“O Teletrabalho em Portugal “

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
José Rodrigues de Jesus 17.Julho.2009
Advertisements

Organização da Inspecção do trabalho em França
Notas para o Multiplicador:
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
Mercado Europeu e Ibérico Barreiras à Internacionalização
Beneficios da Integração Regional
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
A Disciplina do Mercado Electrónico na Comunidade Europeia Manuel David Masseno Porto Alegre, 13 de Junho de 2006.
A Regulação Europeia do Mercado Electrónico Manuel David Masseno Seminário Comércio Electrónico Internacional: que enquadramento normativo Beja, 11 Maio.
A protecção da Família no Código do Trabalho Português
Intervenção Social nos
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
PROTEÇÕES JURÍDICAS CONTRA DISCRIMINAÇÕES NA RELAÇÃO DE TRABALHO
Conhecendo o meu negócio para criar uma estratégia de Marketing
Repensando a Logística
A Mulher e a Legislação Brasileira
Regime da protecção dos Dados Pessoais (cont.)
RECURSOS HUMANOS RECRUTAMENTO.
Fundamentos de Economia
Responsabilidade Penal da Pessoa Jurídica
Sistema de Indicadores de Percepção Social (SIPS) INTENSIDADE E EXIGÊNCIAS NO AMBIENTE DE TRABALHO Sandro Pereira Silva IPEA/Disoc Março de 2012.
Pela Criação de um Sindicato dos Informáticos
Apresentado por Ana Paula de Jesus Almeida e Silva
Reestruturação e Consolidação de cadeias de suprimentos
© Setembro, 2009 CARTÃO EUROPEU DE SEGURO DE DOENÇA Fonte: Portal da Saúde, CE-Emprego, Assuntos Sociais e igualdade de OportunidadesPortal da SaúdeCE-Emprego,
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Teletrabalho ou Trabalho à Distancia
- TRABALHO … processo de reabilitação profissional na Inclusão Social
Quadro de Pessoal Módulo 680 Preencher os mapas dos quadros de pessoal
Transmissão do VIH Ciência, Direito e Discriminação Implicações na Discriminação Laboral e Social 4 de Fevereiro de 2009.
DESDOBRAMENTOS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO: reconhecimento da insuficiência dos meios e mecanismos jurídicos atuais para a prevenção e solução dos conflitos.
Outubro de 2008.
Carla R. Lucero Roberta Gomes Prof.: Daniella Bergamini
O objectivo da directiva é assegurar uma melhor protecção dos trabalhadores no local de trabalho, através de medidas de prevenção dos acidentes de trabalho.
Teletrabalho ou Trabalho à Distancia Designa-se por um trabalho que é realizado a distância utilizando equipamentos que permitem que o trabalho seja.
O ACESSO À INFORMAÇÃO DE SAÚDE
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Qualidade de Vida.
Direito de associação sindical
Teletrabalho ou Trabalho à Distancia Designa-se por um trabalho que é realizado à distância utilizando equipamentos que permitem que o trabalho seja.
Estrutura, recrutamento, seleção, remuneração e avaliação.
Objetivo da Aula Que ao final do módulo os alunos tenham condições de elaborar e implementar um Programa de Avaliação de Custo de Acidente - PACBA. 2.
1) O Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC (Lei nº 12
Recrutamento de Pessoal
RECRUTAMENTO de PESSOAL
Escola EB 2,3/sec. João Garcia Bacelar - Tocha.  Define o que é retribuição?  Tipo de retribuição que podem existir.  Definição de falta e o seu respetivo.
Estrutura para projeto e implantação da SOBRATT RS.
Seu Agente de Mudança..
Escola Básica 2,3 Ciclos/Secundária João Garcia Bacelar - Tocha.
A CRONOLOGIA DO SERVIÇO PúBLICO FEDERAL CIVIL
Instituições de Longa Permanência para Idosos
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS NA MANUTENÇÃO
HIGIENE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO (HSST)
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
1 João Proença Secretário Geral da UGT Universidade de Verão do PSD Castelo de Vide - 30/8/06 As Funções do Estado. Há gente a mais na Função Pública?
A Regulação do Sector Eléctrico em STP O Regime Jurídico do Sector Eléctrico Conferência sobre a Energia na CPLP MINISTÉRIO DAS INFRA-ESTRUTURAS, RECURSOS.
AUXÍLIO DOENÇA Pontifícia Universidade Católica Direito
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
A contratação colectiva
UFCD_ 133 E-Direito Formadora: Ana Atayde Trabalho realizado por Joaquim Vieira e Vítor Vieira.
Análise Crítica da Jurisprudência (SÚMULA 331 e OJ 383 TST)
Docente: Prof. Fernanda Policarpo Discentes: Bruno Pinto nº Nádia Silva nº Sofia Rodrigues nº Portalegre, 1 de Abril de 2011 MERCADO.
Campo de aplicação do Código de Defesa do Consumidor.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO 29 de Setembro de 2009 SESSÃO DE DIVULGAÇÃO “GRIPE A(H1N1)” ABSENTISMO LABORAL.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
ESTATUTO DE TRABALHADOR-ESTUDANTE Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP) Lei n.º 59/2008, de 11/9 Estatuto da Carreira Docente da Região.
Ana Paula Rosa Junho de 2016 Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho na Administração Central.
HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO
Transcrição da apresentação:

