Sociedade da Informação no Brasil

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Transcrição da apresentação:

Sociedade da Informação no Brasil Livro Verde

Mercado, Trabalho e Oportunidades Capítulo 2 Mercado, Trabalho e Oportunidades Rubem e Veruschka

Este capítulo está dividido em 4 etapas: Do que se trata Onde estamos Para onde vamos O que fazer

Do que se trata Difusão acelerada das novas tecnologias de informação e competição; Padrão de competição globalizado; Novas oportunidades de investimento;

Segurança, confiabilidade e velocidade Regulamentação e auto-regulamentação

Onde estamos Até recentemente a utilização de tecnologias de informação e comunicação oferecida pelo Brasil era bastante restrita. Projetos e programas têm sido desenvolvidos para incentivar essas tecnologias. No entanto, alguns problemas estão sendo enfrentados como:

Acesso a crédito e ao financiamento; Precariedade na logística; Não há legitimidade relativa à regulamentação das transações; Mão-de-obra qualificada escassa; Não há legalização para tratar das especificidades do teletrabalho;

Para onde vamos É preciso: Aumentar o número de usuários na internet brasileira; Criar condições para o desenvolvimento de inovações; Promover mecanismos de exportação de produtos brasileiros via comércio eletrônico; Promover o uso da internet como ferramenta de trabalho;

O que fazer No quadro jurídico Legalização das transações on-line e reconhecimento de assinatura digital; Mecanismos de defesa do consumidor de produtos e serviços comercializados em redes eletrônicas; Adaptações da legislação trabalhista para considerar o uso das tecnologias de informação e comunicação em especial o teletrabalho;

Ações Estruturadoras Diversificar, desburocratizar e ampliar o apoio de linhas de financiamento governamental (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal), na área das tecnologias de informação e comunicação para pequenas e médias empresas, assim como aquisição de equipamentos de acesso à internet; Apoiar ações voltadas para a capacitação das PME na elaboração de planos de negócios, como forma de melhor identificar o potencial de negócios e orientar o processo de investimento e otimização de recursos;

Outras Ações Apoiar as ações junto a entidades como Sebrae, Serpro e outras, no sentido de ampliar e fortalecer iniciativas de criação de portais de exportações voltados para as PME; Estimular a criação de oportunidades de teletrabalho para comunidades carentes, jovens, pessoas com necessidades especiais, presidiários e outros segmentos hoje excluídos ou com dificuldades de acesso ao mercado de trabalho;