Um exercício etnográfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição
Advertisements

Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Federal de Santa Catarina Proteção Legal do Aqüífero Guarani na zona de recarga do mesmo no município de.
O QUE É ÉTICA?.
Projeto Sistema de Serviço Propostas Estruturais
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Acesso Público Cidadão
Centro de Referência Especializado para a população em Situação de Rua
Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais Secretaria Municipal de Assistência Social CENTRO POP CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO PARA POPULAÇÃO EM.
DESAFIOS PARA O RÁDIO PÚBLICO Um olhar a partir da audiência Carlos Eduardo Esch Observatório da Radiodifusão Pública - UnB.
Programa de Segurança Contribui para Redução de Lesões Avery Dennison Desafio A Avery Dennison comprou sua planta de uma família alemã em 2001.Poucos empregados.
Universidade Estadual de Campinas Gestão estratégica da Produção
Há 16 anos uma história de sucesso
Projeto Banco do Povo Proposta do Governo Municipal;
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
CADCAMP = CADASTRO SUS CAMPINAS
dos serviços/processos
PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Economia Solidária Brasil e Luxemburgo
Prof. Everton da Silva Correa
Conflito de Interesses
Disciplina de Projeto de Edificação VI 9º nível
Contratação de Central de Serviços em 1° e 2° Nível com base na ITIL
TRABALHO 10 CURSO GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO
Soluções CVU para o 3º setor: Viabilidade Econômica
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
Mapeamento Colaborativo de Conversas Cotidianas sobre Mídia
Capítulo 8 Gênero e Paladar gastronômico
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Combate à Fome
Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
SELECIONANDO CLIENTES
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
Rio Mulher.
Apresentação das páginas CAOPCAE / MP-PR
GESTÃO DE RISCOS Prof Samir Silveira
Quem Somos?. Quem Somos? Mesmo sendo uma casa especializada em frutos do mar, em sua maioria grelhados, o Estrela do Mar é um restaurante com cardápio.
I CICLO DE DEBATES UNIVERSITÁRIOS, Universidade, Segurança e Sociabilidade. Dias: 10, 11 e 12 de novembro de Local: Auditório da Reitoria Horário:
A VB facilita há 14 anos a rotina de trabalho das empresas no fornecimento obrigatório de Vales-Transporte aos seus funcionários.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E VOCÊ
A REITORIA DA UNESP E SEUS NÚMEROS. As informações apresentadas a seguir foram retiradas do site do ANUÁRIO Estatístico da UNESP Anuário UNESP.
Prof. Everton da Silva Correa
Índice 1. Sobre o PRATO LEGAL 2. Parceiros 3. Metodologia 4. O Portal 5. Conteúdo e Ferramentas 6. Benefícios Exclusivos.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Auxiliar em Saúde Bucal – EAD Prof.: Catarine Grisa
O homem como animal político – Definição Aristotélica
Projeto n°: 8723 Título: 80 anos da Estação Meteorológica do IAG-USP Unidade: IAG-USP Autores: Prof. Dr. Ricardo de Camargo, Lucas C. N. de Almeida, Samantha.
Jornada de Trabalho do Engenheiro Eletricista
Centro Dia. Centro Dia Você sabe o que é um Centro Dia? “centro destinado à permanência diurna de idosos com dependência parcial nas atividades de.
Trabalho d Filosofia Demonstrar como cidadão como é a vida em Indaiatuba Nomes: Alison Bonassini Monteiro n°03 Ana Claudia Antunes da Silva n°04 Bruna.
IBOPE Opinião Como Avaliar a Administração Pública ou o que uma boa informação pode fazer pelo seu município Silvia Cervellini.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
CTR Nova Iguaçu.
VITÓRIA ONTEM E HOJE Introdução Tarefas Processo Recursos Avaliação.
Encontro Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas "Concepções de Desenvolvimento em disputa: Limites e possibilidades da Gestão Pública frente as demandas.
REDE JOVEM NA PRAÇA - PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS
São José dos Campos Fonte:
SEMINÁRIO SOBRE O PAT Anita Flora C. Gabino RA: Bárbara B. da Silva RA: Juliana B. A. Penteado RA : Laura H. A. Tuyama RA: Nathália.
A política de incentivo às Casas de Apoio para Adultos vivendo com HIV/aids como modalidade da linha de cuidados em HIV/Aids Programa Estadual de DST/Aids.
CSTR Centro de Saúde e Tecnologia Rural VIII Encontro de Extensão Universitária da Universidade Federal de Campina Grande Construção e Realização da I.
REVIVER OBRAS SOCIAIS.
P ERFIL DO RESTAURANTE Inaugurado em, 1970 “o Bar, Restaurante e também “Café”, está localizado na região da Liberdade em São Paulo – SP. A mudança na.
QUITANDINHA É UM MUNICIPIO COM PERTO DE HABITANTES SITUADO NA REGIÃO METROPOLITANA, A 69 KM DE CURITIBA.
Elizangela Gonzaga de Souza Erlon Paiva da Silva
Administração de Recursos Humanos em UAN
Transcrição da apresentação:

Um exercício etnográfico RESTAURANTE POPULAR Um exercício etnográfico

O Restaurante Popular Cidadão Romilton Bárbara instalado na cidade Campos dos Goytacazes-RJ no ano de 2004 por meio da governadora Rosinha, é referência de boa alimentação e pequeno custo destinado ao público de baixa renda, tal como, aos moradores de rua. Localizado no centro da cidade para fácil acesso de todos e com atendimento médio de 4.950 refeições diárias o restaurante atraí variados tipos de pessoas.

