Ensino Superior Privado: Certezas e Incertezas Claudio de Moura Castro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação e Educação Escolar
Advertisements

O que é ser geógrafo?.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
DEMOCRACIA.
TRABALHO DE HISTÓRIA Alunos: EDER NUMERO nº 21 WENDER nº 19
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
UNIVERSIDADE NA HISTÓRIA
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
Universidade – Tecnologias – Articulação
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: O ILUMINISMO OBJETIVOS RECONHECER.
Introdução à Sociologia
Educação Superior: características e perspectivas profissionais
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE
A ERA DIGITAL COMO MÃO DE OBRA
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
REDE DE ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Educação Superior nos Estados Unidos da América Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Salvador, 26 de novembro de 2009 Bob Verhine UFBA / FAPESB
El Advenimiento de la sociedad post-industrial
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Flexibilização Curricular
A formação do professor na contemporaneidade: desafios e perspectivas
Prof. Daniela Reis.
“Integração Graduação – Pós-Graduação: Desafios Atuais ” XVII EnAngrad, São Luís - MA, 2006 Prof. Fernando S. Meirelles Diretor da FGV-EAESP.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
▣ O problema institucional. ▣ Sem conteúdos não há pedagogia e didática que resolvam. ▣ A prática não começa onde a teoria termina. ▣ Não tem referência.
BOAS VINDAS Instituto de Ciência e Tecnologia ICT – UNIFESP – SJC Por: Armando Z. Milioni Diretor Acadêmico do Campus Em: 21 de fevereiro de 2011.
Luiz Dourado CNE/CAPES/UFG
EDUCAÇÃO FÍSICA E MODERNIDADE
Profº André Maia INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) 1ª SÉRIE DE ENFERMAGEM – NOITE Aula - 03.
Novos Modelos de Empresa Graduação através do ensino pela Internet para as classes C e D da cidade de Belém (PA) Alexandre Rodrigues Duarte Angélico Erika.
O ILUMINISMO.
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
Metodologia Científica
Política Educacional Brasileira
Prof. Carlos Longo, PhD Universidade Positivo Diretor da ABED
Escola Estadual Antônio Valadares-Extensão Patagônia Terenos - MS
PALESTRA Reflexões sobre o papel das Grandes Instituições de Ensino Superior (GIES) Particulares nacionais e internacionais na expansão da educação superior.
/ / Década de SAIR.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
Novos Modelos de Empresa
3ª Reunião Técnica de Formação MEC A Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica no SNE Interfaces da Política Nacional.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Educação Especial: Surdez

CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Estados Unidos MODELO EDUCACIONAL.
Education at a Glance 2015 Brasil Camila de Moraes Corinne Heckmann
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Profissional Séc. XXI Academia e Empresas Currículos Existentes Inovador Arrojado Provocador Para o mundo e não só para a escola ou só para a empresa.
Formação de Professores no Contexto Universitário Formação de Professores no Contexto Universitário Profa. Maria Antonia Ramos de Azevedo Unesp/Rio Claro.
TEMAS E DILEMAS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL DESAFIOS E CAMINHOS
HISTÓRIA DAS UNIVERSIDADES  Bem cultural acessível à minoria  Universidade é privilégio de poucos História das Universidades Agência formadora seletora.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Aluno- equivalente PROEN Reunião de Diretores em Castanhal Dezembro de 2015.
Prof. Dr. Luís Afonso Bermúdez Professor Titular Decano de Administracao Universidade de Brasilia Audiencia Publica: INTEGRACAO UNIVERSIDADE – EMPRESA.
O Grande Desafio da Educação Superior: Expansão, Inclusão e Qualidade
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Mudanças no perfil do aluno EaD Redução na faixa etária e desafios para aprendizagem online.
Transcrição da apresentação:

Ensino Superior Privado: Certezas e Incertezas Claudio de Moura Castro

Superior. Tudo que vem depois do médio. Só Superior? Tudo que vem depois do médio. Só! Não tem essência especial Cada vez mais diverso e diferente da sua origem Medieval Quem fala de modelo “melhor” ou “único” não entendeu nada

