Conteúdo Líquido Lote Órgão de Inspeção Informações Nutricionais Obrigatórias 7 itens

? ? ? ? ? Ingrediente Origem Prazo de Validade Conteúdo Liquido Lote Órgão de Inspeção Informações Nutricionais ? ? ? ? ?

? ? ? Ingrediente Origem Prazo de Validade Conteúdo Liquido Lote Órgão de Inspeção Informações Nutricionais ? ? ?

Ingrediente Origem Prazo de Validade Conteúdo Liquido Lote Órgão de Inspeção Informações Nutricionais

A ANVISA disponibiliza um programa para cálculo das informações nutricionais através do site: http://www.anvisa.gov.br/rotulo/ Neste site o produtor poderá construir passo-a-passo a embalagem para o seu produto.

Neste caso o produto é MEL e as etapas para o programa da ANVISA gerar o rótulo com as informações nutricionais são as seguintes: Entrar no site http://www.anvisa.gov.br/rotulo/ Clicar em “Iniciar Programa”:

Na Etapa 1 escolha a categoria:

Na Etapa 2 selecione a opção:

Na Etapa 3 escolha a categoria do ingrediente:

Na Etapa 4 escolha o ingrediente “Mel” e informe a quantidade de produto da embalagem. A unidade é “ml”. Pressione “Adicionar”

Depois de pressionar “Adicionar”, a quantidade 200 ml aparecerá no quadro abaixo “Fórmula”. Preencha o item “Rendimento do produto pronto (peso líquido)”. Neste caso, insira “280 gramas”. No item “Medida caseira correspondente ao valor da porção” insira “1 copo”.

Na sequência, acione o item “Informação Nutricional Parcial” ou “Informação Nutricional Completa’ conforme o caso.

No primeiro caso aparecerá a seguinte composição: Clique no “Rótulo” de sua preferência:

“Rótulo Vertical A”:

“Rótulo Vertical B”:

Ou “Rótulo Linear”:

É só imprimir e colar na embalagem É só imprimir e colar na embalagem. Seu produto está pronto para ser colocado na prateleira, tudo dentro da norma RDC nº 359/03 e RDC nº 360/03 da ANVISA. O Rótulo ajuda a garantir a qualidade do produto e a saúde do consumidor.

Recomendações da VISA Municipal: Todo o estabelecimento industrial ou comercial que fabrica, prepara, beneficia, acondiciona, vende, distribui ou deposite alimentos e o veículo que o transporta deve possuir ALVARÁ SANITÁRIO (Art. 253 da Lei 1293/92, Código Sanitário do Estado de MS); Todo alimento entregue à venda ou exposto ao consumo deve atender os padrões de identidade e qualidade. Ou seja, de possuir Rótulo contendo informações nutricionais (já indicadas acima) e o selo da Inspeção (SIF, SIE OU SIM) que se responsabilize pela qualidade do produto que está sendo entregue ao consumidor.

Registro na VISA Municipal: O art. 3º do Decreto-Lei nº 986/1969, prevê: “Todo alimento somente será exposto ao consumo ou entregue à venda depois de registro no Ministério da Saúde”. Entretanto, prevê o Anexo I da Resolução RDC nº 27/2010, da ANVISA, que determinados produtos, como o MEL, estão dispensados de registro no órgão da Vigilância Sanitária. Porém,

Procedimentos a serem cumpridos pelos produtores: (a) Exigência do Alvará Sanitário: (Todo o estabelecimento que exerce atividades pertinentes à área de alimentos deve ser inspecionado e licenciado pela autoridade sanitária estadual ou municipal, que expedirá alvará sanitário, ou licença de funcionamento, ou documento equivalente). Comunicação de início de fabricação: (A empresa deve informar à autoridade sanitária estadual ou municipal, num prazo máximo de até dez dias, a data de início da fabricação dos produtos dispensados de registro, conforme modelo Anexo X da Resolução 23/2000. A partir de então pode iniciar a comercialização dos produtos).

Preencher somente os quadros B,C,D e F do Formulário Procedimentos: (b) O produtor, neste caso, deverá fazer a COMUNICAÇÃO do Início de Fabricação do produto dispensado de registro, preenchendo o respectivo formulário (frente e verso). Os documentos deverão ser preenchidos à máquina ou com letra de forma legível, não podendo conter rasuras; Os formulários devem ser preenchidos em 03 (três) vias, sendo que uma delas é devolvida ao usuário como recibo, após protocolização; Para o uso de formulários informatizados, os campos de informação deverão ser semelhantes aos apresentados na Resolução. Preencher somente os quadros B,C,D e F do Formulário

Formulário de Petição: O formulário será preenchido pelo produtor de MEL, em letra de forma, com dados sobre o produto e a empresa; Uma vez assinado deverá ser entregue ao Núcleo de Vigilância Sanitária, órgão da Secretaria Municipal de Saúde. O formulário deverá estar acompanhado de TRÊS exemplares de amostra do produto devidamente rotulado. Após a entrega do formulário e do requerimento da Licença Sanitária que deverá ser providenciado pelo produtor, a VISA Municipal irá proceder a Inspeção Sanitária do local para a liberação da Licença Sanitária. Os manipuladores de alimento deverão estar com suas Carteiras Sanitárias em dia.

Brasilândia-MS, 27 de Março de 2012. Muito Obrigado Brasilândia-MS, 27 de Março de 2012.