IGUALDADE PROFISSIONAL COMO FACTOR DE CRESCIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GÊNERO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
Advertisements

Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
Secretaria de Políticas para as Mulheres
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Envelhecimento: um desafio ao futuro
"Dúvidas por parte dos Jovens; Definição de papéis na sociedade"
A situação da Igualdade de Género em Portugal
e o Fundo Social Europeu
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
A Formação Histórica das Esferas Pública e Privada
O RINOCERONTE.
Treinamento para Casais
EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL Prof. Msc. Evandro Brandão Barbosa –
O Que entendemos por “feminização da pobreza”?
Expectativas dos Estudantes do
O mais importante é a remuneração
EMPATIA EM SALA DE AULA Antônio Tadeu Ayres
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
Comportamento Organizacional
Velhice e Família
ESPHC MASC ESPHC FEM ESVN FEM ESVN MASC.
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
Estrutura familiar e dinâmica social
No contexto europeu os níveis de desemprego nos diversos estados membros registam grandes assimetrias. No geral, os países do Sul como Espanha,
Mulher, Formação e Carreira
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
Dimensões da Globalização
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
Ordem do Trabalho Conhecimento do Trabalho Construir o Objecto de Estudo Metodologia do Trabalho.
Eutanásia.
Estrutura familiar e dinâmica social
O género e o poder político - Flávia, Margarida, Patrícia e Tânia -
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Centro de Cidadania da Mulher
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Empreendedorismo Prof° Carlos Augusto
Questionário sobre Disparidades Salariais entre Homens e Mulheres
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
MULHERES SEM ABRIGO SOFREM MAIS DO QUE OS HOMENS Curso Formação Pedagógica de Formadores/as em Igualdade de entre Homens e Mulheres (inicial) Faro 2009.
“Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo...
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Palavra de origem francesa, "entreprende" ou "entrepreneur" =
Evolução das profissões na área da Cultura no pós- 25 de Abril.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Pensar a Sociologia Sociologia, 12.o ano
Entrevista.
SITUAÇÃO DA MULHER NO TRABALHO (parte II) PASSOs, Elizete (2012)
Doutoras... “Não se preocupe por não poder dar aos seus filhos o melhor de tudo... Dê a eles o seu melhor.”
16 e 17 de Abril de 2012 Childlessness na sociedade portuguesa: circunstâncias, gerações e género Vanessa Cunha.
Trabalho de filosofia do 3 bimestre de 2007.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
Pesquisa de Satisfação Agentes de atendimento Fevereiro
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.

Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
Género, Poder e Gestão do Ensino Superior: os gestores usam calças (masculinidade) e as gestoras usam capulanas (feminilidade) Dulce Maria Passades Recife,
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Família na contemporaneidade
“o oponente dentro da cabeça de alguém é mais extraordinário do que aquele do outro lado da rede."
PERCURSOS ESCOLARES ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DISCURSOS SOBRE AS ESCOLHAS DOS COLÉGIOS FOMENTO EM PORTUGAL João Monteiro Feijão Sociólogo, Assistente.
Loja Templários da Arca Sagrada - TAS
MOVIMENTO FEMINISTA : O movimento feminista é um movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Transcrição da apresentação:

IGUALDADE PROFISSIONAL COMO FACTOR DE CRESCIMENTO CONFERÊNCIA INTERNACIONAL 10 de Novembro de 2010 – Teatro da Trindade, Lisboa Género, família e trabalho não pago na Europa: mudanças, persistências e políticas. Bernardo Coelho bernardo.coelho@iscte.pt

Transformações em torno dos regimes e ordenamentos de género na família Efeitos das desigualdades nas dinâmicas relacionais Desigualdades na intersecção entre o lugar público e privado das relações sociais de género O papel das políticas Desigualdades persistentes na divisão do trabalho não pago entre homens e mulheres Partilha trabalho não pago

A família em transformação silenciosa: valores e papéis de género Valorização, em todos os países da Europa, da família segundo moldes não tradicionais como elemento central da vida dos indivíduos. Afirmação de ordenamentos de género de tendência igualitária.

A família mais próxima devia ser a principal prioridade na vida de cada um (médias) ESS (round 2) 2004

Os homens deviam ter tantas responsabilidades como as mulheres em relação à casa e aos filhos (médias) ESS (round 2) 2004

Vida quotidiana Olhar para o repetitivo da organização do quotidiano familiar permite desocultar dissonâncias entre ideais de género igualitários e práticas marcadas pela desigualdade.