Parte 1 A História do ensino superior: diversificação e democratização "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 1 A História do ensino superior: diversificação e democratização

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Revolução Industrial Presente

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Revolução Industrial Presente

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Faculdade Profissional Revolução Industrial Presente

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Faculdade Profissional Universidade de Pesquisa Revolução Industrial Inglaterra França Alemanha Presente

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Faculdade Profissional Universidade de Pesquisa Revolução Industrial Tecnólogo Presente

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Faculdade Profissional Universidade de Pesquisa Revolução Industrial Tecnólogo Multiversidade Presente Estados Unidos

História do ensino superior Universidade Medieval Idade Média Liberal Arts Colleges Faculdade Profissional Universidade de Pesquisa Revolução Industrial EAD Tecnólogo Multiversidade Presente

O Início: A Universidade Medieval "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) O Início: A Universidade Medieval

Criada para o alto clero e elite Século 13 (Paris, Bolonha e Fez) Ligada à Igreja Teologia e Humanidades (ciências só nos séculos 18 e 19) Só profissionalizava padre

Revolução Industrial Primeira Onda de Diversificação e Expansão "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Revolução Industrial Primeira Onda de Diversificação e Expansão

Universalização da escola inicial Expansão de uma classe com dinheiro e sem nobreza Conhecimento escolar começa a melhorar o processo produtivo Cresce, mas com vários modelos (França e Alemanha)

Universidade de Berlim

Universidade de Pesquisa Criada por Humboldt (Berlim: 1810) Ensino + Pesquisa (nem ciência aplicada e nem extensão) Land Grant Colleges (ciência + apli- ação em todas as áreas)

Grandes Écoles: Ponts et Chaussés

Faculdade Profissional Criada na França (Napoleão II) Especializadas e profissionais Inicialmente elitista Incorpora-se às universidades [casa mas não consuma] Adotada no Brasil Império

Liberal Arts

Liberal Arts Colleges Mutação sobrevivente da Universidade Medieval Só nos países anglo-saxões Ciências e Humanidades, não profissionaliza

Estágio Atual Ensino superior: mais Democratização e Diversificação "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Estágio Atual Ensino superior: mais Democratização e Diversificação

Classes populares avançam na escolaridade Revolução tecnológica requer mais e melhor educação para todos Expansão com instituições cada vez mais diferenciadas Fórmulas se somam, não se substituem, não há convergência

Os grandes dilemas: Educação superior para muitos ou manter mesmos padrões de qualidade para poucos? Misturar alunos ou especializar instituições? Formar um cidadão culto ou profissionalizar?

“Profissionalismo prepara para alguma coisa “Profissionalismo prepara para alguma coisa. A educação ajuda a compreender a importância desta coisa O profissionalismo é transitório, a educação é permanente É preciso encontrar o bom equilíbrio entre profissionalismo e uma educação para toda a vida” A. N. Whitehead

A multiversidade

Universidade que faz tudo Acaba de juntar coisas até então separadas (pesquisa, música, contratos militares, loja, extensão lucrativa, imobiliário) Universidade = bando de professores que usam o mesmo estacionamento Modelo congestionado Mas sobrevive

Humanidades e Ciências não estão obsoletas

Liberal Arts sobrevive: educação imbatível para as elites intelectuais Ciclo de estudos gerais (ciências e humanidades) para todos USA 2 anos, Europa passa de 2 para 3 Brasil ignora esse modelo universal

Tecnólogo

Tecnólogos Carreiras técnicas secundárias migram para cima Desafio: curso aplicado e não superior comprimido Mais prática, com teoria embutida Matrícula ultrapassa bacharelado

Parte 3 Brasil: Alunos diferentes e um só modelo "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 3 Brasil: Alunos diferentes e um só modelo

A farsa da universidade de pesquisa Universidade de Humboldt? Nos USA [ <100, Liberal Arts]. Na França, as Grandes Écoles proibiam pesquisa No Brasil, só 10 (>1 publicação/professor/ano) Legislação para um modelo que corresponde a 1 IES em 200

Na prática, a teoria é outra Modelo oficial é único, na prática, são muitos Currículo igual para todos, inspirado nas escolas das elites francesas O desafio é trazer o ensino para o aluno real e não para o aluno ideal, existente na lei e no sonho

Mundo real não digere! Marco legal é frondoso Diversificação, apesar das leis MEC não incorpora a mudança Privado lidera a expansão Qualidade se aproxima do público

Qual tem mais qualidade? Harvard? Okmulge?

