“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO CURRÍCULO GLOBAL PARA SUSTENTABILIDADE
Advertisements

A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Começar pelas histórias? Porquê?. Viagem ao mundo das histórias... Viagem ao interior de nós mesmos: anseios, medos, sonhos... Formação do carácter e.
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Qualidades não específicas necessárias ao mundo do trabalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Trabalhador do Conhecimento
MINDELO Cidade global ao encontro da cultura e do conhecimento Mário Murteira Mindelo, Agosto de 2007.
1 COMPETITIVIDADE NO MERCADO GLOBAL o que é e para que serve? MÁRIO MURTEIRA COIMBRABASE-FUT Janeiro 2008.
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
com adaptações de trabalhos de Marisa Moniz e Miguel Silva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
I- Concepção de Educação
Perfil do Profissional de Segurança da informação.
A Responsabilidade Corporativa Natura
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Sofia Esteves do Amaral
Lideranças nas organizações educativas
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Formação académica e empregabilidade na perspectiva da Francofonia (Ana Paula Coutinho, Coordenadora da Secção de Estudos Franceses da FLUP, Dez. 2006)
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
As Habilidades e Competências Valorizadas pela M
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Desenvolver Por uma Nova Escola.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Talentos para Inovação
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
MERCADO DE TRABALHO.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Organização Empresarial
Competências e Habilidades
Recursos Humanos do Projeto
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
COACHING EDUCATION.
Núcleo de Pesquisas em Inovação Curricural – Fac. Educação da USP
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual

Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
O Perfil do Novo Líder Pr. Gilberto Ribeiro Ministerial - MMA.
Instituição de Ensino São Francisco
V Oficina de Educação Corporativa Brasília, 4 de outubro de 2007 Investimentos na Educação do Trabalhador: Crescimento Econômico do País e Resultados das.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Este projeto visa promover o espírito empreendedor e ajudar os jovens, em particular, a desenvolver as competências e confiança necessárias no mundo do.
Professor Douglas Pereira da Silva
Gestão Escolar: desafios e construção do saber para o Século XXI
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Treinamento de GCM.
O projeto LIFE2_ Competências chave para a vida_ visa ajudar os jovens a desenvolver as competências e confiança necessárias no mundo do trabalho.
Como Administrar na Sociedade Moderna
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
Habilidades do século XXI: Desafios e prioridades.
Redesenhando a formação de professores FTE-Lab. O espaço.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aprendizagem Organizacional Luciano Thomé e Castro.
Transcrição da apresentação:

“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques

Roteiro 1. Os países mais desenvolvidos colocam prioridade máxima na definição de estratégias que respondam às questões: que novas competências para o séc. XXI? Como ajustar melhor procura e a oferta de emprego?.... 2. A tendência da globalização é um facto incontornável que exige novas competências. 3. Os programas de mobilidade (Comenius, Erasmus, Leonardo, Grundvig) e ferramentas como o Europass são vitais no desenvolvimento duma estratégia de educação para a globalização.

- Consciência cultural e capacidade de expressão. “New skills for new jobs” (EU) (competências-chave) - Comunicação na língua materna - Comunicação em línguas estrangeiras - Competência matemática e competências básicas em ciência e tecnologia. - Competência digital - Aprender a aprender - Competências cívicas e sociais - Sentido de iniciativa e empreendedorismo - Consciência cultural e capacidade de expressão.

“Future Work Skills 2020” (Inst. For the Future) Capacidade cognitiva Inteligência social Pensamento adaptativo e inovador Competências multi-culturais Pensamento computacional Literacia para os novos media Transdisciplinaridade Desenho mental Gestão cognitiva Colaboração virtual http://cdn.theatlantic.com/static/front/docs/sponsored/phoenix/future_work_skills_2020.pdf

(Cisco / Intel / Microsoft – Univ. Merbourne) Assessment & teaching 21th. Century skills (Cisco / Intel / Microsoft – Univ. Merbourne) Formas de pensar Criatividade e inovação Pensamento crítico, resolução de problemas, capacidade de decisão Aprender a aprender. Metacognição Formas de trabalhar Comunicação Colaboração / equipa Ferramentas para trabalhar Literacia para a informação Literacia tec. Informação Viver no mundo Cidadania local e global Vida e carreira Responsabilidade pessoal e social http://atc21s.org/

“Partnership for 21th. Century Skills” (EUA) Temas centrais Inglês; Línguas estrangeiras, Artes, Matemática, Economia, Ciências, Geografia, História, Educação cívica. Temas interdisciplinares a abordar nos temas centrais: Consciência global Literacia financeira, económica, empresarial e empreendedora. Literacia cívica Literacia para a saúde Literacia para o Ambiente Competências para a aprendizagem e inovação Criatividade e inovação Pensamento crítico e de resolução de problemas Comunicação e colaboração Lit. para os media, informação e tecnologia Literacia para a informação Literacia para os medi a Literacia para as TIC Literacia para a vida /carreira • Flexibilidade e adaptação • Capacidade de iniciativa e auto-determinação • Comp sociais e interculturais • Produtividade e Responsabilidade • Liderança http://www.p21.org/

