PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!?

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Transcrição da apresentação:

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Qual a diferença de uma loja virtual pronta e uma personalizada? Uma loja pronta já tem integrado ao projeto uma série de recursos já testados e que realmente fazem a diferença na hora de atrair o cliente e fechar a compra. Em uma loja personalizada você tem que descobrir por si próprio o “caminho das pedras” ou seja, o cliente terá alguma dificuldade para achar suas opções de compra. Qual custo de se montar uma loja virtual? O preço de uma loja virtual personalizada oscila entre R$ 8.000 a R$ 40.000 podendo chegar até mais. Qual tempo para desenvolvimento de uma loja virtual? O tempo médio de desenvolvimento de uma loja virtual fica entre três a quatro meses. Incluindo os testes pode demorar um pouco mais. Quais são os custos para se montar um loja virtual? Aquisição do sistema Hospedagem da loja – entre R4 25,00 e R$ 30,00 dependendo do provedor Taxa anual de manutenção de domínio cobrada pela FAPESP – R$ 30,00 Certificação de site seguro SSL (Secure Socket Layer), no caso de usar cartão de crédito, a partir de R$ 330,00 dependendo do fornecedor

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Existe algum tipo de limitação para número de produtos e departamentos na loja? Não. Você pode cadastrar quantos departamentos, sub-departamentos e produtos quiser. Será que o endereço na Internet que eu quero pode ser registrado? Para saber se o endereço que você pretende instalar a sua loja está disponível para o registro você deverá consultar o site da FAPESP que é o órgão gestor dos domínio no Brasil. Que tipo de formas de pagamento o sistema pode oferecer? Depósito bancário Transferência Eletrônica – DOC Boleto bancário Sedex a cobrar Cartões de crédito Que tipo de entrega o sistema oferece? Frota própria Parcerias Correios Transportadoras

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Qual a segurança que o sistema oferece? Um sistema de criptografia que atue tanto na transmissão quanto no armazenamento de dados dos clientes e compras efetuadas. Que linguagem de programação pode ser utilizada? ASP (Active Server Pages) – é uma estrutura de programação em Script que se utiliza de VBScript, JScript, PerlScript ou Python processadas pelo lado servidor para geração de conteúdo dinâmico na Web HTML (Hypertext Markup Language) – que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto é uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Web SGML (Standard Genaralized Markup Language) Linguagem Padronizada de Marcação Genérica capaz de descrever diversos tipos de dados. CSS (Cascading Style Sheets) tecnologia usada para formatar documentos HTML, XML e XHTML XML (eXtensible Markup Language) – Capaz de integrar-se com varias outras linguagens. JSP (JavaServer Pages) é uma tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicações para Web, similar à tecnologia Active Server Pages (ASP) da Microsoft .

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? O XHTML, ou eXtensible Hypertext Markup Language é uma reformulação da linguagem de marcação HTML baseada em XML. Combina as tags de marcação HTML com regras da XML; este processo de padronização tem em vista a exibição de páginas Web em diversos dispositivos (televisão, palm, celular, etc). PHP (Hypertext Preprocessor) é uma linguagem de programação de computadores interpretada, livre e muito utilizada para gerar conteúdo dinâmico na Web orientada a objetos. Editores de Home pages Microsoft Frontpage Adobe GoLive Adobe Dreamweaver CoffeeCup HTML Editor CoffeeCup VisualSite Designer Evrsoft 1st.Page Kompozer Namo Web Editor Trellian WebPage Evrsoft First Page Front Page

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Qual o desempenho anual do e-commerce no Brasil? E-commerce - Comércio varejista virtual: 2005 = movimento de R$ 12,5 bilhões; (+ 32% ref. 2004) 2004 = movimento de R$ 9,9 bilhões; 2003, 2004, 2005 = crescimento anual médio: 35% Estimativa para os próximos anos: 2006: movimento de R$ 30,9 bilhões; 2007: movimento de R$ 50,25 bilhões; 2008: movimento de R$ 80,19 bilhões; 2010: movimento de R$ 100,90 bilhões; Fonte: Gazeta Mercantil, 04.01.2006