O que é qualidade? Não há absoluto, depende do aluno Qualidade é o que permite levar o aluno ao limite do seu potencial de crescimento Como os alunos são diferentes, a excelência não tem a mesma fórmula

Parte 2 Modelo único na doutrina e diferente na prática "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 2 Modelo único na doutrina e diferente na prática

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões Boutique Emergentes da roça Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões FGV + PUC-Rio Boutique Emergentes da roça Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões FGV + PUC-Rio Boutique Insper + ESPM Emergentes da roça Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões Boutique FGV + PUC-Rio Insper + ESPM Emergentes da roça Positivo + UNIT + Unifor Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões Boutique FGV + PUC-Rio Insper + ESPM Emergentes da roça Positivo + UNIT + Unifor Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa Estácio + Kroton + UNIP

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões Boutique FGV + PUC-Rio Sta Maria Jetibá Insper + ESPM Emergentes da roça Positivo + UNIT + Unifor Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa Estácio + Kroton + UNIP

A diversidade do privado Com empurrão inicial do governo Campeãs dos grotões Boutique FGV + PUC-Rio Sta Maria Jetibá Insper + ESPM Emergentes da roça Positivo + UNIT + Unifor Dinossauros disfarçados de gazelas Universidade de massa Santa Úrsula Estácio + Kroton + UNIP

E aí? Quase todos os sérios têm seu lugar Cada um tem uma lógica, que é diferente Se o MEC trata todos como iguais, temos o pior dos mundos

As viuvas da “indissociabilidade....” Não há associação entre pesquisa e qualidade do ensino (US + França) A. W. Astin: “escolas em que os professores são orientados para a pesquisa produzem alunos menos satisfeitos e que aprendem menos” Pesquisa se justifica por si, não por melhorar o ensino de graduação

Usa mal o ENADE

Parte 3 Desprofissionalização do ensino profissional "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 3 Desprofissionalização do ensino profissional

Mercado: século XIX ou XXI? Sonho do século XIX: ocupação com mesmo nome do diploma Século XXI: <50% empregados com diploma = ocupação Áreas sociais: < 25%

No mundo bem comportado Para cada ocupação, há uma formação sob medida Para cada formação, há um emprego correspondente esperando Ao ver mil alunos de administração na sala, veio a mente uma lembrança. Andava de caiaque no Potomac, com Medici, faz cinco anos, e explicava a ele o meu sonho de uma nova Faculdade Pensava no privilégio de criar um novo curso, sem precisar corrigir erros do passado e incorporando tudo que se aprendeu acerca de ensino superior nas áreas sociais. Mas no meu sonho não chegava a me imaginar falando para vocês O mundo real não é tão perfeito e tão limpo quanto os sonhos, mas vejo a Faculdade incrivelmente próxima do meu sonho Naturalmente, ainda há uma grande distância a percorrer

O mundo bem comportado: Formação Ocupação Administração Administração Economia Economia Engenharia Engenharia Direito Direito Os planejadores pensavam assim Psicologia Psicologia Etc. Etc.

O mundo não é bem comportado: Formação Ocupação Administração Administração Direito Economia Engenharia Engenharia Sociologia Sociologia Os planejadores pensavam assim Planejamento Urbano Psicologia Etc. Etc.

