Sociologia das Organizações

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Taylorismo Fordismo e Pós-Fordismo
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA de TAYLOR
Administração Aula 02 Jorge Surian
Teorias da Administração
Abordagem Clássica da Administração Frederick Winslow Taylor,
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Frederick Winslow Taylor
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagens do trabalho.
Revisão das Teorias Da Administração.
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
FREDERICK TAYLOR ( ) Americano de familia enriquecida no comércio com a India Interrompeu seus estudos em Havard para trabalhar como aprendiz.
AULA 3: EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE PRODUÇÃO
FREDERICK WINSLOW TAYLOR
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
Teoria Geral de Administração
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Indústria Do artesanato ao robô.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA A ORGANIZAÇÃO E A EMPRESA MODERNA NASCERAM DEVIDO A: - RUPTURA DAS ESTRUTURAS CORPORATIVAS DA IDADE MÉDIA; - O AVANÇO TECNOLÓGICO, PROGRESSOS.
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Administração Científica
Aula 03: Administração Científica - Taylor
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
O que é Administração? Definições:
Escola Clássica da Administração
Organização Racional do Trabalho
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Teoria Geral da Administração
Teoria geral da administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Introdução à Engenharia de Produção ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Teoria da Administração Científica
SHOP MANAGEMENT.
Faculdade Estácio de Sá
Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor
Administração da produção pela filosofia tradicional
Administração Científica
RESTROSPECTIVA SOBRE A HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
É o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro americano Frederick Taylor, que é considerado o pai da administração científica. Caracteriza-se.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Evolução da Teoria Administrativa
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
O MUNDO DO TRABALHO (Borges & Yamamoto in Zanelli, Borges-Andrade & Bastos - Capítulo I).
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA DE TAYLOR
Administração Científica
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Escola da Administração Científica
Fundamentos de Gestão Equipe: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teorias Organizacionais
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
TAYLORISMO FORDISMO AUTOR E PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Teoria da Administração Científica Taylorismo
Fordismo Henry Ford.
FREDERICK WINSLOW TAYLOR Administração Científica
ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Sociologia das Organizações Taylor e os princípios da administração científica PARTE I

Frederick Winslow Taylor( 1856/1915) fundador da Administração Científica. Nasceu na Pensilvânia, EUA. Família Quaker, educação básica rígida e disciplinada com conhecimentos de francês e alemão. Com 18 anos aprovado em Direito (Harvard), mas começou a trabalhar como operário em uma metalúrgica da Filadélfia. Carreira (1878 a 1884): Operário a engenheiro chefe.

Administração de Oficinas (Shop Manager) O livro foi publicado em 1903. A obra mostra as técnicas de racionalização do trabalho do operário. Princípios: O Objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos unitários dede produção; Para realizar isto, a administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados;

Os empregados devem ser cientificamente colocados em seus postos com materiais e condições de trabalho adequados; Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida; Administração precisa criar uma atmosfera de íntima e cordial cooperação com os trabalhadores, para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

Livro Princípios de Administração Científica (1911) A racionalização do trabalho operário deveria ser acompanhada de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios.

Para Taylor,as industrias de sua época padeciam de três males: Vadiagem sistemática dos operários; Desconhecimento, pela gerência, das rotinas de trabalho e do tempo necessários para sua realização; Falta de uniformidade das técnicas e métodos de trabalho.

Vadiagem sistemática dos empregados O engano disseminado entre os trabalhadores,de que o maior rendimento do homem e da máquina provoca desemprego; O sistema defeituoso da administração que força os operários à ociosidade no trabalho a fim de proteger seus interesses; Os métodos empíricos ineficientes utilizados nas empresas, com os quais o operário desperdiça grande parte de seu esforço e tempo.

Taylor: a Administração Científica é uma evolução e não uma teoria. Ela é composta por 75% de análise e 25% de bom senso. Taylor considera o operário como irresponsável, vadio e negligente, por isso ele se preocupou em criar um sistema educativo baseado na intensificação do ritmo de trabalho em busca da eficiência empresarial.

Administracão como ciência Para Taylor, a organização e a Administração devem ser estudadas e tratadas cientificamente. A improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à Ciência.

