Classificação de Mercadorias

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Classificação Fiscal NCM/SH.
Advertisements

MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES
SECEX Metodologia de produção da Balança Comercial
Apoio ao Exportador Secretaria de Comércio Exterior – SECEX
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Comércio Exterior Brasileiro: apoio ao exportador
GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
ESTRUTURA E COMPOSIÇÃO DA NOMECLATURA COMUM DO MERCOSUL
Programa de Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas Fortaleza/CE, 07 de julho 2009.
ANDERSON VICENTE OTTO ANDRÉIA NATAL GLÁUCIO FERNANDO SILVA JEFERSON MEDEIROS WALKIU MARINÉIA DELL ANHOL MAYKELE DE OLIVEIRA MELO.
Internacionalização de PMEs
FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DA SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR
ESTRUTURA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR
Acesse e cadastre seu despachante
Movimento Brasil Competitivo Instituições que promovem o comércio exterior dezembro 2006.
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
O QUE É? Projeto Setorial para a Promoção das Acessórios, Componentes, Máquinas, Ferramentas, Matérias-primas, Software para Layout e Serviços de Design.
Projeto PAIIPME Brasil / UE
ASSINTECAL INTELIGÊNCIA COMERCIAL
CICB - ESTRUTURA DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL ABRIL / 2010.
FUNDAMENTOS DO COMÉRCIO EXTERIOR
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
MDIC/SECEX/DEPLA/CGDE
São José do Rio Preto / SP
Centro Internacional de Negócios
Classificações Econômicas no Brasil Set/2003 Classification Workshop Santiago - Chile.
ENCOMEX GOIÁS.
Siscomex Exportação web
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
Título da apresentação. Evolução das exportações de São Paulo Janeiro de 2002 a outubro de 2009 Fonte: MDIC.
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
Unidade de Inteligência Comercial Brazilian Footwear 2010 / 2011.
Mercados Potenciais para os Produtos da Paraíba Título da apresentação
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR
1 Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio Exterior Plano Nacional da Cultura Exportadora Tatiana Lacerda Prazeres.
Classificação de Mercadorias -
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
Regras de Origem Livre Circulação intraMERCOSUL
Site: Custos Logísticos Site:
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
Projeto de Apoio a Inserção Internacional de MPE’s Brasileiras Calçadistas do APL de São João Batista (SC) JUNHO – 2011.
Aspectos Relevantes no Processo Exportador
COMÉRCIOS INTERNACIONAIS
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Desafio à política comercial Genebra - A queda nos preços das commodities pode obrigar o Brasil a rever sua estratégia para manter um superávit em sua.
Código NCM.
InOVAÇÃO e competitividade
Sistemática de Importação e Exportação
É a determinação de um único código dentre os existentes numa tabela padronizada, que melhor enquadra uma mercadoria, conforme as regras estabelecidas.
Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas CNC – Brasília/DF.
Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. “A CNAE-Fiscal como ferramenta gerencial e de planejamento estratégico na Administração Tributária”
Painel 1: Visão Panorâmica e Ações de Promoção Comercial de Serviços
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR - MDIC
Sistema Harmonizado O Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classificação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e suas respectivas.
Planejamento e Avaliação de Projetos para Exportação
A INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS ENCOMEX SP 22 de outubro de 2009.
CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS
4 – SIST INFO COMEX.
Setor de Serviços no Brasil
NCM – Nomenclatura Comum do MERCOSUL
4 – CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Original LogísticaFundap. Trading, Network e Expertise A Original Internacional, junto à Original Logística, soma um pacote de serviços e soluções integradas.
CLASSIFICAÇÃO FISCAL DE MERCADORIAS
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

Classificação de Mercadorias Workshop Classificação de Mercadorias

CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS DO CEARÁ Unidade da Federação das Indústrias do Estado do Ceará que tem por objetivo fomentar a geração de negócios entre as empresas cearenses e estrangeiras em todo mundo por meio da prestação de serviços de apoio ao exportador. Faz parte da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios coordenadora pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). - 3º CIN do Brasil. - 1º CIN do Nordeste. - 1º a disponibilizar informações industriais na internet. - 1º a disponibilizar dados estatísticos na Internet.

