Caso Homero: Metodologia da problematização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
Mobilizando o operatório
TCC: Monografia e/ou Artigo
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Quadro Organização e estrutura das Unidades Temáticas.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
PESQUISA – DISSERTAÇÃO COMPONENTES
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
O Aluno a Distância.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
As Oficinas As oficinas acontecerão em três momentos:
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Disciplina de práticas investigativas
Emília Freitas de Lima UFSCar
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Disciplina Auditoria I
Para início de conversa, sabemos que Segurança e Saúde são duas questões que devem estar presentes em todas as situações de nossas vidas, desde uma simples.
ARTIGO CIENTIFICO.
HAS: DIAGNÓSTICO E CLASSIFICAÇÃO
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Leitura de Textos Científicos
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
METODOLOGIA CIENTÍFICA
O aluno elaborando conceitos
Maria Amélia Ribeiro Fernandes 2010
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Relatório de Proposta de Projeto
PESQUISA CIENTÍFICA.
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Perguntas de Modelação
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Normalmente as universidades que oferecem cursos de graduação regular exigem de seus acadêmicos, além do curso das disciplinas curriculares, horas em atividades.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
ELABORAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO PROFESSORA: MARINEIDE PEREIRA ALMEIDA
Como elaborar um plano de aula
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Cristiane Jonas Francisconi
Lógica Aulas 12 ao 15 “Um raciocínio lógico leva você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser.” Albert Einstein.
PLANEJAMENTO DE ENSINO
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Metodologia da Problematização
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Transcrição da apresentação:

Caso Homero: Metodologia da problematização EAD DOENÇAS CRÔNICAS Departamento de Atenção Básica – Ministério da Saúde

Passo- a –passo da Metodologia da problematização

Passo 1 A Metodologia da Problematização inicia-se ao incitar o aluno a observar a realidade de modo crítico, possibilitando que o mesmo possa relacionar esta realidade com a temática que está estudando, esta observação mais atenta permitirá que o estudante perceba por si só os aspectos interessantes, que mais o intrigue. A partir dos conhecimentos prévios os alunos e professores serão capazes de perceberem os aspectos problemáticos desta realidade analisada.

Caso Homero Neste caso, a enfermeira identificou problemas na técnica de aferição da pressão arterial de Eloá. Devido a isto, resolveu observar todas as outras 3 técnicas de enfermagem da unidade e constatou que todas elas estavam com algum tipo de problema de aferição. A enfermeira Márcia, então, convidou as técnicas de enfermagem para uma conversa a fim de resgatar o processo de educação permanente que há tanto tempo estava esquecido. Pediu que as mesmas formassem uma roda e aferissem a pressão da colega que estivesse do lado esquerdo. Quem estivesse atuando como paciente deveria avaliar o método de aferição da sua colega, apontando os possíveis erros. Ao final, todas assumiram que tinham algum problema ou dúvida sobre este assunto.

Passo 1 Tendo elencado os aspectos problemáticos, os alunos e professores devem classificá-los utilizando critérios de prioridade, a fim de definir quais serão estudados e com qual profundidade. Caso Homero: A enfermeira e as técnicas de enfermagem elencaram o tema “Técnica de Aferição de Pressão Arterial” como prioritário por ser uma habilidade muito importante para o dia-a-dia da equipe de enfermagem

Passo 2 Concluída esta análise o indivíduo é estimulado a refletir sobre quais são os pontos chaves destes problemas. Caso Homero: Durante a conversa, vários dúvidas surgiram, mas foram 5 os pontos chaves deste problema e não somente a técnica propriamente dita: Idade de início de aferição da PA Periodicidade para quem é hipertenso e não é Orientações aos pacientes antes de verificar a pressão Tipos de manguitos e como escolher para cada ocasião Níveis urgentes de Hipertensão.

Passo 3  Os pontos-chaves serão a orientação para a etapa da Teorização, onde buscam embasamentos científicos, técnicos, oficiais etc.

Caso Homero A partir do problema identificado, cada uma ficou responsável de trazer em 5 dias, algum material (vídeo instrutivo, artigo, livro, etc) sobre a “Técnica de Aferição de Pressão Arterial”, incluindo não somente a técnica, como também respostas as seguintes questões (uma para cada técnica e uma para a enfermeira): Qual a idade de início de aferição da PA? Qual a periodicidade de aferição para quem é hipertenso e não é? Quais os tipos de manguitos e como utilizá-los? Quais orientações devem ser dadas aos pacientes antes de ele vir ao posto para verificar a pressão? Quais os níveis de pressão são considerados urgência, se o paciente estiver assintomático? E o que fazer nestes casos?

Passo 4 Após essa etapa de teorização, outra reflexão é necessária, a elaboração das possíveis hipóteses de solução, assim como os aspectos problemáticos, estas hipóteses devem ser classificadas utilizando-se critérios de adequação, logicidade, coerência ou outro. A construção das hipóteses é um momento importante, pois, mais uma vez o indivíduo deve julgar de maneira crítica a realidade em que está inserido, compreendendo de forma mais construtiva o meio em que vive, estando agora menos abstrata as medidas possíveis que podem ser tomadas para a transformação, em algum grau, da realidade em que vive.

As medidas possíveis que podem ser tomadas devem ter o potencial para transformar, em algum grau, da realidade em que vive... Não adianta mascarar!!! Reforçando

Caso Homero Depois de 5 dias, todas se reuniram novamente e levaram as repostas as questões levantadas. Conseguiram enxergar de fato quais os erros estavam sendo cometidos e devido ao fato de terem a disposição material de boa qualidade, iriam corrigi-los. E para que não perdessem essa habilidade, uma vez a cada 6 meses, iriam aferir a pressão uma das outras, reproduzindo o exercício que a enfermeira Márcia fez inicialmente.

Passo 5 Tire a teorização do papel e coloque em prática! Mãos a obra!!

Referência A Metodologia da Problematização e suas etapas. Disponível em: http://www.uel.br/grupo-estudo/geeep/pages/sintese-das-discussoes/a-metodologia-da-problematizacao-e-suas-etapas.php