INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Atender Bem ou Tratar Bem?
PSICOLOGIA RESPONDER:
Emoções e Qualidade de Vida
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Praticando a Avaliação de desempenho
A TEORIA DA PERSONALIDADE DA PROVA DE RORSCHACH
What makes a leader? By Daniel Goleman Marcelo Venturini Pedro Alves
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
ESTRESSE NO TRABALHO É um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa a estímulos ou estressores no ambiente; é uma condição dinâmica,
Gestão DE PESSOAS E NEGOCIAÇÃO
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
Inteligência Emocional
GERENCIAMENTO CONFLITOS E NEGOCIAÇÕES
Psicologia das Relações Interpessoais
Estudando a Dinâmica dos Grupos...
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Emergências e Desastres
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PARA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
SUSTENTABILIDADE E SAÚDE
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
EMOÇÕES, ATITUDES E PERCEPÇÕES
Funções Mentais Superiores
INTELIGÊNCIA RACIONAL
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL EMOCIONAL RACIONAL
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
4 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
O COMPORTAMENTO NAS ORGANIZAÇÕES.
Inteligência Emocional
RMP Consultoria de Negócios
Recursos Humanos do Projeto
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Competência Interpessoal
O Impacto do Equilíbrio Emocional na Liderança
Liderança e Relações Interpessoais
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Aula – 3 Planejamento
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Aspectos Fisiológicos da Emoção
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
EMOÇÃO.
AS EMOÇÕES.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Motivados a enfrentar desafios
EAD 645 COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Aula 2 – Afeto e Cognição
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Motivação e Afeto A compreensão do fenômeno da motivação, envolve a relação frequentemente associada ao comportamento humano e necessária à construção.
Montagem : Ulysses Freitas
Principais Mecanismos de Defesa
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Introdução à Administração
PENSAMENTOS AUTOMÁTICOS
Emoções e afectos Psicologia, 12º ano.
Renato Vairo Belhot – USP -SC
Ao “finalizar” esta Unidade, você deverá ser capaz de:
Inteligência Emocional
Comportamento Organizacional
FIORELI, Psicologia para administradores, Atlas, SP, 2004
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O PODER DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 7 Direção.
ALLEGRO MODERATO. FLASHBULB São as lembranças relacionadas a um fato marcante na vida das pessoas. As emoções servem para facilitar o processo de memorização.
Transcrição da apresentação:

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO Prof. MS Felipe Saraiva Nunes de Pinho felipepinho.blogspot.com

O QUE É INTELIGÊNCIA EMOCIONAL? Refere-se à eficácia com a qual as pessoas percebem e compreendem suas próprias emoções e as emoções dos outros, sendo capazes de administrar seu comportamento. (Morris; Maisto, 2004).

O QUE SÃO AS EMOÇÕES? Razão x Emoção A emoção é um complexo estado de sentimentos, com componentes somáticos, psíquicos e comportamentais, relacionados ao afeto e ao humor. (Kaplan e Sadock, 1993). “Todas as emoções são, em essência, impulsos, legados pela evolução, para uma ação imediata, para planejamentos instantâneos que visam a lidar com a vida.” (Goleman, 1995).

O SEQUESTRO EMOCIONAL Temos duas mentes, a que raciocina e a que sente; Em muitas ocasiões os nossos impulsos emocionais dominam nossa razão; Como uma espécie de alarme: reagimos e depois raciocinamos; O problema é que muitas vezes nossas reações emocionais são inadequadas.

SISTEMA EMOCIONAL PRIMITIVO A amígdala é responsável por armazenar memórias emocionais Ela também associa as situações atuais com as situações passadas. Essas associações são denominadas de “emoções precognitivas”. (LeDoux). Ela está relacionada ao circuito de condicionamento pelo medo. Por ser o centro identificador do perigo, ela é fundamental para a auto-preservação. Ela determina a geração do medo e da ansiedade, colocando o sujeito em situação de alerta, preparado-o para a luta ou fuga.

CONHECE-TE A TI MESMO Um guerreiro samurai, conta uma velha história japonesa, certa vez desafiou um mestre Zen a explicar o conceito de céu e inferno. Mas o monge respondeu-lhe com desprezo: Não passas de um rústico... Não vou desperdiçar meu tempo com gente da tua laia! Atacado na própria honra, o samurai teve um acesso de fúria e, sacando a espada, berrou: Eu poderia te matar por tua impertinência. Isso – respondeu o monge calmamente – é o inferno. Espantado por reconhecer como verdadeiro o que o mestre dizia acerca da cólera que o dominara, o samurai acalmou-se, embainhou a espada e fez uma mesura, agradecendo ao monge a revelação. E isso – disse o monge – é o céu. (Goleman, 1995)

CONHECE-TE A TI MESMO O autoconhecimento passa pela consciência de nossos sentimentos no momento exato em que eles ocorrem; É necessário refletir sobre nossa própria história de vida e buscar entender as experiências que marcaram nossas respostas emocionais; O desenvolvimento do nosso auto-controle é fundamental para nosso bem-estar.

QUAIS EMOÇÕES COSTUMO SENTIR NO MEU DIA A DIA?

Nossa Matriz de Identidade A nossa Matriz de Identidade diz respeito ao contexto psicológico e social no qual estamos inseridos desde que nascemos; A principal fonte de nossa Matriz de Identidade é a nossa relação com nossos pais; A Matriz de Identidade é o berço de nossas emoções.

Reflita: Que eventos marcaram minha infância? Que lembranças boas tenho de minha infância? Que lembranças ruins tenho de minha infância? Guardo mágoas de alguém?

Níveis de Percepção das Emoções Não Percepção; Percepção Tardia; Percepção Momentânea; Percepção Antecipada.

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL Autoconhecimento; Autopercepção; Autoconfiança; Autogerenciamento; Auto-motivação; Empatia; Habilidades sociais.

FUNÇÕES DAS EMOÇÕES Sobrevivência; Tomadas de Decisão; Ajuste de limites; Comunicação; União.

AS EMOÇÕES NO TRABALHO As emoções que tenho no trabalho determinam meu desempenho, minhas relações interpessoais e minha motivação; A IE é uma ferramenta indispensável para a Liderança Eficaz e para o trabalho em Equipe; Se o trabalho gera emoções ruins ele é fonte de estresse.

AS EMOÇÕES NO TRABALHO O Feedback é um poderoso instrumento motivacional; A crítica deve ser sempre construtiva e nunca deve ser um ataque pessoal; A crítica também deve ser específica, e feita pessoalmente; É necessário que sejamos sensíveis ao outro (empatia) ao fazer a crítica, e que também ofereçamos alguma solução.

Reflita: O que eu gosto e faço? O que eu não gosto e faço? O que eu faço e não gosto? O que eu não gosto e não faço?

Importante! Nossos estados emocionais também dependem de nossos objetivos e da maneira como encaramos nossos sonhos, nossas dificuldades e nossos desafios; A maneira como vemos o mundo, como encaramos os fatos e a realidade, determina a maneira como sentimos o mundo e a nós mesmos.

Bibliografia GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995. MORRIS, Charles; MAISTO, Albert. Introdução à Psicologia. São Paulo: Pearson, 2004.