PRINCIPAIS PRODUTOS E SERVIÇOS Balcão de Atendimento Capacitação Empresarial Ceará em Comex Certificado de Origem Inteligência Comercial Promoção Comercial no Exterior (missões, encontros e feiras)‏ Commercial Counter DHL Parcerias internacionais Unidade de Atendimento Apex-Brasil

Decisão Estratégica Empresarial EXPORTAÇÃO: Decisão Estratégica Empresarial Pontos-chave para análise: Planejamento Investimento Conhecimento

PLANEJAMENTO DA EXPORTAÇÃO Para quê planejar? Nenhuma operação de exportação pode levar ao sucesso sem um planejamento minucioso. PERGUNTAS BÁSICAS: Porque Exportar? Como não exportar? Quem pode exportar? O que exportar? Para onde exportar?

PROSPECÇÃO DE MERCADOS INTERNACIONAIS Levantamento de Dados Tipos de Pesquisa de Mercado Pesquisa de campo (in loco): coleta de informações no próprio mercado-alvo (Viagem de Negócios, Consultoria especializada, Feiras e outros Eventos Internacionais). Desk research (pesquisa de mercado secundária): coleta de dados já existentes em diversas e diferentes fontes de informação .

LEVANTAMENTO DE DADOS Dados Primários: Nos estudos de mercado, são aqueles fornecidos diretamente pelo consumidor. É caracterizado pela possibilidade de conhecermos cada mercado individualmente. Dados Secundários: Dado obtido quando não tem acesso ao dado primário. Neste caso, a informação já foi processada e o que se tem é um sumário preparado no formato de tabela, gráfico, estatística etc. Usado quando não se tem qualquer informação sobre o mercado para que se possa planejar uma pesquisa, e assim, fazer o levantamento dos dados primários.

PONTOS PARA O SUCESSO DA PESQUISA: Estabelecer claramente os objetivos da pesquisa; Definir metodologia que será utilizada; Seleção cuidadosa das fontes; Organização dos dados coletados; Obtenção de conclusões práticas.

CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA Identificação de mercadorias no comércio internacional, permitindo a realização de estatísticas e a orientação da tributação de produtos no comércio internacional. Leva em consideração a origem, matéria constitutiva e aplicação da mercadoria. O Brasil, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai adotam, desde janeiro de 1995, a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM), que tem por base o Sistema Harmonizado (1985).

CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA Conhecimento das especificações do produto; Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado, estabelecem as regras gerais de classificação das mercadorias na nomenclatura; Notas Explicativas do Sistema Harmonizado - NESH, Manuais de Classificação, fornecem esclarecimentos e interpretam o Sistema Harmonizado.

CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA A sistemática de classificação dos códigos na Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) obedece à seguinte estrutura: 0104.10.11 - Animais reprodutores de raça pura, da espécie ovina, prenhe ou com cria ao pé. Capítulo (02 primeiros dígitos); Posição (04 primeiros dígitos); Subposição (06 primeiros dígitos); Ítem (7º dígito); Subítem (8º dígito).

CLASSIFICAÇÃO FISCAL DA MERCADORIA Dúvidas na Classificação? Encaminhar consulta, escrita, à Secretaria da Receita Federal (SRF), por intermédio da Coordenação-Geral do Sistema Aduaneiro e da Superintendência Regional da Receita Federal. Site: www.receita.fazenda.gov.br/srf.www/guiacontribuinte/consclassfiscmerc.htm

SITES E FERRAMENTAS DE APOIO À IC EM COMEX MDIC: Classificação Fiscal de Mercadorias – NCM; Empresas Exportadoras e Importadoras. Portal do Exportador: Alice Web; Aprendendo a Exportar; Feiras e Eventos; Radar Comercial; Vitrine do Exportador;

SITES E FERRAMENTAS DE APOIO À IC EM COMEX Braziltradenet: Ofertas de Exportação Brasileira; Demandas de Importação de Produtos Brasileiros; Pesquisa de Mercado; Coleção “Como Exportar”; Trade Map; Mac Map.

Centro Internacional de Negócios – CIN Telefone: 85 3421-5420 CONTATO Beatriz Bezerra bdbezerra@sfiec.org.br Centro Internacional de Negócios – CIN Telefone: 85 3421-5420 E-mail: cin@sfiec.org.br