“O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja O Teletrabalho em Portugal

“O Teletrabalho em Portugal “ Nova modalidade de trabalho flexível que permitiu uma reestruturação do tempo e do espaço de trabalho com uma consequente dificuldade de distinção entre: Espaço de trabalho e espaço de lazer (casa) b) Tempo de trabalho e tempo livre “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ Teletrabalhadores: i) pessoas que através do uso regular das TIC’s desempenham as suas actividades laborais à distância da empresa/instituição/clientes para que trabalham “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ ii) as suas funções são processadas a partir… … do domicílio (teletrabalho domiciliário) …do telecentro, escritório de retaguarda ou call-center (teletrabalho agregado) … em constante mobilidade e consequente alternância dos locais de trabalho (teletrabalho móvel) “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ iii) com recurso intensivo a meios informáticos e de telecomunicações iv) e que pode revestir as modalidades de: trabalho subordinado (= Código do Trabalho – art. 165º e ss); trabalho independente (= Código Civil); Trabalho equiparado (= art. 10º CT). “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ Vantagens: Para o trabalhador: Redução das deslocações; Diminuição de custos; Trabalho ao ritmo individual; Harmonia entre a vida familiar e profissional; Aumento das oportunidades profissionais; Melhoria da qualidade de vida. b) Para as empresas: Aumento da produtividade; Transformação da estrutura de custos da empresa; Flexibilidade no planeamento/estruturação do trabalho; Recrutamento mais eficiente e objectivo. c) Para a sociedade em geral: Diminuição da poluição; Desenvolvimento regional; Flexibilidade de emprego. “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ Desvantagens: Para os trabalhadores: Isolamento social e profissional; Redução das oportunidades profissionais; Problemas familiares; Falta de legislação; O vício do trabalho. b) Para as empresas: Maior dificuldade em controlar e supervisionar o trabalho; Resistência à mudança; Diminuição da coesão no seio da empresa; Investimento em equipamentos tecnológicos. c) Para a sociedade em geral: Implicações negativas no mercado imobiliário; Vulnerabilidade face à competição de potencial trabalho e mão-de-obra estrangeira (e possível dumping laboral); Infoexclusão. “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ MAS, - Apesar de ser considerado um nova forma de trabalho em todo o mundo; É objecto de receio por parte de empregadores e trabalhadores. MESMO TENTANDO INCREMENTAR, Foram criados anúncios de emprego em sites específicos; Foi criada a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento do Teletrabalho. SUBSISTEM DIFICULDADES, Motivadas pela falta de legislação específica; Eventualmente, pela falta de divulgação e de incentivos à prestação de teletrabalho; Em interpretar e integrar o regime (face a igual ausência de jurisprudência). “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ Poder de vigilância do empregador vs direito à privacidade do trabalhador A tutela é realizada em termos gerais (art. 16º, 20º e 21º do CT) e acautelada no regime do teletrabalho (art. 170º CT) mas como fazer com um programa que controle e registe todos os passos do trabalhador quer em termos de prestação de trabalho quer em termos de correio electrónico? O CT regula as visitas a casa, delimitando inclusive horas (das 9h às 19h). MAS… Onde se situa a fronteira entre o poder de vigilância do empregador e os direitos de personalidade do trabalhador? Necessidade de normas claras e específicas; Interpretação e integração de acordo com os princípios base ao direito privado (razoabilidade, proporcionalidade) assim como os institutos de direito civil (abuso de direito, boa fé). “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ Atenta esta nova forma de estruturação da vida pessoal e profissional…. Como resolver as questões em sede de Segurança e Saúde no Trabalho? Legislação genérica (Lei nº 102/09, de 10/09) e Lei nº 98/09, de 4/09); Aplicável aos teletrabalhadores; Artigo 169º, nº 1 (igualdade de tratamento) do CT; A questionar: Quem paga as despesas extra decorrentes da adaptação do local de trabalho (domicílio) às exigências legais relativas, por exemplo, ao ambiente de trabalho? Como “redesenhar” o regime dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais? “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja

“O Teletrabalho em Portugal “ ….continuar a trabalhar! “O Teletrabalho em Portugal “ Marlene Mendes – Instituto Politécnico de Beja