Divisão das tarefas domésticas Percentagem de pessoas que afirma trabalhar mais de metade do total de tempo dedicado pelo agregado às tarefas domésticas* ESS (round 2) 2004 * Num dia normal de semana. Casais em que ambos trabalham

A percentagem de mulheres que tem a seu cargo mais de metade do tempo total do agregado familiar dispendido em tarefas domésticas é muito superior aos homens que se revêem na mesma situação. Não se verificam diferenças entre os países nórdicos e a restante Europa mas o fosso aumenta significativamente em dois países da Europa do sul: Portugal Grécia.

Família Madureira Ensino secundário Licenciada Trabalhador do comércio tradicional Programadora cultural numa câmara municipal António (48) Maria (44) David (11) Família Madureira

Feminização das responsabilidades familiares O duplo investimento nas carreiras profissionais resulta numa situação de forte sobrecarga da mulher. “Isso é mais a área dela [Maria]… Olhe, ela normalmente cozinha e eu normalmente como. Ela normalmente limpa as coisas e eu normamelmente sujo-as (…)” António Madureira, 48 anos, trabalhador comércio tradicional.

Efeitos da desigualdade O tempo passado em família é percebido como mais agradável do que stressante; mas os conflitos tantas vezes escondidos emergem em torno da divisão do trabalho não pago. Percebe-se uma incorporação dos tradicionais lugares e papéis de género – incorporação feminina auto-censurada.

Opinião sobre o tempo passado em família Fonte: ESS, round3, 2006

Frequência de desacordos no casal devido à divisão das tarefas domésticas, por sexo Mulheres Homens ESS (round 2) 2004 ESS (round 2) 2004

Os dados do ESS 2004 revelam percentagens relativamente elevadas de europeus que afirmam que pelo menos ocasionalmente entram em desacordo com o seu companheiro por causa da divisão das tarefas domésticas. As mulheres são quem em maior percentagem afirma que nunca entra em desacordo por este motivo Incorporação de papeis de género

Conflictos e tarefas domésticas As dinâmicas familiares são fortemente constrangidas por valores de género conflituantes. Contudo, persiste uma auto-censurada incorporação dos tradicionais papéis de género. “É o mais injusto possível (…) ele trouxe estes maus hábitos de casa, a mãe dele nunca o obrigou a fazer nada. Mas, em certa medida, eu também tenho culpa (…)” Maria Madureira, 44 anos, programadora cultural “(…) Não, não é justo. Mas quando eu começo a fazer alguma coisa ainda faço pior. O melhor é nem pensar em ajudar.” António Madureira, 48 anos, trabalhador comércio tradicional.

Abrindo a porta entre o privado e o público As desigualdades na esfera privada encontram um eco racionalizador nos lugares que homens e mulheres ocupam na esfera pública – no trabalho pago.

Trabalho extraordinário Homens (%) Mulheres ESS (round 2) 2004

Convergências e divergências

A convergência de opiniões a respeito de duas áreas tão importantes – trabalho e família - mostra que valorizam o mesmo. A convergência, entre homens e mulheres, numa visão mais igualitária dos ordenamentos de género na família – ultrapassagem dos modelos tradicionais male breadwinner. A divergência nas práticas e as desigualdades mostram que cada um ainda se sente mais responsável pelo seu “antigo” domínio principal (efeitos de género). Mas a desigualdade de ocupação de tempos mostra a penalização claríssima das mulheres.

Que diferença podem fazer as políticas?

Igualdade de género e políticas de emprego As políticas são geralmente cegas ao género. Deve ser feita a análise das políticas e recomendações em função dos seus efeitos e impactos de género. Os países com maior grau de apoio público aos cuidados com as crianças são aqueles onde se verifica maior continuidade do trabalho ao longo do ciclo de vida quer para os homens, quer para as mulheres.

As políticas mais bem sucedidas de cuidados com as crianças foram encontradas nos países que consideram estes cuidados como tarefa e responsabilidade da sociedade e não apenas assunto privado das famílias. Parentalidade e empregabilidade Políticas de cuidados com as crianças e apoio à família Alguns dos países com as mais elevadas taxas de fertilidade na Europa são aqueles onde as políticas públicas permitem aos pais e mães uma boa combinação entre trabalho e cuidado com as crianças.

QUALIDADE DE VIDA EM TEMPOS DE CRISE Sessão de apresentação Workcare Synergies “Trabalhar e Cuidar na Europa” Auditório Afonso de Barros – Ala Autónoma – ISCTE-IUL 16 de Novembro de 2010 - 15:00 horas

Uma mulher devia estar preparada para reduzir o seu trabalho remunerado para o bem da sua família (médias) ESS (round 2) 2004

Quando os empregos são poucos, os homens deviam ter prioridade em ocupá-los em relação às mulheres (médias) ESS (round 2) 2004