Práticas de Avaliação: Indicadores, Monitoramento, e Resultados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas I
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Administração Financeira III
O pós-evento: Conforme aponta a nomenclatura, momento que se inicia logo após a realização do evento programado; De imediato inicia-se a desmontagem de.
O QUE SABER - ACADEMIAS CORPORATIVAS
1 E como estabelecer os indicadores? No capítulo Como acertar deste Caderno Técnico, temos diversas formas que lhe auxiliarão nesta importante etapa. Podemos.
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TÉCNICA DE CONSULTORIA
RECURSOS HUMANOS II EQUILÍBRIO: Vida pessoal, familiar e profissional
Elaboração de Projetos Culturais
Aula 1 - Avaliação Econômica de Projetos Sociais –Aspectos Gerais
COMO VÃO SEUS ESTUDOS? prof. Oreste Preti
Agentes de Desenvolvimento Cooperativo
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Presidente do RCT de Guiratinga – Gestão 2004/2005 Gestão 2010/2011 Diretor de Relações Públicas do RCT de Guiratinga e Secretário Distrital. Gestão 2011/2012.
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
ISO 9001:2000
O Uso Pedagógico do Blog
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Plano de Desenvolvimento da Escola
Planejamento do Projeto Experimental em Jornalismo
Gestão da Inovação Tecnológica
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
II Orientação Técnica PCAGP.
Planejamento e projetos sociais:
Ministério da Ciência e Tecnologia Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais.
Profa. Dra. Débora Mallet Profa. Ms. Luciana Santos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Segundo definição da ONU: “Um projeto é um empreendimento planejando que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim.
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Risco
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
2º Encontro dos Selecionados GMM 29 de Setembro de 2006.
Gerência de Projetos.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
DOCUMENTO PARA “PROJETO DESTAQUE”.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Aula 2 – Elementos necessários para a Avaliação Econômica
AVALIAR e PLANEJAR.
A3 Resumo de Projeto Wilson Barreto
PROJETO.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Análise do fluxo de caixa da empresa
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Visão Geral da Gestão de Projetos
Célia Cruz | Renata Brunetti
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Escritório de Projetos Professor Eduardo Silvestri
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
O que é PROJETO EXECUTIVO
Fases Metodológicas do Planejamento Social
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Apresentação do novo modelo
ENABLE PROGRESS MENSURAÇÃO DE RESULTADOS Por que mensurar? DIAGNOSTICAR A SAÚDE DO TIME E PROJETOS ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA OS PROBLEMAS BASEADAS NOS.
Transcrição da apresentação:

Práticas de Avaliação: Indicadores, Monitoramento, e Resultados

O que é PROJETO? Empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas, com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de tempo e de orçamento dados (ONU)

Etapas da elaboração Etapa 1: A definição do projeto: o que queremos fazer? Etapa 2: O plano de trabalho: como vamos agir? Etapa 3: O andamento do projeto: como vamos avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? Etapa 4: O orçamento: quanto vai custar tudo isso?

Etapa 1: O que queremos? Quem é o público alvo? Beneficiários diretos e indiretos. Quais são as necessidades? Que efeitos queremos ver sobre as necessidades dessas pessoas? Quais são as necessidades que a instituição pode satisfazer?

Objetivos GERAIS: É a ação mais distante, a mais longe, o ponto de partida para todas as ações do projeto, expressa o resultado final. Ex: Promover avanços nas habilidades de comunicação dos beneficiários. ESPECÍFICOS: descrevem resultados concretos, mensuráveis, são as mudanças que o projeto desencadeia, que surgem como conseqüência após um certo ciclo de funcionamento. Quais as mudanças que espero ver nas pessoas-alvo? De quanto será essa mudança? Quando posso esperar que ocorram? Ex: 80% dos alunos do projeto demonstrarão 25% de progresso no teste de avaliação que cobre as áreas de linguagem escrita e falada.

Promover aumento na contratação de jovens pelos empregadores locais 80% dos alunos do projeto demonstrarão 25% de progresso no teste de avaliação que cobre as áreas de linguagem escrita e falada Oficinas de jornal com construção de textos coletivos Oficinas de vídeo 80% dos alunos do projeto demonstrarão 30% de progresso nos testes de raciocínio lógico Oficinas de teatro Oficinas de xadrez Objetivo geral Objetivos específicos Ações

Etapa 2: Como vamos agir? Como? Onde? Quando? Quem? PROCEDIMENTOS: Passos que serão dados, o caminho escolhido para alcançar os resultados. Para cada serviço que se propõe a realizar deve haver um conjuntos de procedimentos de trabalho. MÉTODOS: Como será feito o trabalho? Ex: 1. Os treinamentos serão trimestrais e envolverão 20 jovens da comunidade. 2. A clínica odontológica X prestará atendimento gratuito aos participantes do projeto. CRONOGRAMA DE ATIVIDADES: Distribuir as atividades ao longo do tempo do projeto, fazendo a previsão das ações.

Quadro de verificação dos procedimentos do projeto Objetivo geral: Objetivos Ações Indicadores Objetivo 1 Ação 1 Ação 2 Ação 3 Objetivo 2 Objetivo 3

Plano de trabalho Projeto X Como? Ações / Atividades Onde? Quando? Quem? 1. 2. 3. Etc....

Cronograma Atividade Mês 1 Mês 2 Mês 3 Mês 4 Mês 5 Mês 6 Mês 7 Mês 8 Planejamento X Divulgação Inscrição dos alunos Preparação do espaço Etc

Etapa 3: Como avaliar, tirar conclusões e disseminar resultados? O acompanhamento do funcionamento do projeto é também chamado de ‘monitoramento’. Monitoramento e avaliação são componentes do ato de gerenciar um projeto e é preciso pensar neles desde a fase de elaboração do plano de trabalho.

