Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Educação do Nosso Tempo
Advertisements

Universidade Católica
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Engenharia Ambiental Engenharia Ambiental.
ENGENHEIRIA DE PRODUÇÃO
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Engenharia de Minas.
Bacharelado em Ciência e Tecnologia da UFERSA: Aspectos Gerais
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA POLITÉCNICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Gestão Socioambiental no Brasil
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
A Cadeia Produtiva do Etanol
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Lei Art 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:
EXERCÍCIO PROFISSIONAL EM ARBORIZAÇÃO URBANA
PROJETO “reinventando o ensino médio”
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
Curso Técnico em Meio Ambiente
MBA FORMAÇÃO DE AUDITORES AMBIENTAIS
Conhecer a nossa história
Estudo de Impactos Ambientais
Reunião Anual de Avaliação dos PRH´s N-NE 2012, Natal/RN, 10 de Outubro PRH-ANP 14:ENGENHARIA DE PROCESSOS EM PLANTAS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL Coordenador:
Faculdade de Ciências Contábeis
Samara Pereira Docente FSA/Assistente Social do IFPI
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Profª: Cristiane M. Zanini
Ações na interface educação/pesquisa pelo Grupo de Física e Meio-Ambiente da UFMT Prof. Sérgio Roberto de Paulo – Depto. de Física-UFMT.
Grupo 1 Empreendimento Imobiliário O plano de educação ambiental deveria incluir duas partes: (a) sistematização do conhecimento técnico-científico sobre.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
O esgotamento dos recursos naturais como limite ao crescimento
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ciências Exatas e da Terra Programa de Formação de Recursos Humanos em Geologia, Geofísica e Informática.
HIDRÁULICA e SANEAMENTO
CTR Nova Iguaçu.
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
U NIVERSIDADE DE S ÃO P AULO E SCOLA S UPERIOR DE A GRICULTURA “L UIZ DE Q UEIROZ ” Projeto Político Pedagógico do curso de Gestão Ambiental.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
Mapa Conceitual do Curso de Biomedicina
Política Nacional do Meio Ambiente
FÁBIO AHNERT DIRETOR DE RECURSOS HÍDRICOS
Qualificação Profissional
Políticas Sustentáveis A Terra funciona como um sistema: atmosfera, água, terra, biodiversidade e sociedade humana estão complexamente interligados.
OCEANOGRAFIA.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA QUAL É O PAPEL DA AIA? “QUALQUER ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO MEIO AMBIENTE, CAUSADA.
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Desafios e Benefícios de um
Parte III Gestão Ambiental.
Ambiente Natural do Marketing
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Proposta Estrutura Organizacional Comissão do Consuni: Dagoberto Almeida Edson Pamplona José Alberto Marcel Parentoni Marcos Aurélio.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Política nacional do MA Lei 6938/81. Estabelece política: articulação de objetivos e meios Complementada pela legislação e desenhos institucionais. (Lei.
SOEBRAS ASSOCIAÇÃO EDUCATIVA DO BRASIL INSTITUTO SUPERIOR TECNOLÓGICO REGIONAL - INTER DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL “Grade Curricular Geral”
AVENIDA LITORÂNEA, S/N - CAMPUS PRAIA VERMELHA BOA VIAGEM - NITERÓI - RJ TEL. (0XX21) FAX (0XX21) WEBSITE:
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Senado Federal Comissão de Serviços de Infraestrutura Painel: "Eletricidade Alternativa” “Energia e Desenvolvimento do Brasil” Programa para
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
Entidade Coordenadora do Sistema de Gestão Ambiental e dos Recursos Hídricos do Estado do Paraná.
Transcrição da apresentação:

Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo Engenharia Ambiental Prof. Dr. José Ângelo Sebastião Araújo dos Anjos Geólogo

A Engenharia Ambiental É um curso da área das Ciências Exatas, destinado a formação de técnicos e pesquisadores. O Curso dedica-se à formação de profissionais capazes de: Gestão Ambiental de atividades na industria (CTGA, PRADs, Auditoria e Perícia Ambiental); Avaliar e minimizar os impactos ambientais indesejáveis (EIA/RIMA, remediações de sítios); Gestores Públicos (Secretárias de MA, ONGs e Universidades).

A ENGENHARIA AMBIENTAL Cresceu a partir da Engenharia Civil-Sanitária, acrescida por: Química Biologia Geologia Hidrologia Legislação e Educação Economia Curso criado pelo MEC (Portaria 1.693/94). BAHIA Engenharia Ambiental e Sanitária na Ufba; Engenharia Ambiental FTC (Salvador, Feira e Itabuna); Engenharia Ambiental na Trabuco; Engenharia Ambiental na Famec (Camaçari). Engenharia Ambiental Unifacs (2006)

Disciplinas O núcleo básico: Matemática, Física, Química, Biologia e Ciências Sociais. O núcleo de formação profissional: Ciências da Terra (geologia, hidrologia, solos, sensoriamento remoto, etc.), Gestão Ambiental (recuperação de áreas degradadas, licenciamento ambiental, monitoramento e auditoria ambiental, etc.), Ecologia (ecossistemas, ecologia aplicada, etc.), Energia alternativa (Biomassa, PCHs, Eólica e Biodisel) Climatologia (Mudanças Climáticas) Metodologia e de Processos (poluição, análise de sistemas e modelagem ambiental, operações unitárias e cadeias produtivas). O núcleo de disciplinas optativas serão escolhidas pelo estudante nos últimos semestre do curso.

Área de Atuação A área de atuação para estes profissionais é representado por diferentes níveis da administração pública e privada, como por exemplo: centros de pesquisa nos níveis federal, estadual e municipal; órgãos executores de gerenciamento e controle de meio ambiente nos níveis federal, estadual e municipal; agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária; universidades públicas ou privadas e demais estabelecimentos de ensino; comitês e agências de bacias hidrográficas; indústrias com atuação nas mais variadas atividades; empresas de consultoria e de prestação de serviços; e profissional autônomo.

Mercado de Trabalho O mercado de trabalho requer profissionais com elevada competência técnico-científica. Em função da conscientização da sociedade à problemática ambiental e a busca de qualidade pelas empresas, tem aumentado significativamente a procura de especialistas.

Mercado de Trabalho Recentemente o IBAMA abriu edital para a contratação de 500 profissionais na área de meio ambiente, com salários de R$2.6000,00 reais. Essa é uma das poucas áreas em que a oferta de trabalho é maior do que a procura (Especialistas, mestres e doutores).

Componentes da Crise Ambiental (Cenário Global)

População

Recursos Naturais Água

Combustível Fossíl Minério Recurso Florestal

Poluição Resíduos Sólidos Poluição Atmosférica

Derrame de Petróleo

Aquecimento Global

Ferramentas de Trabalho Engenharia Ambiental Geotecnia Taludes

Geotecnia e Desastres Naturais

Fontes de Energias Alternativas Eólica PCHs

Biogás Energia Solar

Biodiesel