Terminologia de Capital de Giro.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

CAPITAL DE GIRO E FLUXO DE CAIXA. Instrumentos de Gestão Financeira
ATIVO CIRCULANTE - ESTOQUE
ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS Análise do Ciclo Operacional
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Custos ... afinal, o que é isto?
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Fluxos de caixa e planejamento financeiro
Exemplos 1- Uma pessoa pede um empréstimo de $15 mil a ser pago em 5 meses. A taxa de juros (simples) deste empréstimo é 4% a.m. Quanto vai ser pago no.
O Negócio é Viável? Planeje para Saber.... Irineu Sousa Cordeiro.
Determinação do Capital de Giro
FINANÇAS CORPORATIVAS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Demonstração do custo dos produtos vendidos
Capital de giro e gestão de ativos circulantes
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Aula 10 e 11.
Administração Financeira
Administração de caixa
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 13.
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Aula 14.
Aula 14.
CMPC: CUSTO MÉDIO PODERADO DE CAPITAL
CMPC – CUSTO MÉDIO PONDERADO DE CAPITAL
Gestão Financeira Avaliando a performance da sua empresa para melhorar
ORÇAMENTO EMPRESA “R”.
Estimativa dos Fluxos de Caixa. É a etapa mais importante e mais difícil da elaboração do orçamento de capital. Os erros são comuns a exemplo da Fedex.
Gestão Estratégica de Custos
Gestão Estratégica de Custos
JUROS SIMPLES MATEMÁTICA
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Matemática Financeira
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Estrutura do Balanço Patrimonial
SITUAÇÃO FINANCEIRA Não basta que uma empresa possua uma sólida posição patrimonial. É necessário que ela conte com recursos financeiros, para saldar seus.
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
Rio Verde - Goiás - Brasil
O Orçamento de Caixa. As empresas estimam suas necessidades de caixa como parte do processo de orçamento geral ou de previsão. São definidas as previsões.
Análise de Demonstrações Financeiras.
Administração Financeira.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Cadastro de Contas a Pagar
Acordo comercial Drogaria Total x Medley. Período: Junho 2009 / Dezembro 2009 Desconto comercial: 56%; Prazo: 60dias; Distribuidores: Operadores Logísticos;
GESTÃO FINANCEIRA 1 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO COMPRA VENDARECEBIMENTO CICLO OPERACIONAL PAGAMENTO CLIENTES ESTOQUES FORNECEDORES CICLO FINANCEIRO.
GESTÃO FINANCEIRA 1 Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
CICLO ECONÔMICO, OPERACIONAL E FINANCEIRO
Quem Emite Títulos? Um título é um contrato de longo prazo sob o qual o tomador do empréstimo concorda em fazer pagamentos de juros e do principal em datas.
André Amorim. EXERCÍCIO Se a empresa desejar aumentar em 20% sua receita bruta que atualmente é de R$ ,00 em determinado ano, mantendo o ciclo.
André Amorim. EXERCÍCIO Se a empresa desejar aumentar em 18% sua receita bruta que atualmente é de R$ ,00 em determinado ano, mantendo o ciclo.
PIZZAS DONATELLO S.A. INÍCIO:
Planejamento Financeiro
Análise do fluxo de caixa da empresa
André Amorim. Descrição Receita Bruta , , ,00 NLCG18.500, , ,00 Ciclo Financeiro???
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
Capital Circulante:.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Administração do caixa LEMES JÚNIOR; RIGO; CHEROBIM. Administração financeira. Rio de Janeiro: Campus,
Exercício Orçamento.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
Demonstrações financeiras
Ciclo de conversão de caixa
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
Transcrição da apresentação:

Terminologia de Capital de Giro. Capital de Giro, algumas vezes chamado capital de giro bruto, se refere aos ativos circulantes; Capital de Giro Líquido é definido como o ativo circulante menos o passivo circulante; BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

Terminologia de Capital de Giro. Índice de Liquidez Corrente é dado pela divisão entre ativo circulante por passivo circulante; Índice de Liquidez Seca é semelhante a formulação anterior, com exceção de que o Estoque não é considerado; BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

Terminologia de Capital de Giro. Orçamento de Caixa é a previsão dos fluxos de entrada e saída de caixa da empresa; Política de Capital de Giro são maneiras como a empresa pode buscar recursos para financeirar seu capital. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

