O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Disse Jesus: “...desce depressa.” Lc 19.5b. “Nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.” II Tm NVI.
Advertisements

Um caminho na presença de Deus A história de Laura, não é a história de um mito ou de uma grande heroina, não! É mais uma vez a história de Deus, de.
Clicar “ Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus, que fez os céus e a terra, o mar e tudo.
24 DE DEZEMBRO DE 2016 O reino e o dinheiro Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que.
Lição da Escola Sabatina 21 de Julho a 27 de Agosto.
DIVERSIDADE HUMANA – UMA AÇÃO NECESSÁRIA DE REFLEXÃO PARA A PRÁTICA DO CONTEXTO EDUCACIONAL Equipe: Adriana Gomes Izidoro, Rosangela Aparecida Nunes, Sharlene.
Avaliação do 2° Retiro Setorial C O N V I C Ç Ã O Comunidades: Sta. Luzia, N. Sra. de Lourdes e Sta. Margarida.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação E.P.F. 3 - Grupo de oração.
DIDÁTICA GERAL 3 a Fase / Educação Física Prof a : Ivanete Lago Groh CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - Unifebe
SERMÃO DO MONTE Mateus 6: Chamado Sermão do Monte “E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e assentando-se, aproximaram-se dele os discípulos”
3 O Caráter de Cristo no Discípulo 1/09. A única maneira das marcas do caráter de Cristo ser formada em nós é pela operação dos ensinamentos da cruz.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Caminhada da Quaresma 2017 “Ao ritmo da liturgia dominical
Jesus, o Mestre dos Mestres Ensino 1
A EDUCAÇÃO PARA A MORDOMIA
ENCONTRO ANUAL DA ECAFO E CCA DO CM CURITIBA E REGIÃO 3 DO BRASIL TEMA: O BOM PASTOR AMA E CUIDA DAS SUAS OVELHAS Londrina/PR, /nov./2016.
ENCONTRO NACIONAL DA ECAFO
UNIDADE CRISTÃ “Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
Remédios para o desânimo
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
PREPARAR A CATEQUESE.
Remédios para o desânimo
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Orientações ao professor
Contato: ou Celular Nome do Formador Cargo na SSVP Conferência Contato: ou Celular.
REVISTA DE ESTUDOS JOVEM
Cinco Atitudes do Líder exemplar
A terapia do espinho na carne
GUIA PARA DIALOGAR: EXPLICAÇÃO DE 18 REGRAS
O privilégio de servir a Cristo
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
“Pois como a mulher proveio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus.”
A terapia do espinho na carne
Quem foi Paulo? Um homem que contemplou o céu; v. 4 Convertido ao ouvir o próprio Cristo; Atos 9:4-5 Um exemplo, pois seu exemplo era Cristo. I Cor. 11:1.
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo comum
Metas
Extraído do livro “Professor Nota 10”. Adolfo Suarez, Prof. da UNASP
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
O trabalho pessoal não pode ser considerado de importância secundária.
DESENVOLVA A SUA AUTO- ESTIMA r.
na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo"
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Assembleia Regional GER Sul 1 – Botucatu.
ENCONTRO PAROQUIAL DE CATEQUISTAS Deus nos chamou por isso nos reunimos aqui para rezarmos e meditarmos sobre nossa vocação. Cada um vai se apresentar.
O PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE:. O projeto de evangelização da juventude, na sua essência, propõe aos grupos atividades diversificadas muito.
1.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
A provação e alegria da vida cristã
A MENSAGEM DO CURSILHO PARTE I.
Como Transformar sua vida?
CAPACITAÇÃO PARA NOVAS DIRETORIAS
Lição 07 Jesus, o nosso paradigma
Tenha a mesma atitude de Cristo
Cinco Atitudes do Líder exemplar
Pr Andre.
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo Comum
Crescimento Explosivo com Consolidação
REGIONAL RIO TARDE DE FORMAÇÃO 19 MAIO 2018
Quem se lança à grande missão de evangelizar deve ter vivido uma experiência de amor por Jesus Cristo. Deve conhecer as próprias possibilidades e tirar.
Assembleia Regional GER Sul 1 - Botucatu.
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
Lição 01: A essência do evangelho
17Quando se punha a caminho, alguém correu para Ele e ajoelhou-se, perguntando: «Bom Mestre, que devo fazer para alcançar a vida eterna?»
O Reino de Deus chegou Catequese 10 – 6º ano.
Transcrição da apresentação:

O MINISTRO DA FORMAÇÃO: O MESTRE

Quem sabe FAZ. Quem não sabe ENSINA Quem sabe FAZ... Quem não sabe ENSINA... (ditado popular) Vamos discutir sobre a frase acima...