Elementos de aplicação da Administração Científica Estudo de tempos e padrões de produção; supervisão funcional; padronização de maquinas, ferramentas, instrumentos e materiais; planejamento do desenho de tarefas e cargos; prêmios de produção pela execução eficiente das tarefas; definição da rotina de trabalho;

Princípio da exceção: Alta Administração=>concentração nas tarefas estratégicas. Pessoal operacional => concentração nas tarefas padronizadas e de rotina.

Características da Administração Científica Ciência em lugar do empirismo; Harmonia em vez de discórdia; Cooperação, não-individualismo; Máxima produção e não-restrição de produção; Desenvolvimento de cada indivíduo para sua máxima eficiência e prosperidade.

Organização Racional do Trabalho ORT: substituição dos métodos empíricos e rudimentares pelos métodos científicos. A organização Formal do Trabalho se fundamenta em: a) Analise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos; b) Estudo da fadiga humana; c) Divisão do Trabalho e especialização do operário; d) Desenho de cargos e de tarefas; e) Incentivos salariais e prêmios de produção;

f) Conceito de homo-economicus; g) Condições ambientais de trabalho, como iluminação,conforto, etc; h) Padronização de métodos e maquinas; i) Supervisão funcional;

Racionalização do tempo e dos movimentos Elimina movimentos inúteis e os substitui por outros; Racionaliza a seleção e treinamento do pessoal; Melhora a eficiência do operário e o rendimento da produção; Distribui uniformemente o trabalho,para que não haja períodos de falta ou excesso de trabalho; Oferece base uniforme para salários eqüitativos e prêmios de produção.

Objetivos do estudo dos tempos e movimentos Eliminação de todo o desperdício de esforço humano; Adaptação dos operários à própria tarefa; Treinamento dos operários para melhor adequação a seus trabalhos; Maior especialização de atividades; Estabelecimento de normas detalhadas de execução do trabalho.

A fadiga como redutor da eficiência O estudo dos movimentos tem uma tripla finalidade: a) Evitar movimentos inúteis na execução de uma tarefa; b) Executar o mais economicamente possível,do ponto de vista fisiológico os movimentos úteis; c) Dar aos movimentos uma série apropriada. O estudo dos tempos e movimentos baseia-se na anatomia e fisiologia humanas.

Princípio da divisão do trabalho A divisão do trabalho e a especialização do operário aumentam a produtividade. As tarefas não são apenas divididas entre muitos funcionários, mas são, principalmente, executadas em série.

Cargos e tarefas Tarefa: toda atividade executada por uma pessoa no seu trabalho dentro da organização. Cargo : o conjunto de tarefas. Desenhar um cargo: especificar seu conteúdo (tarefas),os métodos de executar as tarefas e as relações com os demais cargos existentes.

A simplificação no desenho dos cargos permite as seguintes vantagens: a) admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores, reduzindo os custos de produção; b) minimização dos custos de treinamento; c) redução de erros na execução, diminuindo os refugos e rejeições; d) facilidade de supervisão; e) aumento da eficiência do trabalhador;

Homo economicus Toda pessoa é concebida como influenciada exclusivamente por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Condições de trabalho Com relação às condições de trabalho, administração científica se preocupa com: adequação de instrumentos e ferramentas de trabalho e de equipamento de produção; arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar a produção; melhoria do ambiente físico de trabalho; projeto de instrumentos e equipamentos especiais.

Padronização Padronização dos métodos e processos de trabalho, com a padronização das maquinas e equipamentos, ferramentas e instrumentos de trabalho, matérias-primas e componentes com o objetivo de reduzir a variabilidade e a diversidade no processo produtivo e daí, eliminar o desperdício e aumentar a eficiência. Padrão é uma unidade de medida adotada e aceita comumente como critério.

Supervisão e administração funcional A administração funcional: dividir o trabalho de maneira que cada homem, desde o assistente até o superintendente, tenha que executar a menor variedade possível de funções.

