CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
A gestão de pessoas e a judicialização: ameaça às políticas públicas?
Avaliação do Plano Plurianual
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
PROFª Ma. MARTA MORGADO PEREIRA VALENTE
PLANO DE GESTÃO.
SUMÁRIO 1. ESTRUTURA DA ESCOLA 2. PANORAMA DO PODER JUDICIÁRIO 3. RECRUTAMENTO DE JUIZES DO TRABALHO 4. SISTEMA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL 5. ATIVIDADES.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Escola de Administração Judiciária
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso – ESMAGIS-MT
Funções e Atribuições do Diretor
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO MARANHÃO PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS (Eixos da Formação)
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
A NECESSÁRIA ARTICULAÇÃO COM A REDE DE PROTEÇÃO E O SISTEMA DE JUSTIÇA
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
- CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: - CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE TOTAL.
ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES DO VI CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DE MAGISTRADOS DA ESCOLA JUDICIAL DO TRT DA 3A REGIÃO PRINCÍPIOS PEDAGÓGICOS DA FORMAÇÃO.
POR UMA REDE DE PROTEÇÃO EM CASCAVEL
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
P ODER J UDICIÁRIO D O E STADO DE M ATO G ROSSO DO S UL.
Modelo anterior de atendimento
APRESENTAÇÃO DO NOVO REGIMENTO DA CORREGEDORIA GERAL DA JUSTIÇA
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Homenagem aos Magistrados Vitaliciandos, desejando a todos um excelente regresso à Jurisdição Trabalhista. Esperamos que os ensinamentos recebidos durante.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Plano de Desenvolvimento Francisco Caniçali Primo.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Roteiro de Aula Convicência DO PODER JUDICIÁRIO
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
3ª REUNIÃO DE ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
COMISSÃO REGIONAL DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES REGIONAL DE PONTA GROSSA: DESAFIOS DO TRABALHO INTERSETORIAL.
SPEC – Sistema de Proteção Escolar e Cidadania
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ PANORAMA DA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA FORMAÇÃO INICIAL 22/9/2015 Responsável pela apresentação:
ESCOLA DE MAGISTRADOS DA JUSTIÇA FEDERAL DA 3ª REGIÃO - EMAG
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Revisita ao PPP.
Poder Judiciário para Jornalistas - A Estrutura, os Princípios Norteadores e as Diferenças de Linguagem Escola Paulista da Magistratura – EPM 22 de abril.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
Visa favorecer o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades comportamentais de universitários dos cursos das Áreas de Engenharia para atuar.
Transcrição da apresentação:

CENARIO DA ESCOLA JUDICIAL/TJPE: CONCURSO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE JUIZ SUBSTITUTO: RESULTADO DA PROVA ORAL DIVULGADO EM 20 DE MARÇO DE 2014 - TOTAL DE 71 APROVADOS; PREVISÃO DE HOMOLOGAÇÃO DO CONCURSO: ABRIL 2014 PREVISÃO DE INÍCIO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL: MAIO DE 2014 PARCERIAS E CONVÊNIOS PARA EXECUÇÃO DO PROJETO: ENFAM, JUSTIÇA FEDERAL – TRF5 – Escola da Magistratura Federal, CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO.

PROJETO DO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL 2014: MÓDULO DE ESTUDOS: FUNDAMENTOS PARA ATIVIDADE JURÍDICA. TOTAL DE 240 HORAS-AULA DISTRIBUÍDAS EM 2 MESES. DESENVOLVIMENTO DOS TEMAS PROPOSTOS PELA ENFAM E OUTROS ESPECÍFICOS DA JUSTIÇA ESTADUAL MÓDULO DE ATIVIDADE PRÁTICA JURISDICIONAL E GERENCIAL. TOTAL DE 240 HORAS-AULA DISTRIBUÍDAS EM 2 MESES. PRÁTICA DA FUNÇÃO JURISDICIONAL EM VARAS DE COMPETÊNCIAS DIVERSAS SUPERVISIONADOS POR UM JUIZ ORIENTADOR – TUTOR VISITAS TÉCNICAS: ÓRGÃOS SUPERIORES E ADMINISTRATIVOS DO TJPE, MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA, PROCURADORIAS, OUTROS PODERES .