Políticas Alternativas de Investimentos em Ativos Circulantes. O Capital de Giro é constituído de quatro componentes principais: Caixa, Valores a Receber, Estoques e Contas a Pagar. Assim, a empresa enfrenta um tradeoff entre risco e lucratividade. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. O Ciclo de Conversão de Caixa – CCC é fundamental para a discussão sobre a gestão do ativo circulante e do passivo circulante da empresa. Através dos índices financeiros do grupo de atividades poderemos definir este ciclo. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. O Ciclo Operacional é o prazo desde o ínicio do processo de produção ao recebimento de caixa resultante da venda do produto acabado. CO = PME + PMR BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. O Ciclo Conversão de Caixa é obtido a partir da diferença entre entre o Ciclo Operacional e o Prazo Médio de Pagamento. CCC = CO – PMP CCC = (PME + PMR) – PMP BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. A Real Time Computer produz um novo computador. Para isso se relaciona com o mercado seja comprando insumos para produzir os equipamentos seja vendendo para seus clientes. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. O prazo médio de estoques foi avaliada em 72 dias, o prazo médio de recebimento em 24 dias e o prazo médio de pagamento em 30 dias. Com estas informações é possivel definir o Ciclo de Conversão de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

Ciclo de Conversão de Caixa. CICLO OPERACIONAL – CO COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA À PRAZO VENDA DO PRODUTO ACABADO À PRAZO RECEBIMENTO DE CLIENTE PRAZO MÉDIO DE ESTOQUE PRAZO MÉDIO RECEBIMENTO 72 DIAS 24 DIAS RECEBIMENTO DE CLIENTE CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA– CCC PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO 30 DIAS 66 DIAS PAGAMENTO DE FORNECEDOR

O Ciclo de Conversão de Caixa. Supondo que a Real Time gaste 200.000,00 com materiais e mão-de-obra para produzir um lote do equipamento e leve neste processo 3 dias. Desta forma, teríamos 200.000,00/3 = 66.667,00 para a produção de cada dia. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. Desta forma, como a empresa apresenta seu Ciclo de Conversão de Caixa igual a 66 dias, podemos dizer que sua necessidade de financiamento de capital de giro será de 4,4 milhões (66 x 66.667,00). BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. CICLO OPERACIONAL – CO COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA À PRAZO VENDA DO PRODUTO ACABADO À PRAZO RECEBIMENTO DE CLIENTE PRAZO MÉDIO DE ESTOQUE PRAZO MÉDIO RECEBIMENTO 72 DIAS 24 DIAS RECEBIMENTO DE CLIENTE CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA– CCC PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO 40 DIAS 56 DIAS PAGAMENTO DE FORNECEDOR BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Ciclo de Conversão de Caixa. CICLO OPERACIONAL – CO COMPRA DE MATÉRIA-PRIMA À PRAZO VENDA DO PRODUTO ACABADO À PRAZO RECEBIMENTO DE CLIENTE PRAZO MÉDIO DE ESTOQUE PRAZO MÉDIO RECEBIMENTO 72 DIAS 14 DIAS RECEBIMENTO DE CLIENTE CICLO DE CONVERSÃO DE CAIXA– CCC PRAZO MÉDIO DE PAGAMENTO 30 DIAS 56 DIAS PAGAMENTO DE FORNECEDOR BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Capital de Giro Eficiente. O raciocínio é de que (1) os estoques e os recebíveis são chaves para a realização das vendas e (2) que os estoques devem ser financiados pelos fornecedores.

O Orçamento de Caixa. As empresas estimam suas necessidades de caixa como parte do processo de orçamento geral ou de previsão. São definidas as previsões de vendas, do ativo permanente e de estoques e os períodos em que os pagamentos são feitos. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. Essas informações são combinadas com as projeções sobre quando as contas a receber serão cobradas, as datas de pagamentos dos impostos, as datas dos dividendos e dos juros. Todas as informações são resumidas no Orçamento de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. O formato Geral do Orçamento de Caixa é composto por: I – Recebimento e Compras; II – Saldo de Caixa no Mês; III – Superávit ou Necessidade de Empréstimo. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. A Allied Food está elaborando um orçamento de caixa para o período de outubro, novembro e dezembro. As vendas projetadas da empresa, em maio foram de $200.000, $250.000 em junho e $300.000 em julho. Para agosto $400.000 e, em setembro, $ 500.000. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. As vendas de $ 350.000, $ 250.000 e $ 200.000 foram previstas, respectivamente, para outubro, novembro e dezembro. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. Historicamente, 20% das vendas têm sido à vista (desconto de 2%), 70% têm gerado contas a receber cobradas um mês mais tarde e os 10% restantes têm gerado contas a receber cobradas dois meses mais tarde. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. As compras representarão 70% das vendas do mês seguinte e serão pagas com uma defasagem de 30 dias. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. Outros pagamentos como salários e aluguéis serão considerados além de impostos nos meses de setembro e dezembro. No mês de outubro a empresa deverá fazer um aporte de 100 milhões numa fábrica. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. A empresa projeta um saldo de caixa desejado de 10 milhões bem como sabe que irá ter no mês julho um saldo final de 4 milhões. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.

O Orçamento de Caixa. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira. 1999.