Afinal, quem é o formador? “... Transmite-o a pessoas de confiança, que sejam capazes de ensinar a outros...” (2Tm 2, 2b-2c)

Ensinar é amar O ministro da formação precisa, na sua tarefa de ensinar, ter consciência do valor do seu chamado e ter uma postura pedagógica para que haja o crescimento do formando. A arte de educar é precisamente a arte de amar. O educando e o formando que se sentem amados sentem-se aceitos - “Os vicentinos servem com esperança”( art. 1.2 da regra)

“Um mestre será verdadeiramente eficaz na medida em que for aceito, admirado e imitado por seus discípulos”.

O sujeito do processo de formação não é o formador, mas o próprio FORMANDO; o formando precisa descobrir o seu caminho para o seu crescimento pessoal. Cabe então ao formador a tarefa de INFORMAR, ESCLARECER, MOTIVAR, ESTIMULAR e ORIENTAR os esforços do formando. FORMAR É AMAR; FORMAR IMITANDO A JESUS É AMAR. É LEVAR O OUTRO PARA O REINO DE DEUS.

CONDIÇÕES PARA SER FORMADOR Ser chamado por Deus, e não ser voluntário: ter consciência do chamado de Deus e dar valor a esse chamado; quando Deus chama, a graça está na resposta imediata ao chamado. Vejamos: Lc 9, 56 – 62 1º. “Seguir-te-ei para onde quer que fores”. 2º. “Permite-me ir primeiro sepultar o meu pai”. 3º. “Deixa-me primeiro despedir-me dos de casa”.

B) Ter visão do plano de Deus: À medida que se evangeliza, que se ensina, amplia-se a experiência e os horizontes. O formador coopera com o plano de Deus. É importante que o formador esteja atualizado quanto aos direcionamentos e planos de ação de toda a família Vicentina e principalmente do CNB (Ex: Mudança de Estrutura).

C) Ter claro o objetivo da formação e do Ministério que exerce: O formador é um “fazedor de consciência”, ele consegue, à medida que faz a vontade de Deus, mudar a maneira de pensar e de viver do formando, porque o conduz de acordo com os planos de Deus. O objetivo da formação é levar o formando a viver a vida segundo o Espírito de Deus, seguindo a Jesus Cristo. Por isso, o formador precisa perseguir esse alvo; não só correr, mas ter uma meta a alcançar.

D) Ter consciência do Ministério de Formação: A primeira vocação do apóstolo é estar com Jesus. Por isso, nós não podemos estar à frente da batalha, mas sim estar onde se obtém a vitória – AO LADO DE JESUS, em oração. E) Ser discípulo e apostolo íntimo de JESUS: Quanto mais o formador for semelhante a Jesus, mais se fará aceitar, imitar e admirar; assim o fizeram nosso patrono, São Vicente de Paulo, e nosso principal fundador, o Bem-Aventurado Antônio Frederico Ozanam.

F) Ser um “outro Cristo”: O formador deve trabalhar mais consigo mesmo do que com os formandos. Deve sempre se perguntar se está sendo sal, fermento e luz para eles. G) Ter maturidade: Deve ter experiência de vida; não deve ser um recém-convertido ou alguém muito jovem que não tenha maturidade e, principalmente, deve conhecer a história da SSVP.

Diante dos nossos problemas, podemos gritar: CÉU À VISTA H) Equilíbrio e maturidade : O formador atua no sentido da formação muito mais pelo que é do que pelo que faz ou diz. Saber administrar os problemas como numa corrida de obstáculos: “Os sofrimentos do tempo presente são incomparáveis com a glória que se manifestará depois”. (cf. Rm 8, 18). Diante dos nossos problemas, podemos gritar: CÉU À VISTA

J) Ter motivação: Valor que dá energia e direção a uma ação J) Ter motivação: Valor que dá energia e direção a uma ação. A motivação desperta, sustenta e orienta o interesse. A motivação do formador deve estar de acordo com a vontade de Deus e mais que isso, amar fazer a vontade de Deus. (cf. 2Tm 2, 8 – 13) K) Ser perseverante na caminhada: O formador é chamado a “prosseguir decididamente” (Fl 3, 16). Mesmo diante dos fracassos, dificuldades, perseguições ele deve correr sempre adiante. O olhar deve estar sempre no presente e no futuro, não se fixando no passado.

Atitude pedagógica do formador É bom saber: Pedagogia é a ciência da educação e do ensino. O ministério da formação passa pela abertura ao aprendizado, pela aceitação de ouvir a Deus naquilo que Ele nos quer falar. Ser formador é fazer a vontade de Deus, ou melhor, ATENDER a vontade de Deus.

Jesus é o Mestre dos mestres. O único capaz de nos ensinar com o Seu exemplo. Todo formador é formado por Jesus. Quando o formador perde essa primeira relação de dependência, ele perde a autoridade espiritual do Ministério da Formação.

Então, qual deve ser a postura do formador? O FORMADOR precisa: AMAR e criar um clima de fraternidade; MOTIVAR; ESTIMULAR e INCENTIVAR; COORDENAR; INSTRUIR e CATEQUIZAR CONTROLAR – avaliar o ritmo de crescimento dos formandos.