TEMA - RESOLUÇÃO Nº 3 ENFAM MÓDULO DE ESTUDOS: PROGRAMA DO CURSO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA TEMA - RESOLUÇÃO Nº 3 ENFAM ORIGEM E TEORIA DO PODER JUDICIÁRIO 15 I ELABORAÇÃO DE DECISÕES E REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS 20 V RELAÇÕES INTERPESSOAIS E INTERINSTITUCIONAIS - MEDIA TRAINING 45 IV DEONTOLOGIA 5 II ÉTICA III ADMINISTRAÇÃO JUDICIÁRIA: GESTÃO DE PESSOAS E DE PROCESSOS DE TRABALHO 50 VI RECURSOS DA INFORMAÇÃO VII PSCICOLOGIA JUDICIÁRIA IX CULTURA E TÉCNICAS DE CONCILIAÇÃO 10 VIII IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL DAS DECISÕES JUDICIAIS X SISTEMA JUDICIÁRIO NACIONAL E ESTADUAL 30 - ELEIÇOES 2014 DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Origem e teoria do Poder Judiciário Ementa: A visão de Montesquieu; A visão de Maquiavel; Tradições culturais e religiosas conforme apêndice dos Comentários aos Princípios de Bangalore de Conduta Judicial (Publicado pelo Conselho da Justiça Federal dentro das ações do programa de cooperação institucional firmado pelo Conselho da Justiça Federal por intermédio do Centro de Estudos Judiciários com o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), com o objetivo de promover a formação profissional, almejando que todos, servidores e magistrados, cultivem os mais elevados padrões de ética e justiça).

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Elaboração de decisões e sentenças e Realização de Audiências Ementa: Lógica Jurídica. Estruturação Racional das Decisões Judiciais. As diferentes formas de Argumentação. Método de Interpretação e Organização de Despachos, Decisões e Sentenças. Aspectos Práticos dos Despachos, Decisões, Sentenças e Audiências Criminais. Aspectos Práticos dos Despachos, Decisões, Sentenças e Audiências Cíveis. Linguagem Jurídica: Simplicidade, Clareza, Objetividade e Acessibilidade das Decisões Judiciais.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Relações Interpessoais e Interinstitucionais – Media Training. Ementa: I Comunicação: 1. O relacionamento com a mídia como uma ferramenta estratégica para demonstrar o papel da instituição à sociedade e auxiliar no processo de fortalecimento de sua imagem – Noções Básicas. 2. Construção das mensagens-chave: 2.1. O que é notícia; 2.2. Como uma informação pode ser transformada em notícia; 2.3. Como a instituição quer ser reconhecida pelos jornalistas e formadores de opinião. 3. Funcionamento dos meios de comunicação: 3.1. Como funciona a redação de jornais, TVs, rádios e sites; 3.2. Quem é o jornalista e o que ele faz; 3.3. Como é o dia-a-dia do profissional da imprensa. 4. O papel do porta-voz: 4.1. A importância dos representantes do Sebrae na comunicação; 4.2. Por que falar em nome da Instituição; 5. Dicas sobre entrevistas (mídia impressa, radiofônica on-line e televisiva): Como e quando falar com a imprensa. 6. Gerenciamento de crise: 6.1. Como lidar com crises de imagem; 6.2. Como solucionar uma situação de crise. 7. Laboratórios de TV, rádio e Mídia Impressa: 7.1. Exercícios práticos e simulações de entrevistas para cada tipo de veículo de comunicação (ao longo do treinamento);

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Relações Interpessoais e Interinstitucionais – Media Training. Ementa: 8. A importância da assessoria de imprensa na efinição de estratégias e intermedição de contatos com a imprensa; 9. O uso indevido do off; 10. A análise da conveniência de cada demanda de imprensa; 11. A manutenção dos relacionamentos na imprensa nacional e regional. 12. A imagem do Poder Judiciário Pernambucano; 12.1 A nova realidade do Judiciário brasileiro. 12.2; Os principais dados do diagnóstico de imagem do TJPE realizado em 2011. 12.3; Contextualização do cenário em que a instituição está inserida e reflexão sobre o papel do novo magistrado diante dele. 12.4; Impactos da imagem do Judiciário no dia a dia do magistrado. 12.5; A importância da interação com as áreas administrativas da instituição. II. Mentoria Organizacional: o processo transformacional através de influência no desenvolvimento cognitivo, emocional e social.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Deontologia Ementa: Princípios de Bangalore; O Código de ética da magistratura; As prerrogativas do cargo e o abuso no seu exercício e fora dele.   Ética do Magistrado Ementa: Estudos de aspectos éticos relacionados a casos concretos decididos no âmbito jurisdicional e administrativo disciplinar; Humanismo como pressuposto da ética: O problema do homem e sua centralidade. Intersubjetividade e reconhecimento recíproco; O Juiz e seu agir ético na relação com o outro e no ato de julgar; O ser e parecer ético.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Administração Judiciária: Gestão de Pessoas e de Processos de Trabalho Ementa: I. Gestão Estratégica e Liderança (com foco em resultados). II. Gestão de Pessoas: 1. Administração de Conflitos; 2. Gestão por Acordos; 3. desenvolvimento de equipes. II. Administração Judiciária: 1. Estrutura do TJPE; 2. Rede de Contatos; 3. Diretoria Geral do TJPE; 4. Secretarias do TJPE; 5. Procedimentos operacionais diversos (utilização e prestação de contas do suprimento através do cartão de despesas, solicitação e prestação de contas de diárias, etc; 6. Administração de Serventias: 6.1. O papel do juiz como gestor de pessoas e processos; 6.2. Gestão de processos através das ferramentas: gestão da comunicação e técnica de feedback, administração do tempo, delegação, técnica de reunião e planejamento; 6.3. organização e padronização de tarefas; 6.4. organização do acervo físico de processos: corrente, intermediário e permanente; 6.5. gestão do atendimento.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Recursos da Informação Ementa: Judwin, Bacenjud, Renajud, Infojud, PJe, Cerfificação Digital, Segurança, Estrutura e Projetos da Secretaria de Tecnologia Informação e Comunicação, Sistemas do Conselho Nacional de Justiça   Cultura e Técnicas de Conciliação Ementa: Análise do panorama sobre o gerenciamento de programas autocompositivos no Poder Judiciário. Apresentação dos métodos autocompositivos de resolução de disputas. Estudo dos fundamentos da negociação aplicados ao processo de mediação, suas fases e procedimentos autocompositivos. Discussão sobre a importância do magistrado para o sucesso dos programas de resolução apropriada de disputas nos tribunais – papel, formação e formas de atuação. As Centrais de Conciliação de Pernambuco.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Psicologia Judiciária Ementa: I. O Juiz e a Emoção: 1. a saúde mental do Magistrado; 2. Suporte e adaptação ao cargo. II. Psicologia Jurídica: A interface entre a Psicologia e o Direito: dados históricos e conceitos fundamentais. A Psicologia como suporte para a compreensão de fenômenos que envolvem a criança e o adolescente, a família, a violência. A emissão de documentos decorrentes da avaliação psicológica: princípios éticos, técnicos e metodológicos. Os desafios da interdisciplinaridade na formação das equipes multiprofissionais. O trabalho em rede: a intersetorialidade em ação, identificando e construindo parcerias para a garantia dos direitos. III. Assédio Moral