Framework for 21st Century Learning (Partnership for 21st Century Skills, 2007)

Competências aplicadas O portfólio desejável Saber Saber+Fazer Saber+Ser Conhecimento Competências aplicadas Valores Básico Matemática. Português. Inglês. 2º Língua estrangeira. História. Geografia. Economia. Filosofia. Artes... Específico (formação profissional ou universitária) Resolução de problemas (+ pensamento crítico, capacidade de decisão) Foco em resultados Flexibilidade / Adaptação Criatividade / Inovação Gestão de projectos Trabalho de equipa Aprender a aprender Gestão de conflitos ….. Dever. Responsabilidade. Respeito pelo outro. Honestidade. Lealdade. Sentido de Justiça. Solidariedade.

Comércio internacional Globalização Circulação capitais Comércio internacional Migrações Multinacionais Media & telecom Turismo Pandemias

Educação para a Globalização A globalização redefine cidadania. As fronteiras tornam-se mais fluídas A globalização premeia competências, atitudes e conhecimentos globais. . É necessário que os jovens compreendam o processo de globalização e como ele influencia as suas vidas.

A Educação para a globalização compreende: - Os conhecimentos e as competências que ajudarão os estudantes a entender o mundo “achatado” em que vivem. - Capacidade de integrar trasnversalmente conhecimentos de áreas disciplinares diferentes, de modo a compreender a dinâmica global, dando-lhes a possibilidade de agir sobre ela. - As disposições éticas e de atitude que tornam possível interagir entre seres humanos de diferentes origens geográficas e culturais, com respeito, em paz e com resultados positivos.

Educação para a globalização Compreender as ligações entre local e global, principalmente a interconectivi-dade na economia global, no passado e no presente. Conhecer a geografia global e a economia global assim como as diferentes tradições culturais. Compreender o conceito de cidadania global. Compreender os efeitos das forças demográficas e geográficas nas culturas, histórias e economias globais. Reconhecer as ligações entre sociedades ao longo do tempo e ser capaz de dar exemplos de difusão cultural e tecnológica e de trocas, no passado e no presente. Desenvolver as competências práticas de um cidadão global: tratar de passaporte e de vistos, lidar com diferentes moedas, entender os fusos horários, gerir viagens de avião, ler imprensa internacional, …

Competências interculturais Capacidade de entender e respeitar as outras culturas. Trabalhar efectivamente com pessoas de outros paises e culturas, com respeito, abertura de espírito e compreensão. Ter tido experiência com pessoas de outras culturas e demonstrar flexibilidade e respeito quando se trabalha em equipa. Entender as semelhanças e as diferenças entre seres humanos e as suas culturas. Auto-avaliação em relação às experiências internacionais e interculturais. Traduzir conhecimento e experiência de uma cultura para aprender sobre a outra. Reconhecer a existência e a importância da comunicação não verbal e as suas diferenças em variadas culturas.

Resposta a este desafio Programas de mobilidade e cooperação transnacional (Comenius, Erasmus, Leonardo, Grundvig) Euro-pass Inov-contacto Visitas de estudo e Estágios curricula-res no estran-geiro Formação avançada (MA, MBA, Phd,..) Estudar línguas no estrangeiro / campos férias Progra-mas de intercâm-bio

O vosso trabalho é vital para o desenvolvimento de novas competências, que ajudem os portugueses a vencer na era da globalização

Educação para a globalização Competências Competências técnicas para reforçar as capacidades dos estudantes aprenderem sobre o mundo (por exemplo, capacidades de pesquisa) Competências de pensamento crítico e comparativo, incluindo a capacidade de pensar criativamente e integrar conhecimento, mais do que aceitar conhecimento de uma forma não-critica. Atitudes Abertura a aprender e orientação positiva para novas oportunidades, ideias e formas de pensar. Tolerância à ambiguidade e à estranheza. Sensibilidade e respeito pelas diferenças culturais. Capacidade de ver as questões de múltiplas perspectivas. Auto-connhecimento e auto-estima sobre a sua propria identidade e cultura. Conhecimento Conhecimento de geografia e de história do mundo. Consciência da complexidade e interdependência. Compreensão das forças históricas que configura o sistema mundial global. Conhecimento da sua própria história e cultura. Conhecimento da comunicação eficiente, incluindo conhecimento de linguas estrangeiras,conceitos de comunicação intercultural e protocolo profissional internacional. Compreensão da diversidade de valores, crenças, ideias e visões do mundo.