COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Fundação Roberto Marinho
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
TAREFAS SOLICITADAS NO ÚLTIMO ENCONTRO
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
SÉCULO XX.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
CONSELHO DE CLASSE CADEP
Planejamento - Professor
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Características de um bom professor de biologia
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O papel do conteudista.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
A Função do Professor Articulador
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
TUTORIA 2013 “ (…) Educar para a paz implica ensinar a reconhecer o outro, a escutar os seus argumentos, a entender as suas limitações, a negociar com.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
3ª Coordenadoria Regional de Educação
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Gestão Pedagógica Miriam Godoi
Etapas de uma sequência didática
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
1ª Formação de Professores Coordenadores
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Organização e desenvolvimento do HTPC
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
Termo de Terminalidade
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

COMO ORGANIZAR A ROTINA SEMANAL DO(A) COORDENADOR(A) PEDAGÓGICO(A)

ROTINA PEDAGÓGICA - CONCEITO A rotina pedagógica é uma seqüência que visa à organização do tempo escolar e apóia-se na reprodução diária. Contudo, não há rotina fixa predeterminada. Deve ser pensada de acordo com as especificidades e os objetivos do trabalho de cada Coordenador Pedagógico e do projeto político pedagógico da escola.

CLASSIFICAÇÃO DAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO Retirado do texto: Plano de trabalho do Coordenador pedagógico. Disponível no Blog da 8º CREe. PREVENTIVA: consiste sempre em procurar a melhoria do processo ensino-aprendizagem. CONSTRUTIVA: de maneira positiva e cooperativa procurar sempre auxiliar o corpo docente a superar suas dificuldades. CRIATIVA: estimular habilidades individuais de cada um, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino. Entre esses conhecimentos, estão as novas tecnologias de informação e comunicação, ou as novas mídias, que serão amplamente usadas pelos educadores;

O QUE NÃO PODE FALTAR NA ROTINA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA Por: Maria Aparecida Silveira Coordenadora Pedagógica Regional do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (ICEP); pós-graduada em metodologia do Ensino Superior. 1. Reunião de Formação Tem como objetivo principal construir coletivamente respostas para os problemas pedagógicos enfrentados pelo grupo. 2. Observação e acompanhamento do trabalho docente Consiste em: Assessorar o planejamento, de forma sistemática e coletiva, em consonância com as diretrizes curriculares; Acompanhar o trabalho do professor na sala de aula centrando-se especificamente nos problemas didáticos e posteriormente, ter uma reunião individual com o professor para dar devolutivas orais e escritas e, juntos planejarem intervenções para a superação dos problemas. O conteúdo da observação pode também ser usado na formação coletiva, a fim de tratar os pontos que foram evidenciados.

4. Planejamento da formação 3. Acompanhamento Precisa reservar em sua rotina um tempo para avaliar os planos de ensino, projetos e seqüência didáticas, planos de aula, atividades, produções e cadernos dos alunos, atividades avaliativas e registros. Deverá estabelecer o dia da semana em que receberá o material e o devolverá com as observações. 4. Planejamento da formação O CP vai elaborar e rever periodicamente o projeto de formação e montar as pautas de cada reunião. Em geral, para essa tarefa, é necessário estudar e pesquisar referências bibliográficas e videográficas. 5. Organização do acervo O Projeto Político Pedagógico, os planos anuais dos cursos, os projetos e as seqüências didáticas, os portfólios e as avaliações, entre outros, são documentos de trabalho para CP. Portanto, devem estar sempre em ordem para serem consultados e servirem para a montagem do acervo e da memória pedagógica da instituição. 6. Planejamento e estudo das práticas formativas Estudar, investigar e planejar práticas formativas, a fim de atingir os objetivos do projeto de formação, são procedimentos que demandam tempo. O CP precisa ver vídeos que pretende 6. Produção de registros Relatório das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP.

8. Reunião com alunos e professores tematizar, aprofundar seus conhecimentos sobre estratégias a serem usadas e o conhecimento didático específico para ajudar os professores a compreenderem melhor o objeto de ensino e a maneira de ensinar. 7. Produção de registros Relatórios das observações de sala de aula e das análises dos planos dos professores precisam ser registrados por escrito, tanto para dar devolutivas quanto para o próprio planejamento do CP. Assim, cabe a ele organizar o portfólio da formação, bem como o de cada professor, pois isso o ajuda no acompanhamento da formação continuada. 8. Reunião com alunos e professores Observar e avaliar os alunos, sempre em parceria com os professores, a fim de planejar o apóio pedagógico necessário ou mesmo comunicar aos estudantes os aspectos em que precisam melhorar. E ainda, promover a autoavaliação dos alunos.

CONSTRUÇÃO DA ROTINA DE TRABALHO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Nome da escola: ________________________________________________________________________________ Cidade-estado: __________________________________________________________________________________ Nome do(a) coordenador(a): ______________________________________________________________________________ Segmento que acompanha na U.E. ________________________________________________________________________ PROPOSTA DE ROTINA SEMANAL PERÍODO: ____/____/____ A ____/____/____ Dia/Período Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Manhã Lazer/Vida cultural ,espiritual e afetiva Lazer/Vida cultural,wespiritual e afetiva Tarde Lazer/Vida cultural, espiritual e afetiva Lazer/Vida cultural,esperitual e afetiva Noite Lazer/Vida cultural,espiritual e afetiva Lazer/Vida cultura,espiritual e afetiva

Avance Sempre “...Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena. Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios...” Autor desconhecido Salmos, 27:14 - Espera pelo Senhor, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo Senhor. clajoci@hotmail.com