As ocupações órfãs de formação Centenas de ocupações contratam diplomados de curso superior. Nem têm nome e nem descrição explícita Não há e não pode haver cursos para elas Quase todas os empregos criados são em ocupações que antes não requeriam diplomas superiores Mas ficaram mais complexas, pela maior responsabilidade decisória nos escalões médios, pelas necessidades de línguas, pela informática etc As ocupações tradicionais crescem mais lento, mais ou menos no ritmo da economia

Que conhecimentos são requeridos? Seleção de sementes Uso de fertilizantes Uso de pesticidas Gestão moderna Segurança alimentar Registros por escrito Embalagem Comunicações Marketing Entender mercado de commodities Contabilidade de custos Rotação de colheitas Controle de qualidade Lidar com bancos e financiamento Estabelecer parcerias ganha-ganha com concorrentes, fornecedores e clientes

O mundo bem comportado Ocupações Sem nome Advogado Direito Ensino médio

O mundo novo Ocupações ‘Sem nome’ Advogado Direito Ensino médio

Desprofissionalização do diploma

Fonte: Macedo (2005, em elaboração)

Fonte: Macedo (2005, em elaboração)

Desprofissionalização dos cursos profissionais Matrícula cresce mais que empregos Vira educação geral Nada errado, é assim nos países ricos  mas ninguém entende! Mais educação compensa médio fraco

Acabou o mundo bem comportado Mais rico, mais a educação se distancia da ocupação As empresas: qualquer diploma, mas gente bem formada (mesmo concurso p/ trainees) Áreas sociais: ofício apenas importa para o primeiro emprego  Como formar o advogado que não vai advogar? Wall Street praticamente só contrata gente com diplomas totalmente distantes da contabilidade, finanças, etc

Parte 3 Os corolários da expansão "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 3 Os corolários da expansão

PISA: brasileiros entram no superior com compreensão de leitura de europeus com quatro anos de escolaridade a menos No fundo, boa parte dos alunos está refazendo o médio Seguir o currículo ou ensinar o que os alunos dão conta de aprender? Ser confortavelmente hipócrita ou perigosamente realista? Falta de coragem para reduzir a ambição?

O que for ensinado, que seja estudado em profundidade A. N. Whitehead (1917).

Ensinar pouco para aprender muito

Parte 4 A teoria cognitiva e a sala de aula atrasada "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 4 A teoria cognitiva e a sala de aula atrasada

Medicina é baseada em evidência “Usar a melhor evidência disponível, produzida seguindo o método científico para tomar decisões médicas" [CPR]  Salva vidas! Buila de remédio CMC com tratamento intensivo, baseado em estudos longitudinais

Por que a educação não faz como a medicina Por que a educação não faz como a medicina? Por não "salvamos" nossos alunos com os mesmos critérios?

Aula tradicional = Aula obsoleta? Aula de hoje = aula do Colégio Pedro II, no século 19 No Pedro II, pré-científica: não havia ciência, era a intuição Hoje, é anti-científica: há pesquisa, mas é ignorada

Parte 4 Os dilemas da equidade "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 4 Os dilemas da equidade

Público versus Privado?

"" (Camões) "" (Camões) ENADE Entrada: Público vs. Privado DIFERENÇA É PEQUENA PRIVADO PÚBLICO

Lucro versus amadorismo Eficiência administrativa é a grande arma do privado com lucro Lucro não é o fator decisivo na qualidade A era da gestão moderna no superior

O Futuro da expansão Pós-graduação produz os diplomas necessários para crescer Faltam recursos e governabilidade no público Mas os pobres não podem pagar privado FIES, PROUNI e outros são a solução, mas precisam expandir

Parte 6 O Leviatã do Estado: zelo ou escravidão? "" (Camões) Grande avanço na avaliação Brasil tem hoje o sistema mais abrangente do mundo (PG e provão) Parte 6 O Leviatã do Estado: zelo ou escravidão?

O MEC, hoje e sempre… Burocracia frondosa e opaca Premia diplomas acadêmicos nas áreas profissionais O defunto era maior: Currículos engessados Mas não podemos subestimar seu papel regulador e sinalizador!

Usa mal o ENADE

A defesa vacilante dos privados Representações demais? A conivência com a pilantragem? A fraca capacidade de pressionar pelas boas causas

claudiodemouracastro@positivo.com.br www.cmcastro.com.br