Reuniões de Trabalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROPOSTA PARA O PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO PARPA II
Advertisements

Processos e regras de base
Melhoria do Planeamento e Gestão das Organizações da Pesca Artezanal
Trabalho em grupo.
Participação – a Mudança em Nossas Mãos!
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Apresentação da proposta do
Gerenciamento de Projetos
DISSERTAÇÃO Como concluir???????.
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Reuniões de Trabalho.
Qualidades profissionais
DINÂMICA de GRUPOS SEGUNDA PARTE.
ordenamento do território e urbanismo
Administração Estratégica
Introdução aos Estudos Linguísticos
Sérgio Elias Vieira Cury
TÉCNICAS DE REUNIÃO.
Sugestões para tirar Apontamentos nas Aulas
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE GRUPOS APOIO FRATERNO
LIDERANÇA Capacidade de inspirar, motivar e movimentar pessoas a atingir e superar metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. Transformar.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
Trabalho em Equipe O trabalho em equipe é um processo baseado em princípios e valores que estão claramente definidos e entendidos. O verdadeiro trabalho.
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Tipos de Reuniões de Trabalho
Descomplicando a Secretaria Secretaria UCOB
Excelência no Compromisso
Curso de Chefes de Equipa 2008
Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto
A divulgação dos resultados/ deliberações
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Roteiro de condução da reunião
Planejamento PNAIC 2014.
O DEBATE.
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Agosto de 2008 TÉCNICAS PARA TRABALHAR EM EQUIPE J. Cordeiro.
Algumas Técnicas Profa. Lillian Alvares, Faculdade de Ciência da Informação, Universidade de Brasília.
As Atribuições do Conselho Fiscal
CV cronológico Apresenta, cronologicamente, a experiência profissional do candidato Estrutura-se, normalmente, da experiência mais antiga para a mais recente.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA - ANVISA 27ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo da Anvisa Brasília, 6 de dezembro de 2007.
TÉCNICAS DE ENSINO.
ASSOCIAÇÕES.
“Em busca da Excelência” Associação Planalto Central – Agosto 2013
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
ÁREA PROJECTO.
Curso de Chefes de Equipa 2008 Conselho de Chefes de Equipa.
SEMINÁRIO O PAPEL DO CONSELHO FISCAL Salim Omar 6 de Outubro de 2011
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
Adequação discursiva.
Organização Judiciária e Práticas Registral/Notarial Secretarias Judiciais Composição e Funções Módulo 5.
1 Propostas de alterações dos Anexos Secretariado CITES.
Superintendência de Colegiados
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
A ENTREVISTA FORMA PRIVILEGIADA DE COMUNICAR. A ENTREVISTA Entrevista individual – Um entrevistador e um entrevistado. Entrevista individual – Um entrevistador.
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Metodologia Científica
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
Apontamentos sugestões e orientações práticas. Apontamentos nas Aulas Esta tarefa irá permitir-te estar mais atento e mais concentrado na aula. O registo.
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
A escrita científica / académica A escrita técnica
Modelização do sistema – Envolvimento da Direcção Concepção e desenvolvimento; Direcção da empresa Técnicos de RH / DRH Questões; Decisões.
II. O SECRETÁRIO DA MESA DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL ENQUANTO MEMBRO DA MESA DO ÓRGÃO DELIBERATIVO MUNICIPAL: MIGUEL RAMOS, Advogado & Consultor Jurídico.
Escola Secundária de Felgueiras Conselho de Directores de Turma Cursos Científico - Humanísticos Coordenadora de DT de Ensino Secundário Ofélia Ribeiro.
VANTAGENS DAS COMISSÕES Trabalhar melhor as idéias Todos participam Produzir decisões equilibradas Aumenta a responsabilidade dos participantes Fortalece.
Transcrição da apresentação:

Reuniões de Trabalho

Reuniões As reuniões permitem a um grupo de pessoas com um interesse ou objectivo comum aproveitar eficazmente as capacidades e ideias dos participantes e chegar a um consenso relativamente á tomada de decisões.