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Quais os tipos de hospedagem? Hospedagem pode ser divida em seis tipos genéricos: gratuita, partilhada, revenda, servidor virtual (VPS), dedicado e co-location. Hospedagem Grátis: a maioria dos serviços gratuitos de hospedagem são extremamente limitados quando comparados à hospedagem paga. Geralmente estes serviços incluem banners e outros tipos de propaganda nos sites. Além disso, a maioria oferece somente envio de sites por uma interface web, o que não é tão eficiente quando o envio por FTP. Também, geralmente, o espaço em disco e o tráfego de dados é limitado. De qualquer forma, muitas pessoas iniciam seu site através da hospedagem gratis. Hospedagem Compartilhada: dezenas a centenas de sites são hospedados num mesmo servidor o que garante o melhor custo-benefício. Hoje os sistemas são estáveis o suficiente para permitir um serviço de qualidade mesmo nessas condições. O uptime (tempo de serviço no ar) deve ser cerca de 99,5% do tempo, pois a administração de múltiplos sites num mesmo servidor requer manutenções mais constantes que um único site por servidor. Revenda de Hospedagem: serviço oferecido para quem quer oferecer hospedagem de sites. O espaço em disco e tráfego nestes planos é superior a Hospedagem Compartilhada e pode-se colocar diversos sites. Servidor Virtual (VPS): é uma tecnologia que torna um mesmo servidor capaz de rodar diversas plataformas diferentes, tornando capaz controlar melhor a hospedagem de seu site. É indicado para aplicações que precisam acesso total ao sistema operacional mas que não precisem de muita capacidade de processamento. Servidor Dedicado: é o serviço mais caro, porém, superior a Hospedagem Compartilhada e ao Servidor Virtual, pois pode-se controlar melhor o servidor. Além de contratar um servidor, é também necessário saber que se necessita gerenciá-lo, o que requer um profissional qualificado, principalmente para gerenciar a segurança do servidor contra hackers. O hardware é fornecido pelo data center. Co-location: este serviço é semelhante ao Servidor Dedicado, porém o hardware não é fornecido pelo data center mas sim pelo próprio contrante. Streaming: este serviço é oferecido para disponibilizar vídeos ou áudio online no formato 1 cliente -> 1 servidor -> N usuários.

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Quais os tipos de banco de dados que podem ser utilizados? Os banco de dados mais comuns para web são mySQL, Access, PostgreSQL, SQL Server e Firebird. Os bancos de dados devem ser acessados através de uma linguagem de programação. E-COMMERCE É DIFERENTE DE E-BUSINESS?  Sim, E-commerce significa comércio eletrônico, ou seja, o conjunto de atividades comerciais que acontecem on line. A diferença entre E-commerce e E-business, expressões que muitas pessoas confundem, existe. E-business não envolve transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet mas que não envolve necessariamente uma transação comercial. Um tem em seu trabalho a atividade de vendas e o outro não.  Esta é a principal diferença.  Para trabalhar numa destas duas ocupações, principalmente em e-commerce é essencial ter uma facilidade de comunicação para manter uma relação direta com o cliente, conhecer Internet e entender de Marketing. A intenção deve ser sempre atender a satisfação do consumidor, assim como em todas as outras maneiras que existem de firmar uma relação de custo-benefício. O que é Domínio? É a sua marca eletrônica. Marcas na Internet são conhecidas como DOMINIOS,  e tem uma característica que as torna mais importantes ainda que as marcas na economia tradicional: ela é a chave que abre a porta de sua empresa para o cliente.  Isso porque,  para chegar até o seu site, o   cliente vai ter que teclar cada uma das letras de seu domínio.