Avaliação Avaliar... ! Testar hipóteses e métodos de trabalho ! Tornar a organização um local de aprendizagem ! Melhorar os resultados do projeto na sociedade Quando se avalia? Avaliação Marco Zero: é uma ‘fotografia’ tirada no momento em que começa o trabalho, garantindo que não haja ‘contaminação’ do público e comparada no momento final para análise do que mudou ou não mudou. Avaliação de Processo ou Monitoramento: acompanhamento constante em prazos curtos (mensalmente). Mede as conseqüências imediatas. Avaliação de Resultados: realizada na conclusão de determinada fase. Mede as conseqüências previstas nos objetivos e também aponta resultados que não haviam sido previstos. Avaliação de Impacto: acontece algum tempo após o término do projeto. Mede os resultados de longo prazo que atingiram o público alvo e a sociedade.

Indicadores e medidas de resultado Para poder medir resultados, é preciso estabelecer, para cada objetivo, um ou mais indicadores, uma medida que indique se o objetivo foi total ou parcialmente alcançado. São sintomas, sinais que mostram se houve sucesso ou fracasso. Indicadores quantitativos: são aqueles que podem medir um resultado, expresso numericamente: nº de alunos, nº de evasão, nº de contratações, etc. Indicadores qualitativos: são aqueles que expressam resultados sentidos por julgamentos individuais, dão o sentido de vida aos resultados. Ex: Melhorar o relacionamento familiar dos atendidos.

Indicadores e medidas de resultado Dicas: Para cada objetivo existe um ponto crítico e um ou mais indicadores de resultado. Ex. Diminuição da evasão escolar nos alunos de 7 a 12 anos. O ponto crítico é a evasão escolar. Deverá ser medido o nº de alunos que abandonam a escola antes do final de cada ano letivo. Comece os objetivos sempre com palavras que indiquem a direção da mudança desejada: reduzir, aumentar, expandir, terminar, etc. Diga claramente o que será diferente no ambiente ou nas pessoas como conseqüência das atividades e serviços do projeto. Estabeleça indicadores para medir os resultados de cada objetivo. Quanto mais impreciso for o objetivo, mais difícil será encontrar seus indicadores.

Indicadores e medidas de resultado Exemplo: * Objetivo: diminuição da evasão escolar em50% até o ANO 3 do projeto. * Indicador: número de desistências no ano letivo * Marco zero: 30% dos matriculados desistem no 1º ano escolar. * Dados coletados pelo projeto: Ano 1 = 25% Ano 2 = 20% Ano 3 = 15% * Conclusão: o projeto atingiu seus objetivos, pois em relação ao marco zero, a evasão diminuiu em 50%, ou seja, de 30% para 15%.

Disseminação Disseminar o projeto significa compartilhar as informações e resultados com o ambiente interno e externo à instituição.Disseminar é uma atitude durante todo o tempo de duração do projeto. RELATÓRIOS: Registram informações, devem ser práticos e de fácil compreensão. São documentos vivos para serem usados logo que preparados. Um mês depois já não dizem muita coisa, mas não deixam de ser uma ótima fonte de registro do processo de amadurecimento do projeto. DIVULGAÇÃO E COMUNICAÇÃO: Deve-se ter em mente uma estratégia de comunicação. Como vai ser feita a divulgação para o público externo? Devem ser escolhidos com racionalidade e orçado com cuidado. Ex: reuniões comunitárias, folhetos, imprensa local (jornal, tv, rádio), shows etc

Plano de monitoramento e avaliação Projeto X Ponto crítico Indicador Fontes de dados Quem? Quando? Interesse dos professores da escola local por reciclagem profissional Nº de inscrições para os cursos de capacitação - Lista de inscritos - Lista de interessados - Depoimentos dos professores - Relatórios dos cursos Coordenador do projeto Ao final de cada semestre

Plano de disseminação Projeto X Atividade Meios Público destinatário Quem? Quando? Comunicar-se com a Prefeitura Enviar o jornal mensal do projeto Realizar visitas pessoais ao Prefeito Poder público municipal Coordenador do projeto Mensalmente Comunicar-se com a comunidade rural Convidar a comunidade para visitar o projeto Enviar jornal mensal de notícias sobre o projeto Produtores rurais e famílias Professor X Bimestralmente

Etapa 4: Quanto vai custa o projeto? Recursos são todos os bens, insumos e serviços utilizados na realização das atividades do projeto. Equipamentos, suprimentos, salários da equipe, benefícios trabalhistas dos funcionários, viagens, consultores externos, mobília, aluguel, treinamentos, terra, veículos, etc. enfim tudo o que o projeto vai usar no seu desenvolvimento. Categorias de despesas: Recursos humanos, Investimentos e Despesas operacionais Orçamento é o planejamento financeiro do seu projeto. É uma estimativa, que expressa em dinheiro o desenvolvimento das atividades. Pessoas, materiais e equipamentos de sua instituição entram como contrapartida no orçamento do projeto.

Lembre de... Ter boas fotos dos beneficiários em atividade, são imprescindíveis em relatórios. Depoimentos: participantes,pais,comunidade – transmitem o que o público alvo está pensando do projeto. Resultados que extrapolam o inicialmente pensado. Pense em alternativas para divulgação do projeto em diferentes meios.

Fontes: Apresentação preparada com base no livro: Elaboração de projetos e proposta para organizações da sociedade civil – Rosana Kisil Fotos dos cordéis: J. Borges

Instituto Crescer para a Cidadania Eduardo Bustamante eduardo@institutocrescer.org.br