PRINCIPIOS DE ADMINISTRAÇAO CIENTÍFICA Para Taylor ,a gerencia deve seguir quatro princípios: 1.Princípio de planejamento: Substituir no trabalho o critério individual do operário por métodos baseados em procedimentos científicos. Substituir a improvisação pela ciência,através do planejamento do método de trabalho. 2.Princípio de preparo: Selecionar cientificamente os trabalhadores de acordo com suas aptidões e prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado. Preparar máquinas e equipamentos através de arranjo físico.

3.Princípio de controle: Controlar o trabalho para se certificar de que este está sendo executado de acordo com os métodos estabelecidos e segundo o plano previsto. 4.Princípio da execução: distribuir distintamente atribuições e responsabilidades.

PRINCIPIOS DE EFICIÊNCIA DE EMERSON: Harrigton Emerson (1853-1931) foi um engenheiro que simplificou os métodos de trabalho e desenvolveu os primeiros trabalhos sobre seleção e treinamento de empregados: 1.Traçar um plano bem definido,de acordo com os objetivos; 2.Estabelecer o predomínio do bom senso; 3.Oferecer orientação e supervisão competentes; 4.Manter disciplina;

PRINCIPIOS DE EFICIÊNCIA DE EMERSON: 5.Impor honestidade nos acordos,ou seja,justiça social no trabalho; 6.Manter registros precisos, imediatos e adequados; 7.Oferecer remuneração proporcional ao trabalho; 8.Fixar normas padronizadas para as condições de trabalho; 9.Fixar normas padronizadas para o trabalho em si; 10.Fixar normas padronizadas para as operações;

PRINCÍPIOS BASICOS DE FORD HENRY FORD,(1863-1947): Fundou sua primeira fábrica de automóveis em 1899 que logo foi fechada. Não desanimou e em 1903, fundou a Ford Motor Co. A condição-chave da produção em massa é a simplicidade.

Três aspectos são fundamentais: 1. A progressão do produto através do processo produtivo e planejada,ordenada e contínua; 2. O trabalho é entregue ao trabalhador em vez de deixá-lo com a iniciativa de ir buscá-lo; 3. As operações são analisadas em seus elementos constituintes.

FORD adotou três princípios básicos: 1.Princípio da intensificação: diminuir o tempo de duração com o emprego imediato dos equipamentos, matéria- prima e rapidez na comercialização.

Princípio da Economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação, fazendo com que o automóvel fosse pago à empresa antes de vencido o prazo de pagamento da matéria-prima adquirida e dos salários. A velocidade de produção deveria ser rápida.

3. Princípio da produtividade: Aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização e da linha de montagem.

Fordismo Ford adotou uma abordagem revolucionária na fabricação de automóveis, utilizando princípios da administração científica. Após muito estudo, máquinas e trabalhadores foram colocados em seqüência na fábrica de Ford de modo que um automóvel pudesse ser montado sem interrupções ao longo de uma linha de produção móvel.

Utilizava-se energia mecânica e uma esteira para extrair o trabalho dos trabalhadores. Os custos caíram significativamente e o Modelo-T tornou-se o primeiro carro accessível a maioria dos americanos (custava U$$500,00) e Ford dominou o setor por muitos anos. Em 1914 Ford estabeleceu o salário-mínimo de 5 dólares por dia de 8 horas de trabalho, quando na maioria dos países a jornada era de 10 ou 12 horas.

Princípios norteadores 1. Fazer as coisas da melhor maneira possível; 2. Distribuir com clareza as responsabilidades; 3. Escolher os servidores mais capazes, não importa a que preço; 4. Deduzir os juros na apreciação dos lucros; 5. Progredir sempre para não retroagir (em relação ao competidores que progridem).

Mundo empresarial fordista Grandes conglomerados Ford e Taylor: Cultura da disciplina e da repetição. Produção em massa de bens Grandes estoques Controle de qualidade pós-produção Voltado para o recurso Foco no uso dos músculos Pouca ou nenhuma experiência de aprendizagem

Pós-fordismo (a partir dos anos 1980) Diminuição do tamanho das empresas através de: Automação Interligação (informática) Comunicação (novas formas) Produção flexível Sem estoques Controle de qualidade integrado ao processo produtivo Voltado para o cliente

Pós-fordismo (a partir dos anos 1980) Foco no uso do cérebro Aprendizagem no trabalho (Aprender é uma tarefa para toda a vida!)