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Impacto Econômico e Social das Decisões Judiciais  Ementa: Análise econômica do Direito Público, do Direito Privado e do Processo; Relação entre as decisões judiciais e o orçamento público; Jurisdição, incerteza e Estado de direito; Impacto das decisões judiciais nas áreas de saúde pública e privada, educação, transportes, comunicação, energia, reforma agrária, economia formal e informal, entre outras; Cumprimento efetivo das decisões judiciais e suas consequências econômicas; Impacto econômico das decisões judiciais na efetivação de direitos fundamentais; Dimensões teóricas das relações entre política, Direito e Judiciário; Justiça social, democracia e Judiciário: problemas e desafios.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Sistema Judiciário Nacional e Estadual Ementa: O Conselho Nacional de Justiça. Motivação e Valorização da Carreira. Metas, Programas e Sistemas do Conselho Nacional de Justiça. Corregedoria Nacional de Justiça. Organização da Justiça Estadual de Pernambuco. Órgãos Superiores. Conselho da Magistratura. Corte Especial. Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco. Ouvidoria. Escola Judicial. Órgãos Auxiliares e de Administração.   Eleições 2014 Ementa: Eleições de 2014. Registro de Candidatura. Propaganda Eleitoral. Os Trabalhos do Dia da Eleição. Apuração.

MÓDULO DE ESTUDOS: DISCIPLINA X EMENTA Direito da Infância e da Juventude – Questões Práticas e Atuais Ementa: Lei nº 12.594/2012: SINASE e Execução das Medidas Socioeducativas. Infância e Juventude. Atendimento Socioeducativo ao adolescente em conflito com a lei e a Execução das Medidas Socioeducativas. Processos e procedimentos. Garantias processuais e a intervenção psicossocial nas unidades de privação de liberdade e nos programas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade.

MÓDULO DE ATIVIDADE PRÁTICA JURISDICIONAL Baseado no modelo desenvolvido pela Justiça Federal e adotado no TRF5, pela Escola da Magistratura Federal, o desenvolvimento desta etapa contemplará as seguintes ações: - Escolha das unidades judiciárias onde serão desenvolvidas as atividades de prática jurisdicional; - Planejamento do revezamento dos novos juízes entre as unidades de diversas competências; - Contato com os juízes responsáveis pelas unidades judiciárias; - Reunião com os juízes orientadores visando à explanação a respeito dos objetivos e da metodologia; - Manutenção de um canal de comunicação com os orientadores e novos juízes;

MÓDULO DE ATIVIDADE PRÁTICA JURISDICIONAL Baseado no modelo desenvolvido pela Justiça Federal e adotado no TRF, pela Escola da Magistratura Federal, o desenvolvimento desta etapa contemplará as seguintes ações: - Encaminhamento ao órgão responsável do tribunal pela designação da lista de novos juízes e respectivas unidades judiciárias onde desempenharão a prática, mediante revezamento entre as diversas competências; - Recebimento dos feedbacks e compilação das avaliações executadas pelos juízes orientadores; Execução da avaliação de aprendizagem ao final do módulo. Visitas técnicas aos órgãos superiores e administrativos do TJPE, ministério público, defensoria pública, procuradorias, outros poderes