LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Advertisements

2ª geração do Modernismo
MODERNISMO.
Como surgiu o Modernismo?
CAPITÃES DA AREIA JORGE AMADO – Apresentação II MODERNISMO (1937)
MODERNISMO BRASILEIRO
MODERNISMO “Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo” Albert Einsten Paulo Neto.
2ª FASE MODERNISTA
Fases do modernismo Primeira fase - fase heroica- de 1922 a 1930
1ª GERAÇÃO DO MODERNISMO
MODERNISMO.
2ª FASE MODERNISTA
Modernismo – 2 ª fase A prosa regionalista.
Aula: Modernismo – Geração de 45 Profª: Paulo Monteiro Data: 18/10/2005 Instruções: Para que esta apresentação seja exibida de forma satisfatória é necessário.
ENEM LITERATURA Prof Hélia.
CULTURA BRASILEIRA: Momento de valorização da identidade e intensa produção cultural com a tendência ao MULTICULTURALISMO.
1ª fase (1922 – 1930): Geração de 22 – destruidora &Heroica
13, 15 e 17 de Fevereiro MODERNISMO NO BRASIL 13, 15 e 17 de Fevereiro
MODERNISMO PROSA FASE 2. MODERNISMO PROSA FASE 2.
MODERNISMO NO BRASIL.
A Terceira Geração Modernista Brasileira ( )
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº. Pecê. Surgimento de autores e grupos politicamente engajados e irreverentes (anos 50/60): Augusto Boal (teatro.
Parnasianismo Principais Aspectos.
TEATRO N0 BRASIL NOS SÉCULOS XVII E XVIII Casa da Ópera Teatro Municipal – primeiro teatro construído no Brasil – Ouro Preto/MG, no século XVIII.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
MÓDULO : 3 0BJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS ( POSSIBILIDADES COM JOGOS DIGITAIS) Profa. Sandra Lúcia Pacheco de A. C. Souza, Me. Prof. José Silvério Edmundo.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna
MODERNISMO DA GERAÇÃO DE 45 AO CONCRETISMO. MOMENTO HISTÓRICO O ano de 1945 é um marco na história da humanidade, pois marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
2ª. GERAÇÃOMODERNISTA PROSA /1945
Modernismo brasileiro 2ª fase
O Romantismo.
Outros recursos da linguagem Barroca
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
AS DIVERSAS EXPRESSÕES E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA ESCOLA
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
Literatura Ariano Suassuna
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Literatura – 3ºA Concretismo Narradores Personagens
Literatura – 2ºA Contexto histórico
LITERATURA BRASILEIRA I
LITERATURA BRASILEIRA I
Prof. Esp. Suzana de Morais
FICÇÃO CONTEMPORÂNEA Guimarães Rosa & Clarice Lispector
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.

Modernismo no Brasil.
Enem REVISÃO.
MODERNISMO FASE PROSA A GERAÇÃO DE 30. Contexto histórico Características Principais atores Principais obras.
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
Análise Literária Capitães da Areia Sobre Meninos e Lobos.
Os grandes poetas brasileiros
TRABALHO DE PORTUGUÊS TRABALHO DE PORTUGUÊS. CLARICE LISPECTOR.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
LITERATURA PRÉ-MODERNISMO NO BRASIL
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
FID – FACULDADES INTEGRADAS DE DIAMANTINO LICENCIATURA EM LETRAS RANIELY DA SILVA SAMPAIO A VOZ DA MULHER QUE SOBRESSAI NO ROMANCE NAÇÃO CRIOULA Diamantino.
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Literatura Modernista 1ª geração do Modernismo Brasileiro INÍCIO: evento da “SEMANA DE ARTE MODERNA” no teatro municipal de São Paulo. TÉRMINO:
Transcrição da apresentação:

LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de 1922. Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas primeiras décadas do século 20, o período modernista brasileiro começou com a Semana de Arte Moderna de 1922. Ele evolui em três gerações, marcadas pela busca de inovações capazes de amadurecer a literatura nacional.

Primeira geração modernista (1922-1930):  A fase heroica, como também ficou conhecida, é representada, principalmente, pela tríade modernista, isto é, os escritores Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade. O trio deu continuidade aos postulados de 1922, apresentando uma estética transgressora, testando os limites da forma e do conteúdo e combatendo as escolas tradicionais de nossa literatura. Tida como iconoclasta, caracterizou-se pela negação do passado, pelo caráter destrutivo de suas propostas, pelo nacionalismo e pela valorização do cotidiano como matéria prima da Literatura. A redescoberta da realidade brasileira e do coloquialismo também marcam sua produção.

Segunda geração modernista (1930-1945):  Fase de consolidação do Modernismo no Brasil. Os escritores da literatura modernista nos anos 1930 deram continuidade às conquistas da primeira fase, contudo, diante de um contexto histórico beligerante, era preciso voltar as atenções para a realidade e utilizar a literatura como instrumento de denúncia e análise social, tanto na prosa quanto na poesia. Entre os principais representantes dessa fase estão os escritores Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, entre outros.

Na poesia, autores como Carlos Drummond de Andrade (1902-1987) e Cecília Meireles (1901-1964) apresentam preocupação acentuada com a análise do ser humano e suas angústias – reflexo da sociedade em crise, na qual é essencial indagar o sentido da existência. Na prosa, o neorrealismo do romance regionalista apresenta a problematização da luta pela sobrevivência em uma sociedade dominada pela exploração e pelas intempéries. Esse tema aparece, por exemplo, nas obras de ficção de Graciliano Ramos (1892-1953), José Lins do Rego (1901-1957), Rachel de Queiroz (1910-2003) e Jorge Amado (1912-2001).

Terceira geração (1945-1960): A pesquisa estética e a renovação das formas de expressão literária, tanto na poesia quanto na prosa, foram as principais características da geração de 1945. Caminhando em direção à experimentação, os autores da terceira fase do Modernismo vislumbraram outras possibilidades temáticas, deixando em segundo plano as preocupações políticas, ideológicas e culturais que marcaram a geração de 1930.

Um dos principais representantes é João Guimarães Rosa (1908-1967), criador de uma prosa universal, em que o sertão é palco para discussão de dramas humanos, narrados em linguagem poética e inventiva. Outro representante é a escritora Clarice Lispector (1920-1977), que aparece com uma literatura introspectiva, marcada pela quebra da linearidade discursiva e pela epifania. Também se destaca João Cabral de Melo Neto (1920-1999), cuja obra caracteriza-se pelo rigor formal, pelo equilíbrio e pela busca da significação máxima da palavra. Outros grandes representantes foram Ariano Suassuna, Mario Quintana, entre outros.

Causas e consequências do Modernismo As transformações significativas pelas quais passaram a sociedade brasileira – especialmente nas décadas de 60 e 70 – criaram o conceito de Pós-Modernismo e fizeram emergir tendências literárias como o Concretismo e a Poesia Práxis. Além disso, observa-se que, ao revolucionar as artes, a literatura, a música e a arquitetura no Brasil, o Modernismo inspirou e possibilitou o surgimento de movimentos posteriores, como o Cinema Novo, o Tropicalismo e o Teatro de arena.

LITERATURA MODERNISTA Fontes: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/modernismo-resumo-autores-dicas-e-questao-comentada/ http://www.infoescola.com/literatura/escritores-do-modernismo/ http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/modernismo.htm https://www.todamateria.com.br/primeira-geracao-modernista/ Imagens da web (disponíveis no site www.google.com.br)