Abordagem da criança e do núcleo familiar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atender Bem ou Tratar Bem?
Advertisements

Terapia de Prevenção de Recaída
Linguagem Corporal.
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
QUAIS AS POSSÍVEIS CAUSAS? QUANDO PODE COMEÇAR A GAGUEZ?
Os cuidados com portadores de Alzhaimer e seus cuidadores
Controle esfincteriano
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
ATENDIMENTO EDUCACIONAL À ALUNOS COM TGD/ CLASSES ESPECIAIS
Características Biográficas:
TAP lll Professora: Camila
ADOLESCÊNCIA HOJE Leila Cury Tardivo.
Papeis e funções do enfermeiro psiquiátrico para o cuidado competente
Departamento de Odontologia Social e Clínica Infantil
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Psicologia da Aprendizagem
Comportamento Organizacional
Prof.: Ms. Maria Teresa Grimaldi Larocca
O que fazer diante dos problemas? “Viemos na vida para aperfeiçoar”
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Exame clínico, diagnóstico e
Transtornos da Aprendizagem
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Oral Vip Bebê Clínica.
RELAÇÕES PRECOCES.
Organização e Prática da Educação Infantil
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Desde 1999.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
VISITA DOMICILIAR CONSULTA DE ENFERMAGEM
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A vida que é uma Construção!
Definição de Aprendizagem A rmazenamento C onhecimento M emória.
Comunicação Não Violenta no ambiente corporativo
PROJETO DE SAÚDE BUCAL, NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
MAX WEBER INTRODUÇÃO: Weber e seu tempo.
Educação Especial e Inclusiva I Prof. Gilca
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Prof. Gustavo Santos 4º Bloco - Medicina
ORIENTAÇÕES A PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E O TEA
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Comportamento Organizacional
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Ginástica Laboral Buscando Qualidade de Vida.
FATORES QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Vínculos iniciais e desenvolvimento infantil: abordagem teórica em situação de nascimento de risco * Dienifer Ghedin,
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
INTERVENÇÃO CLÍNICA COM CRIANÇAS
ESQUIZOFRENIA.
PEI – Programa Educacional Individualizado
Reforma Psiquiátrica: novas diretrizes.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Fundamentos do comportamento humano nas organizações.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Universidade Comunitária da Região de Chapecó
Terapia Familiar.
PNL – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Intervenções Pedagógicas O que pode ser feito na escola?
ATENDIMENTO AO CLIENTE
Transcrição da apresentação:

Abordagem da criança e do núcleo familiar

Fatores determinantes da conduta infantil Relativos a equipe e ambiente odontológico Relativos ao núcleo familiar Relativos a criança

Relativos a equipe e ambiente odontológico Organização Ergonomia Biossegurança Limpeza Decoração

Relativos a equipe e ambiente odontológico Nível de conhecimento Habilidade profissional Tempo de espera Tempo de execução dos procedimentos clínicos Bom senso Capacidade de comunicação

Relativos ao núcleo familiar Ansiedades dos pais Desajustes familiares Preparo domiciliar da criança Orientação aos pais e acompanhantes Comportamento dos pais no consultório

Pais com dificuldade de cooperação são geralmente: Ansiosos no consultório Inseguros de como dominar a criança Sentem-se culpados pelo comportamento não cooperativo da criança Subestimam-se como pais Subestimam a capacidade da criança em situações de estresse

Ansiedade dos pais comportamento da criança incertezas sobre a necessidade da atenção odontológica conduta da equipe

Os pais necessitam : Compreensão Informação Reafirmação positiva Melhora na auto estima

impacto das condutas: criança pais equipe

Relativos a criança Idade e maturidade Temperamento Educação familiar Experiências anteriores Fatores sociais

O medo infantil frente as manobras odontológicas Medo objetivo Medo subjetivo

A CRIANÇA NA CLÍNICA abordagem da criança comunicação contato físico condicionamento gradual à situação odontológico ordem e cuidado com o instrumental e material

A CRIANÇA NA CLÍNICA Condicionamento gradual à situação odontológico familiarização e fortalecimento da confiança relação de dependência afetiva –intelectual relaxamento muscular e hiperventilação educação do valor eliminação dos estímulos associados ao medo

TÉCNICAS DE MANEJO DA CONDUTA 1-Através da Comunicação 2-Técnicas de restrição física 3-Sedação consciente 4-Anestesia Geral

TÉCNICAS DE MANEJO DA CONDUTA 1-Através da Comunicação Dizer-Mostrar-Fazer Controle mediante a voz Reforço positivo Distração Comunicação não verbal Imitação

TÉCNICAS DE MANEJO DA CONDUTA 2-Técnicas de restrição física Mão sobre a boca Pacote pediátrico Contenção física 3-Sedação consciente 4-Anestesia Geral

DICAS DO MANEJO DA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO Ignore as demonstrações iniciais de não cooperação Comece com procedimentos simples que possam ser realizados indiferentemente do tipo de conduta demonstrada Valorizar a resposta positiva à sua solicitação, mesmo que a cooperação inicial seja mínima Mantenha o auto controle mesmo nas situações mais negativas

DICAS DO MANEJO DA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO Comprometa a criança com o sucesso do tratamento e a rapidez na execução Dimensione o tempo, passo-à-passo Seja gentil mas firme Transmita uma mensagem de tranqüilidade e segurança Reconheça o medo da criança, se possível estimule a verbalização Utilize adequadamente o controle da voz

DICAS DO MANEJO DA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO Comunique-se com a criança de acordo com fase de maturidade Use vocabulário que a criança entenda Sonda exploradora ---- contador de dentes Pasta profilática ---- pasta de dentes especial Aparelho de rx ---- maquina fotográfica para os dentes Alginato ---- massinha Evite palavras e expressões que aumentem a ansiedade Utilize a comunicação não-verbal Manter o contato visual

DICAS DO MANEJO DA CRIANÇA NO CONSULTÓRIO Observe e prepare o campo visual da criança Controle dos ruídos Minimize os sabores e odores desagradáveis