O restaurante popular é um programa do governo estadual, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e é, atualmente, gerenciado por uma fiscal - Sra. Magda Trindade Nogueira Souza, um gerente - Lucas Farjado e uma nutricionista. Juntamente com um corpo especializado por contrato terceirizado.

Regimento ao Público As regras de utilização do espaço são poucas, estas que são direcionadas à: 1- Conservação e limpeza do restaurante; 2- Proibição de fotos e filmagens; 3- Proibição de saída do restaurante portando alimentos. Tais normas requerem a proteção á saúde do frequentador.

A estrutura do espaço é grande a arejado A estrutura do espaço é grande a arejado. Sua área interna é dividida da forma melhor para conservar cada alimento, tal como, a limpeza do espaço. Fonte: www.panoramio.com/photo/91193824

O cardápio é feito pelas nutricionistas assistentes, aprovado pela nutricionista chefe e enviado a SEASDH para aprovação e publicação no site da prefeitura de Campos-RJ. Fonte: http://200.156.42.162/webpopular/Cardapio.aspx

Público e Comportamento Justamente, por ser um restaurante com um valor pequeno, frente à qualidade dos produtos que são oferecidos aos cidadãos, este público se varia entre funcionários do comércio, idosos, aposentos, estudantes, agentes de limpeza, moradores de rua, prostitutas, funcionários públicos, trabalhadores da construção civil, entre outros. É muito interessante constatar que a maioria dos frequentadores é do público masculino, entretanto, o público preferêncial, em sua maioria é do público feminino.

Os frequentadores defendem a ordem e organização do espaço, tal como, criticam o desperdício de comida. E apesar de um primeiro impacto negativo de desordem, ao estar presente e participar das refeições, atentamos que há praticas regidas no comportamento ético do local. Práticas estabelecidas pelos próprios frequentadores.

Impactos e Preconceitos Com intenção de aprofundar a pesquisa, foi feito entrevistas com os estabelecimentos vizinhos ao restaurante, sendo lojas de roupas, óticas, vidraçarias, sebos, loja de utensílios gerais, chaveiro, financeira e loja de bicicleta. A intenção era obter respostas frente aos seguintes questionamentos? Qual sua visão do restaurante? Você já se permitiu fazer seu desjejum ou almoço naquele espaço? Você já auxiliou alguém para que este indivíduo pudesse fazer sua refeição? Você já teve algum problema com os freqüentadores do local, considerando que a maioria é de baixa renda e/ou apenas por estar próximo de um restaurante popular?

Em suma as pessoas não frequentam as dependências do restaurante popular por 3 razões, sendo: O preconceito com o espaço e com a ideia de moradores de rua frequentar o lugar; O histórico de brigas e bagunça no início do projeto e, por fim, a existência de espaço para almoçar em sua própria empresa e/ou mesmo a oportunidade de almoçar em outros lugares graças aos benefícios de seu emprego como Vale Refeição.

Conclusão Frente ao nosso estudo e considerando os impactos que cada participante do grupo teve, consideramos tivemos bons olhares diante das experiências. Obviamente, que ter tido a oportunidade de conhecer o espaço interno nos permitiu ampliar o conhecimento e quebrar preconceitos, o que poucos estão predispostos a se permitir.

Acreditamos que a necessidade da instauração de um restaurante popular em centros metropolitanos não é uma mera ação de ajuda ao homem, mas é uma consciência de humanidade e de solidariedade. Preservar preconceitos negativos contra projetos como estes apenas inflamam a ignorância social, o que causa retrocessos promulgados em leis e comportamentos dos que são detentores do poder.

Dados Técnicos Local: Restaurante Cidadão Romilton Bárbara Cidade: Campos dos Goytacazes Visitas: 10, 11, 12 e 13 de Dezembro de 2013 Grupo: Angélica Gonçalves Rocha; Leila Silva Gomes; Monique Zolfe Barreto e Julius Cezer Felício. Ex-Membros: Raíra Couto Matéria: Antropologia I Prof. Rogério Azize

REFERÊNCIA ABREU, LARA - Restaurante criado pela então Governadora Rosinha faz 7 anos - http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=9347 - Acesso 15.12.2013 Imagem Frontal do Restaurante - http://200.156.42.162/webpopular - Acesso 15.12.2013 Imagem Cardápio - http://200.156.42.162/webpopular/Cardapio.aspx - Acesso 15.12.2013 EMIR, CARLOS - O Diário de Campos – Clientes reclamam de sujeira nos pratos do Restaurante Popular - http://www.odiariodecampos.com.br/clientes-reclamam-de-sujeira-nos-pratos-do-restaurante-popular-3196.html - Acesso 12.12.2013 [autor desconhecido] – Jornal Eletrônico O Dia – Restaurante Popular da Central é de tirar o apetite - http://odia.ig.com.br/portal/rio/restaurante-popular-da-central-%C3%A9-de-tirar-o-apetite-1.440896 – Acesso 12.12.2013 CORRÊA, VITOR – Usuário e criador se encontram nos restaurantes populares - http://revista.brasil.gov.br/reportagens/usuario-e-criador-se-encontram-nos-restaurantes-populares/usuario-e-criador-se-encontram-nos-restaurantes-populares/view - Acesso 12.12.2013