As Finalidades das Reuniões são: A dar e/ou a recolher informações; A apresentar resultados; A resolver problemas; A tomar decisões; A convencer, levar a aceitar uma proposta/uma ideia/um produto/ um serviço.

Tipos e espécies de Reuniões Quanto á perioridade: - Periódicas – diárias, semanais, mensais, anuais; - Pontuais – análise de projectos, incidentes críticos, etc.

Quanto ao âmbito: - de grupo restrito; - de plenário. Quanto á natureza: - Privadas; - Públicas.

Quanto aos objectivos: - Assembleias Gerais; - Reuniões de Administração; - Reuniões de Conselho Fiscal; - Reuniões de Direcção; - Reuniões de Departamento/Sector; - Reuniões de Vendedores; - Reuniões de Negócios; - “Briefrings”; - “Workshops”.

Assembleias Gerais Assembleia é um conjunto de pessoas que, reunidas em nome próprio, ou actuando como representantes de outrem, têm competência legal para discutir os problemas que lhe são próprios e sobre eles emitir paracer.

Interlocutores Os participantes de uma reunião devem ser objectivos, dinâmicos e disciplinados; ter iniciativa, confiança em si mesmos e espírito aberto; mostrar prudência e criatividade, isto para prender a atenção dos ouvintes; despertar interesse e convencer os receptores.

Compete ao Director Definir o problema; Dar inicio á discussão; Estimular, dirigir e manter a disciplina; Certificar-se de que tudo é bem compreendido e nada é omitido; Fazer as súmulas necessárias; Elaborar a síntese final.

Regras base de uma Reunião O trabalho deve ser organizado, dirigido e controlado. Os participantes devem falar um de cada vez; Devem ser respeitadas as normas básicas e evitar ferir as sensibilidades dos outros; Convém evitar juntar pessoas com um passado de grandes choques pessoais;

Deve-se falar com simplicidade e objectividade, evitando palavras abstratas e esquemas coomplicados; Ao mostrar os dispositivos, deve-se fazer uma pausa para dar tempo ás pessoas de os ler, e este deve ser retirado após a sua utilização; Deve-se estabelecer a situação de interacção para aumentar o êxito da reunião.

Local de Trabalho O local deve ser adaptado ao tipo de reunião (distribuição dos espaços, mesas e cadeiras, suportes lo logísticos). As condições de iluminação, temperatura, arejamento e climatização devem ser apropriadas ás circunstancias.

Documentação A documentação necessária a uma reunião depende necessariamente das finalidades com que esta é realizada e do teor da Agenda/ Ordem de trabalhos. Convém assim, distribuir aos participantes os documentos de consulta e informativos.

Tomada de Notas A tomada de notas é essencial no trabalho so Secretariado, especialmente na preparação das reuniões e no seu decurso. Deve ser feita de forma clara, esquematizada e sem frases.

As notas que se tomam durante uma reunião Das presenças e ausências, convindo anotar os atrasos e as saídas antes do final da reunião; Da hora de inicio e de fim da reunião; Dos assuntos abordados e das decisões tomadas; Das deligências a efectuar na sequência da reunião.

Actas Os assuntos tratados numa reunião ou assembleia são registados em livro próprio, podendo as decisões tomadas ser dadas a conhecer através de comunicados internos ou publicados na imprensa.

Elementos a constar na Acta Natureza da reunião; Dia, mês, ano e local da sua realização; Hora de inicio e encerramento; Identificação do presidente da reunião; Membros presentes e ausentes; Enumerações sequencial dos assuntos abordados e das propostas, alterações e/ou decisões tomadas em relação a cada um; Em caso de votação, o resultado respectivo e a declaração de voto, quando solicitada.

FIM Trabalho realizado por: Sara Gonçalves n.º16.