TEORIAS ORGANIZACIONAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Da Administração de Recursos Humanos à Gestão de Pessoas MOTTA , Fernando C. Prestes e VASCONCELOS, Isabela F.
Advertisements

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
LINHA DO TEMPO AUTORES AUTOCRÁTICOS PROFESSORES DE TGA.
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Taylor e Fayol.
Teoria Clássica da Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DEFINIÇÃO DE CARGOS / JOB DESIGN
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
PRINCIPAIS IDÉIAS 1900 – – Escola Clássica
Administração – Principais correntes
Burocracia X Estruturalismo
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Revisão das Teorias Da Administração.
  ORGANIZAÇÕES.
APO Administraçao por objetivo
Desenvolvimento organizacional
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Qualidade em Serviços de Informação
PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Científica
APRESENTAÇÃO Francês ( ); Engenheiro de minas;
Henri Fayol Engenheiro de minas e administrador francês, Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, a.
ADMINISTRAÇÃO CLÁSSICA (Fayolismo) Henri Fayol ( )
Professora: Desiree Blum Menezes, MSc. (Fundamentos da Administração)
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
“Psicossociologia das Organizações”
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Princípios da Liderança.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Principais contribuições inovadoras dos mais importantes pontos de vista ClássicoFoca-se na necessidade de uma abordagem científica. Aponta para o facto.
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Administração de Recursos Humanos II
Burocracia.
Gestão em saúde Bruno Silva
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Teoria Geral da Administração
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA E CLÁSSICA
Modelos de Gestão/Clássicos de organização
Teoria do Desenvolvimento organizacional
Teorias administrativas
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Teoria Clássica Origens
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
Teoria Geral da Administração Capítulo 04 1º PERÍODO – AULAS 05 e 06
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
CRIAÇÃO DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
Organização – conceitos introdutórios
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Alianças Estratégicas.  Henri Fayol 1841 – 1925.
Disciplina: TGA Professora: Sandra Mara Tenchena Autor: Idalberto Chiavenato Profª Ms. Sandra Mara Tenchena.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Servidor como Agente da Ação Estatal
TEORIA CLÁSSICA MÓDULO 6.
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 06
TGAI1 A BUROCRACIA É A ORGANIZAÇÃO RACIONAL E EFICIENTE POR EXCELÊNCIA MODELO BUROCRÁTICO DAS ORGANIZAÇÕES MAX WEBER – INGRESSOU COM DEZOITO.
ADMINISTRAÇÃO ORIGEM EVOLUÇÃO E
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
Transcrição da apresentação:

TEORIAS ORGANIZACIONAIS Organização e gestão do trabalho O desenvolvimento organizacional nada mais é que as mudanças que ocorrem dentro de uma organização em que as organizações devem voltar-se mais para as pessoas do que para as técnicas e recursos, para conseguir uma maior capacidade de realizar as mudanças necessárias ao desenvolvimento organizacional.

O Desenvolvimento Organizacional é uma resposta da organização às mudanças. É um esforço educacional muito complexo, destinado a mudar atitudes, valores, comportamentos e a estrutura da organização, de tal maneira que esta possa adaptar-se melhor às novas conjunturas, mercados, tecnologias, problemas e desafios que estão a surgir em crescente progressão

Evolução das teorias de organização e gestão do trabalho Organização Científica do Trabalho Taylor – 1920 DIVISÃO DE RESPONSABILIDADES MÉTODOS CIENTÍFICOS DE ORGANIZAÇÃO – TEMPOS E MOVIMENTOS SELECÇÃO DA PESSOA ADEQUADA ESPECIALIZAÇÃO DA TAREFA CONTROLO DO DESEMPENHO INCENTIVO À PRODUÇAÕ PELO PAGAMENTO

PRINCÍPIOS GERAIS DE ADMINISTRAÇÃO FAYOL (1920) DIVISÃO DO TRABALHO AUTORIDADE E RESPONSABILIDADE DISCIPLINA UNIDADE DE COMANDO E DIRECÇÃO SUBOEDINAÇÃO DOS INTERESSES INDIVIDUAIS AOS COLECTIVOS REMUNERAÇÃO JUSTA E GARANTIDA CENTRALIZAÇÃO CADEIA ESCALAR (HIERÁRQUICA) ORDEM EQUIDADE ESTABILIDADE E DURAÇÃO INICIATIVA (ASSEGURAR UM PLANO) ESPÍRITO DE CORPO / HARMONIA

CARACTERÍSTICAS DA BUROCRACIA MAX WEBER (1940) HIERARQUIA DE FUNÇÕES SISTEMA PREVIAMWENTE DEFINIDO DE REGRAS E PROCEDIMENTOS CONDUTA FORMAL E IMPESSOAL CONTRATAÇÃO E PROMOÇÃO NA BASE DA COMPETÊNCIA TÉCNICA E DESEMPENHO ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO E ESPECIFICAÇÃO DE RESPONSABILIDADES SEPARAÇÃO ENTRE OS INTERESSES DA ORGANI ZAÇÃO E OS INTERESSES DOS EMPREGADOS

Evolução das Formas de Organização do trabalho Rotação nos Postos de Trabalho Alargamento das Tarefas Enriquecimento do trabalho Trabalho em Equipa Equipas Semi -Autónomas Círculos de Qualidade Tele-Trabalho

Factores de Evolução das Formas de Organização do trabalho SOCIAIS – EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA – MASSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO – CONCORRÊNCIA – GLOBALIZAÇÃO – ALTERAÇÃO NOS CRITÉRIOS DO MERCADO ORGANIZACIONAIS – MOTIVAÇÃO DOS TRABALHADORES – PRODUTIVIDADE – FLEXIBILIDADE DA MÃO-DE-OBRA – QUALIDADE – FLEXIBILIDADE DA PRODUÇÃO

VARIEDADE ÓPTIMA DE TAREFAS TAREFAS RELACIONÁVEIS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO – PRINCÍPIOS VARIEDADE ÓPTIMA DE TAREFAS TAREFAS RELACIONÁVEIS AMPLITUDE ÓPTIMA DO CICLO DE TRABALHO PADRÕES QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS INFORMAÇÃO DOS RESULTADOS INCLUSÃO DE TAREFAS AUXILIARES PATRÃO MERECEDOR DE RESPEITO PROXIMIDADE DA EMPRESA E DOS CONCORRENTES PARA O MESMO PRODUTO CANAIS DE COMUNICAÇÃO INTERNOS