As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Aplicativo “Wiki” de Conhecimento para os Programas de Pós-Graduação da FURB Anderson Felipe Weege Orientador: Oscar Dalfovo.
ELABORAÇÃO ARTIGOS CIENTÍFICOS.
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
ESCOLA SESI INDUSTRIAL ABELARDO LOPES
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Elaboração de um projeto de pesquisa
Minha terra encanta o mundo inteiro
TÍTULO Identificação Eixo.
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Planejamento.
Nome do aluno: Nome do orientador:
Nome do aluno Orientador: Prof. Me. (Nome do Orientador)
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Elaboração de Projetos
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
METODOLOGIA DE PESQUISA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Conceitos Básicos Capítulo 2
Processos de Design de IHC
TÍTULO COMEÇANDO BEM UMA APRESENTAÇÃO
Relatório de resultados do processo quantitativo
UX para LX: a emergência de um design para a experiência do estudante
Projeto novos talentos
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Uso de SiG Para Análise de Adequação de Uso Agrícola das Terras
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Mestrando: Edgar Powarczuk Orientador: Prof. Henrique Freitas
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Trabalho de Conclusão de Curso I
PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO
12/11/2018 PUC-SP GT-4 PEA-MAT A epistemologia do pesquisador: a prova como impasse na pesquisa educacional Nicolas Balacheff 12/11/2018 Chang Kuo Rodrigues.
SEMINÁRIO Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
METODOLOGIA CIENTÍFICA CITAÇÕES NO TEXTO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Modelos de Negócio dos e-varejos
Projeto de Desenvolvimento Sócio-Comunitário
RESULTADOS E DISCUSSÃO
FUNDAMENTOS PARA O CUIDAR São Luís - MA Instituto Florence de Ensino Superior AUTORES: Ana Cleudes Alves dos Santos Elciene Jessyka Nascimento Santos Liziene.
PESQUISA QUALI/QUANTI
E. M. Dr. Leandro Franceschini
Ergonomia e Interface Web
Conceitos gerais de Usabilidade e Navegabilidade
RELAÇÃO ENTRE MOBILIDADE URBANA E SEGURANÇA VIÁRIA
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
Figura: Seiri – Senso de Utilização
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Nome P. Autor1,2, Nome S. Autor1,3,
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
Pesquisa Científica
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
SEMINÁRIOS Orientações Profa Me. Ivanice Magalhães da Silva
03 - PRODUTO Marca: Dados Completos : PRODUTO Marca: Dados Completos :
Universidade Federal do Vale do São Francisco Campus de Juazeiro Colegiado de Engenharia de Produção Previsão da demanda (parte 1) Disciplina: Gestão de.
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

As utilizações das cores nas interfaces de Interação Humano-computador Projeto de Pesquisa Felipe Soares - 1470019

Contextualização Sabe-se que a cores estão presentes em nosso dia a dia e que não se vive sem elas. Segundo Kulpa at al.(2011) deve-se utilizar as cores e usá-las de maneira agradável e socialmente e culturalmente de forma racional. Partindo dessa afirmação, a interação humano-computador através de interfaces, deve ter um estudo aprofundado do uso da cor ao qual se destina aquela interface.

Contextualização .

Objetivos e Justificativa O objetivo deste trabalho é levantar, sintetizar e disponibilizar por meio de um relatório técnico as informações pertinentes a importância e utilização das cores no desenvolvimento de sistemas.

Revisão Bibliográfica Cada cultura, seja ela empresarial, escolar, social, segurança de trânsito possuem uma inclinação de interpretação diferente para cada cor que estão ali presente. Segundo Susan (2011) Escolha suas cores com cuidado, tendo em conta o significado que as cores podem invocar. Escolha algumas grandes culturas ou países que você estará atingindo com seu projeto e vê-los na cartela de cores cultural para ter certeza de que você é evitando associações de cores inesperadas para essa cultura.

Revisão Bibliográfica Para o desenvolvimento de interfaces, é de extrema importância a questão de sua usabilidade. Segundo Kulpa at. al (2011) é necessário conhecer os elementos que podem ser considerados no design de interfaces. A cor é considerada o elemento visual da interface que influencia diretamente na qualidade da apresentação das informações transmitidas, desta forma, evidencia-se sua contribuição na usabilidade.

Revisão Bibliográfica Diante desse dado, que nos mostra que a visão sobre a cor é um fator predominante no momento da visualização da informação faz-se necessário o estudo do comportamento ocular, de como as cores são realmente enxergadas pelo usuário e a particularidade dos usuário daltônicos. Segundo Kulpa at. al (2011) constata-se a necessidade em entender também como funciona a percepção visual dos elementos formais juntos às cores, podendo interferir na usabilidade de uma interface.

Materiais e Métodos Este trabalho refere-se a uma pesquisa pura com o objetivo de levantar e sintetizar informações a respeito do uso das cores. Por isso, a pesquisa de acordo com o objetivo será de cunho exploratório e descritivo. Pesquisas bibliográficas em periódicos e livros da área com ênfase na utilização de cores no desenvolvimento de interfaces.

Plano de Trabalho e Cronograma MES/ETAPAS AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO Levantamento bibliográfico X   Coleta de Informação Levantamento da Ficha Técnica X  Conclusão da Ficha Técnica Apresentação do resultado do Projeto

Resultados Esperados Elaboração de uma ficha técnica. Entender o processo de criação e usabilidade de interfaces no âmbito das cores. Reconhecer a problemática dos daltônicos na visualização da informação. Buscar entender o quão importante é a função das cores nas interfaces humano- computador.

Referências KULPA , C.C.; PINHEIRO, E.T.; SILVA, R. P. da. A influência das cores na usabilidade de interfaces através do design centrado no comportamento cultural do usuário. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, cidade de João Pessoa, v.1,n.1, p. 119-136, 2011 Disponível em: <http://link.periodicos.capes.gov.br> . Acesso em : 24 ago. 2015. WEINSCHENK, S. 100 things every designer needs to know about people. Berkeley, CA, 2011. p. 27-28 ISBN 13: 978-0-321-76753-0