Sistema de Combustível

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Transcrição da apresentação:

Sistema de Combustível Capítulo 11i – Sistema de Combustível Sistema de Combustível Capítulo 11i Elaborado por Rogério São Pedro

11.i- Sistema de Combustível Generalidades Índice 11.i- Sistema de Combustível Generalidades Classificação dos Combustíveis Aviation Gasoline Características, Propriedades e identificação. Jet Fuel Contaminação do Sistema de Combustível Água Partículas Estranhas - Sedimentos (finos e grossos) Outros tipos ou graus de Combustível Contaminação Microbiológica

Detecção e Controlo da Contaminação Sistema de Combustível Detecção e Controlo da Contaminação Arquitectura do Sistema de Combustível Componentes do Sistema de Combustível Sistemas de Indicação Sistemas de Descarga de Combustível Sistema de Equilíbrio Longitudinal Análises de Avarias e Localização de Fugas Classificações de Fugas Reparação de Tanques Segurança Contra Incêndios

Arquitectura do Sistema de Combustível Armazena combustível limpo e ventilado Fornece combustível à pressão requerida Assegura o fluxo correcto em qualquer fase do voo …e qualquer que seja a atitude do avião Perante as exigências pode incluir indicadores, instrumentos e luzes avisadoras de monitorização Sistema de alimentação por gravidade

Componentes do Sistema de Combustível Reservatórios de Combustível Em materiais não reagentes, liga de alumínio (ex: asa molhada) ou em borracha sintética (ex: ACT A310). Ventilado no topo para manter a pressão atmosférica dentro do tanque, dimensionado para suportar em qualquer atitude (mergulhos, voo inclinado, etc) Reservatório de Combustível

Internal circumvolute metallic hose Componentes do Sistema de Combustível Tubagens e adaptadores Rígidos, normalmente em liga de alumínio ou aço inox Flexíveis, em borracha sintética ou teflon Internal circumvolute metallic hose Silicone Metallic braid IDG Fuel Hose, termo-resistente.

Componentes do Sistema de Combustível Filtros de Combustível Filtro principal de malha de aço com tela de nylon. Filtro principal

Componentes do Sistema de Combustível Filtros de Combustível

Bombas auxiliares de combustível (Booster Pumps) Substituem bomba principal de combustível Mantêm pressão em altitude Evita Bloqueio por Vaporização Possibilita transferências entre tanques Evita acumulação de bolsas de água e gases (ar+vapores de combustível)

Booster Pumps

Jet Ejector Pump (Water or Fuel Scavenge System) Remove continuamente a água nas áreas mais baixas dos tanques, retardando crescimento de contaminação microbiológica. Remove Combustível das Linhas de Ventilação. Alimenta continuamente as caixas das “Booster Pumps”. Reduz a quantidade de combustível que nunca é usada. Mantém os níveis de captação de combustível entre duas secções do mesmo tanque.

Jet Ejector Pump

Jet Ejector Pump (Water or Fuel Scavenge System)

Jet Ejector Pump (Water or Fuel Scavenge System)

Engine Driven Pump (Bomba Principal do motor) Movimentada pela caixa de acessórios do motor. A sua rotação é directamente proporcional à velocidade do motor. Complementa o débito das “Booster Pumps” dos tanques. Bomba em débito de pressão Bomba em by-pass

Engine Driven Pump (Bomba Principal do motor) Fuel Filter Clog activado aos 15 psi Filtro 38µm Abre >1030-1070 psi Recupera <990-1070 psi Evita sobrepressão a montante, deixando a bomba a trabalhar em vazio. Filtro 65µm

Engine Driven Pump (Bomba Principal do motor)

Válvulas Selectoras, possibilitam Corte de fluxo Transferência de combustível, Alimentação cruzada entre tanques e motores (ex: cross-feed valve) Válvula selectora de deslocamento vertical

Válvulas Selectoras Válvula selectora de disco

Válvulas Selectoras, shut-off ou de corte Válvula selectora de corte, sistema Jettison

Sistema de Indicação da Quantidade de Combustível (Fuel Quantity Indicating System) Indicador Visual, princípio vasos comunicantes Mecânico, limitado por ter de estar perto do tanque Eléctrico, transmissor pode estar longe do cockpit Electrónico, sistema capacitivo mede a massa do combustível e não o volume que depende da temperatura Indicador de bóia e alavanca

Fluxómetro (Fuel Flowmeter) Um rotor imprime velocidade angular ao comb. (vortex), o momento angular é transmitido a um estator com movimento restringido por uma mola que equilibra o movimento angular do combustível. A variação modifica o campo electromagnético no transmissor alterando indicação no cockpit Sistema de indicação de caudal de combustível

Manómetros de pressão e Sinais de aviso Manómetro de combustível Sistema de sinal de baixa pressão

Sistema Combustível e controlo do motor (ATA 73)

Arquitectura de sistemas de combustível Sistema de alimentação cruzada

Arquitectura de sistemas de combustível Sistema de colector de distribuidor

Arquitectura de sistemas de combustível

Componentes do Sistema de Combustível Exemplos A330, localização Fuel Pump (Booster):

Ferramenta para drenar tanques de combustível (purgas)

Dúvidas?