Unidade 2.

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Unidade 2

Características básicas que são comuns a todos os problemas de controle de estoque Custos associados aos estoques Objetivos do estoque Previsão de incertezas

Custos associados a estoques Custos de pedir- incluem os custos fixos administrativos de aquisição de das quantidades requeridas para reposição do estoque. Custos de manter estoques- todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadoria por certo período. Custo Total- é a soma dos custos de pedir e de manter estoques.

Objetivos do estoque Objetivos de custo A questão precípua é balancear os custos de manter e pedir estoque. Devido ao comportamento conflitante. Quanto maior for a quantidade estocada maior serão os custos de manutenção. Quanto mais pedidos maior serão os estoques médios e mais altos serão os custos de mantê- lo. Entretanto se maiores quantidades forem solicitadas, menos pedidos serão feitos e por conseqüência, menos custos de pedir serão incorridos. O objetivo é encontrar um plano de suprimento que minimize o custo total.

Objetivos de nível de serviço Obter maior equilíbrio possível entre a produção e o custo total de estoque, de um lado,e o nível de serviço prestado aos clientes,de outro lado.

Previsão de incertezas Previsão de demanda – prever o produto e a quantidade que os clientes deverão comprar. A previsão de vendas com base no histórico de vendas passadas é a técnica de previsão mais comum. No entanto. Quanto maior o horizonte de projeção de demanda, maior será a volatilidade da precisão. Previsão do tempo de serviço do fornecedor- a empresa necessita mapear o tempo que o fornecedor necessita para processar pedido, programar a produção e o tempo de despacho do material.

Objetivos da gestão de negócios 2 Gestão de estoques 2.1 Objetivos da gestão de negócios

Gestão de estoques O controle de estoques exerce uma influência muito grande na responsabilidade da empresa. Devido aos seguintes fatores: Os estoques absorvem capital que poderia ser investido de outras maneiras. Desviam fundos de outros usos potenciais. Têm o mesmo custo de capital de qualquer outro projeto de investimento. Na gestão de estoques é necessário integrar o fluxo de materiais, através da gestão das compras, acompanhamento, gestão de armazenagem, planejamento e controle de produção e distribuição física aos clientes. Para compreender a gestão dos estoques na gestão da logística, é necessário que seja examinado dentro do contexto do negócio.

Objetivos da gestão de negócios Planejamento dos estoques – determinação de valores que o estoque terá com o correr do tempo, bem como na determinação das datas de entrada e saída dos materiais do estoque e na determinação dos pontos de pedidos de material. Controle – registro dos dados. Retroalimentação – comparação dos dados de controle com os dados de planejamento.

Alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque 3.1 Just in time (JIT) 3.2 Fluxo descontínuo de material 3.3 Curva ABC

Alguns conceitos e técnicas de gestão de estoque 3.4 Balanceamento de capacidade 3.5 Fluxo contínuo de material 3.6 Fluxo sincrônico de material

Just in time (JIT) Visa atender a demanda instantaneamente, com qualidade e utilizando o mínimo de recursos.   Requer os seguintes princípios: Qualidade Velocidade Confiabilidade Flexibilidade Compromisso    Como o JIT agrega valor para à organização : Identifica e ataca os problemas fundamentais e gargalos Elimina perda de desperdícios Elimina processos complexos Implementa sistemas e procedimentos 3.1.2Custo versus benefício do JIT  As mudanças que ocorrem no mercado provêm dos clientes, como: customização dos produtos, tempo de resposta à demanda mais rápido, menores ciclos de vida dos produtos. Todas elas enfatizam o dispêndio de menor tempo. Para que o JIT funcione bem, há necessidade de uma mudança radical no relacionamento com os fornecedores.

Fluxo descontínuo de material Sistema clássico; Método de empurrar estoque; O fluxo de material é empurrado ao longo do processo pela fábrica até a distribuição, para suprir clientes. A maior crítica é quanto à inércia do sistema criada pela necessidade de manter estoques substanciais. A relação típica com os fornecedores é denominada arm’s lenght Estoque para demanda   Manter os níveis de estoque proporcionais a sua demanda. Verificação da duração do tempo de ressuprimento para o item considerado Previsão da demanda do item em determinado período Os estoques estarão em proporção direta com a demanda Ponto de reposição Método do estoque mínimo Objetiva minimizar os investimentos em estoques Balanceamento de um estoque elevado versus estoque baixo Tem como finalidade dar iníco ao processo de ressuprimento com tempo suficiente para não ocorrer falta de material Reposição periódica Pretende eliminar a deficiência do método de Ponto de reposição, quando mais de um produto é comprado de um mesmo fornecedor e onde os pedidos de vários itens podem ocorrer em instantes diferentes. A quantidade estocada é determinada, um pedido de ressuprimento é emitido e esse volume é calculado como a diferença entre um nível máximo e o nível no momento da revisão.

Curva ABC Cada produto deve ser classificado de acordo com seus requisitos antes de estabelecermos uma política adequada de estoque. O método da curva ABC, atende esse propósito. Nem todos os itens têm a mesma importância e atenção deve ser dada para os mais significativos.

Balanceamento de capacidade Criação de uma fábrica com capacidade balanceada; Uma fábrica balanceada não é algo possível ou desejável; Fábrica trabalha desbalanceada O fluxo de recursos não pode ser interrompido pela restrição Teoria de restrições-TOC Classifica a capacidade de recurso em 3 categorias :   Capacidade produtiva Capacidade protetora Capacidade ociosa

Fluxo contínuo de material Demanda dos clientes por uma variedade crescente de produtos em lotes cada vez menores e mais freqüentes. A demanda do cliente puxa o fluxo de material

Fluxo sincrônico de material Transfere o problema de estocagem aos fornecedores, aumentando seus custos. A produção e a distribuição se tornam integradas por meio do uso da tecnologia de informação Esse enfoque demanda uma relação ainda mais próxima cliente – fornecedor, que é denominada relação simbiótica.

Grupo: 14B