INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
Advertisements

Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
CONCEITOS E HISTÓRICO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA ECONOMIA DE MERCADO CANO, Wilson. Introdução à Economia: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: UNESP, p. (Capítulo 1 –
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
MACROECONOMIA Site:
REVOLUÇÕES INDUSTRIAIS E DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
Substituir Slides Número: 5 e 9 do vídeo por estes do power point
----- Meeting Notes (28/05/14 09:10) -----
Os setores da economia A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos.
Organização e Análise de Projectos
Fluxo Circular da Renda e a Matriz de Contabilidade Social
Conceitos Macroeconômicos
Economia Aula 09 a
MICROECONOMIA Site:
Classificação dos tipos de indústria
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Fluxos de caixa no orçamento
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
CAPÍTULO 12 - EXPLORANDO AS RIQUEZAS DO PLANETA
ECONOMIA A 10.º ano Elsa Silva Helena Mendes.
Economia dos Recursos Naturais
Demanda de Trabalho Aula 6.
INDÚSTRIA BRASIL PROFº B – Negão GEOGRAFIA.
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
A empresa e a firma Firma: unidade de produção que atua racionalmente, procurando otimizar seus resultados relativos a produção e lucro. Fator de produção:
Contabilidade Social Aula 4.
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
Paisagens Um espaço onde existem poucos elementos culturais ou apenas elementos naturais, há pouca ou nenhuma influência do ser humano. Essa paisagem.
Profa. Lérida Malagueta
DEMANDA.
1 Definição, Divisões, natureza e problemas econômicos Conceito de Economia Aula 1.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
GESTÃO DE CUSTOS.
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
Economia do Setor Público 2010 Aula 3
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
FATORES DETERMINANTES
NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
Noções básicas do mercado
Disciplina: Economia Internacional
Economia Financeira Unidade 01
MACROECONOMIA Aula 2- MODELO CLÁSSICO: Evolução do Pensamento, Concepções do Modelo e Oferta Agregada.
ATIVIDADES ECONÓMICAS
ECONOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
A escassez e as escolhas
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Contabilidade Social e Macroeconomia
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
Contabilidade de Custos
Economia para Computação
Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
CONTABILIDADE NACIONAL E AGREGADOS MACROECONÔMICOS
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS UNIDADE 1 Conceitos Fundamentais de Economia

Conceitos de Economia Roteiro: Produção de Bens e serviços Escolha de Bens e Serviços Agentes e Setores Econômicos Sistemas de Organização Econômica Estudo da Economia: divisão de áreas

Conceitos de Economia Economia: significado Estudo de como o indivíduo e a sociedade decidem como irão empregar os recursos produtivos escassos visando a obtenção de bens e serviços, com a finalidade de distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, satisfazendo, deste modo, suas necessidades humanas.

Conceitos de Economia Economia e a Área das Ciências Sociais Estuda o processo de produção e distribuição da riqueza Presentes variáveis quantitativas e qualitativas Preço e quantidade de bens Gosto, preferência, expectativas, valoração

Conceitos de Economia Produção de Bens e Serviços: recursos escassos e necessidade infinita Seres humanos são dotados de necessidade ilimitada e os recursos disponíveis para produção são escassos. Sociedade não possui os recursos que gostaria de ter para produzir todos os bens e serviços que necessita.

Conceitos de Economia Diferentes tipos de Bens na Economia Bens Livre: São produzidos sem qualquer esforço na natureza. Ex.: Ar Bens Econômicos: Apresentam esforço humano e são escassos. Ex.: Carros Bens Materiais: São tangíveis e podem ser estocados. Ex.: Roupa Serviços: São intangíveis e não podem ser estocados. Ex.: Serviço médico

Diferentes tipos de Bens na Economia Bens de Consumo não-Duráveis: Não apresentam duração ao ser consumido. Ex: Gasolina Bens de Capital: São utilizados na produção de outros bens. Ex.: Máquinas Bens Intermediários: Precisam ser transformados para atingir seu fim. Ex.: Cimento

Conceitos de Economia Escolha e Decisão em Economia O que e quanto: a sociedade deverá decidir o que produzir, ou seja, se irá produzir automóveis ou alimentos, e em que quantidade deverá ser produzida, dependendo da renda da sociedade e de suas preferências.

Escolha e Decisão em Economia Como produzir: sociedade deverá indicar como serão utilizados os fatores produtivos segundo maior eficiência produtiva, ou seja, deverá decidir se a produção irá ocorrer através do uso de um número maior de mão-de-obra ou de máquinas e equipamentos.

Conceitos de Economia Escolha e Decisão em Economia Para quem: sociedade deverá mostrar quais serão os setores beneficiados por determinados bens produzidos em detrimento de outros, ou seja, deverá decidir se os esforços ocorrerão na indústria ou no campo,entre os mais abastados ou os mais pobres, etc.

Conceitos de Economia Agentes Econômicos Empresas = são os agentes encarregados de produzir e comercializar bens e serviços. Família = os indivíduos e unidades familiares que adquirem os mais diversos tipos de bens e serviços. Governo = organizações de controle do Estado voltadas à prestação de serviços e a produção de bens.

Conceitos de Economia Setores Econômicos Setor Primário....atividades econômicas da agropecuária Setor Secundário......atividades econômicas da indústria Setor Terciário.............atividades econômicas do serviço

Conceitos de Economia Setor primário: Lavoura, pecuária, caça, pesca, extração vegetal, reflorestamento, etc. Setor secundário: Petróleo, gás, têxtil, vestuário, calçados, alimentos, metalurgia, etc. c) Setor terciário: Comércio - atacado e varejo, gestão pública, transporte, educação, saúde, etc.

Conceitos de Economia Sistemas de Organização Econômica Economia de Mercado (Descentralizada) Predomínio das forças concorrencias do mercado na alocação dos recursos. Decisão do que, quanto, como e para quem produzir influenciada pelo preço. Não há interferência do Estado no mercado.

Conceitos de Economia Economia de Mercado Mista (Intervenção) Alocação dos recursos na economia é regida pelas leis de mercado, mas com intervenção do governo. Motivos: Realiza investimentos em infra-estrutura - energia, transporte, etc. Controla as variáveis econômicas importantes - juros e câmbio, etc. Fornecer bens públicos - educação, justiça, segurança, etc.

Conceitos de Economia Economia Planificada (centralizada) Decisão do que, quanto, como e para quem produzir definida pelo Estado. Os meios de produção - máquinas, insumos, etc. - são de propriedade do Estado. Estado define a produção e a distribuição dos bens entre a população. Preço é controlado e o lucro é retido pelo Estado.

Conceitos de Economia Economia: Divisão de Áreas Microeconomia Estudo do comportamento dos indivíduos e das empresas, preocupando-se com a formação de preços, funcionamento do mercado, otimização dos recursos, o impacto das mudanças em mercados específicos.

Conceitos de Economia Economia: Divisão de Áreas Macroeconomia Estudo do comportamento da economia em seus agregados nacionais, preocupando-se com o nível de preços, renda nacional, emprego, fatores de produção, taxas de juros e de câmbio e balanço de pagamento.