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? O que são lojas virtuais? Muito embora toda loja Virtual seja um website, nem todo site é uma loja virtual, ou seja, nem todo site vende produtos ou serviços on-line. Existem inúmeras outras funções desempenhadas pelos sites além da venda direta, tais como divulgação institucional, compras, relações com fornecedores, treinamento de funcionários, e diversas outras. Esses sites não podem ser chamados de lojas virtuais, tendo em vista que lojas virtuais são sites de e-commerce, onde o cliente visualiza e escolhe seu produto, coloca no carrinho de compras e passa no caixa para realizar o pagamento, num processo totalmente realizado on-line. Qual a importância de uma lojas virtual? A lojas virtuais desempenham um papel estratégico para qualquer negócio na Internet. É nas lojas virtuais que o visitante será apresentado aos produtos e irá se sentir motivado para realizar a compra. Partindo-se da premissa que os produtos oferecidos, são de interesse do visitante, e estão sendo oferecidos a um preço justo, a decisão de compra vai depender basicamente da qualidade da loja virtual em transmitir informações precisas, sua confiabilidade, segurança e facilidade de navegação.

Cinco dicas para um bom Domínio na Internet 1. O DOMÍNIO DEVE SER CURTO E SIMPLES: Um domínio na Internet que tenha poucas letras facilita a memorização e diminui a possibilidade de erros de digitação. É o caso de: cade.com.br. Por outro lado, nem sempre uma palavra curta é simples. O domínio na Internet: schwart.com.br é curto mas não é nada simples. 2. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER DE FÁCIL COMPREENSÃO: Para ser de fácil compreensão, um domínio na Internet não deve possuir excesso de consoantes e, se possível, possuir letras repetidas, como os dois exemplos acima que ajudam na memorização. 3. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE SER FÁCIL DE VISUALIZAR E DIGITAR: Você ouve: Você precisa digitar: Farmaerva pharmaerva.com.br "Inglish"  for all english4all.com.br

Cinco dicas para um bom Domínio na Internet 4. O DOMÍNIO NA INTERNET NÃO DEVE TER PROBLEMAS DE ACENTUAÇÃO: Veja o caso do domínio: paodeacucar.com.br. Tente pronunciar o nome sem os acentos e isso fica claro. 5. O DOMÍNIO NA INTERNET DEVE POSSUIR RELAÇÃO COM O PRODUTO: Se o seu domínio tiver algum tipo de associação com aquilo que sua empresa oferece, será muito mais fácil para o seu cliente se lembrar de sua empresa. Veja se você consegue errar a atividade das empresas detentoras desses domínio: viajo.com.br arremate.com.br investshop.com.br Saiba Mais www.registro.br : Órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil.

Facebook-Commerce O que é Facebook-Commerce O Facebook-Commerce é o ecommerce realizado no ambiente do Facebook e é a mais recente tendência na venda pela Internet. Todo comerciante deve ficar atento a essa oportunidade de expandir os negócios na Internet. Como funciona o Facebook-Commerce : A loja virtual no facebook é similar a loja virtual que já conhecemos e embora possua um menor espaço visual e uma quantidade menor de recursos utiliza as principais funções de uma loja como a vitrine de produtos, o carrinho de compras, a seção ajuda, entre outras.

Facebook-Commerce As 3 abordagens de utilização do Facebook-Commerce O Facebook-Commerce é o ecommerce realizado no ambiente do Facebook e é a mais recente tendência na venda pela Internet. Todo comerciante deve ficar atento a essa oportunidade de expandir os negócios na Internet. Como funciona o Facebook-Commerce : Facebook-Commerce como estimulador de vendas Pré-venda no facebook-commerce Venda completa no facebook-commerce.

Facebook-Commerce Etapas para iniciar atividades no Facebook-Commerce Definir com clareza os objetivos e o público-alvo da empresa.  Basta preencher um cadastro com os dados do site e do responsável na página do Facebook-Commerce.  Montar uma Página da empresa no Facebook. É na página da empresa que a venda será iniciada e realizada. Atrair e envolver seguidores.. Realizar campanhas para atrair seguidores no Facebook e  envolver os usuários no processo de desenvolvimento de produtos e divulgação da loja e da marca. Realizar Vendas. Em ultima instancia o objetivo é sempre vender ou enviando os clientes para a loja externa ou fechando a venda no próprio ambiente Facebook

PERGUNTAS!? DÚVIDAS!? RESPOSTAS!? Consultas: http://www.e-commerce.org.br http://www.nextg.com.br http://pt.wikipedia.org www.webmaggia.com.br