Seminário AVES : qual o valor acrescentado das nossas escolas? Porto, 21 de Setembro de 2012 21-09-20121.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Agrupamento de escolas Roque Gameiro Amadora
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL MIRANDELA
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
Avaliação do Desempenho
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Província Marista Brasil Centro-Norte
EE GUAICURU ANAURILÂNDIA - MS
EE EZEQUIEL BALBINO ANAURILÂNDIA - MS REUNIÃO SEMESTRAL.
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
UBA VII – Genética Molecular
“OS EXAMES COMO INSTRUMENTO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL”
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gerenciamento de Disco e de Buffer - Resumo
Gerência de Projetos - Introdução
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
SISTEMAS DE ENSINO.
SEMINÁRIO NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ
Alicerces Ano Letivo 2012/2013.
Práticas no ensino da língua
Equipa de Apoio às Escolas Alentejo Central
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Planejamento Estratégico
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
Regras e Critérios para a Transferência Voluntária de Recursos
AUTOAVALIAÇÃO.
CARREIRA FORMAÇÃO VALORIZAÇÃO Maria Sufaneide Rodrigues APEOESP
Agrupamento de Escolas de Moure EB2,3 Prof. Amaro Arantes 2011/2012
Bioengenharia – Bioinformática 2011/2012
Apresentação Corporativa
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
SISTEMAS DE CARGA E PARTIDA
SISTEMAS DE CARGA E PARTIDA
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
6/7/2014 Mestrado em Ciencia da Computacao Otimização da Técnica Apriori Sandra de Amo Data Mining AULA 4.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
Investigação e Apoio Multidisciplinar 7º e 8º Anos de Escolaridade
Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico Trabalho elaborado por: 7º A.
UBAIII Biologia Molecular 1º Ano 2012/2013. Adicç ão da Cauda poliA 8/nov/20122MJC-T06.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
CARREIRA DOCENTE QUE FUTURO?!
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Avaliação Projeto RAF1055USA
Procedimentos de referenciação e avaliação
A contribuição da educação infantil de qualidade e seus impactos no início do ensino fundamental Maria Malta Campos, Eliana Bahia Bhering, Yara Esposito,
Seminário de Integração Profissional IV
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
Ensino Secundário Geral Ensino Secundário Superior
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
Universidade Federal de Itajubá
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Resultados do ENEM 2014 à luz dos indicadores contextuais Brasília-DF | Julho 2015.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 5: OS INDICADORES DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Vera Lúcia Lima da Silva Diretora do Departamento de Políticas.
Gostar das crianças é essencial, mas não basta. A pessoa tem de estar preparada para cuidar e educar. Precisa saber lidar com imprevistos, se relacionar.
Transcrição da apresentação:

Seminário AVES : qual o valor acrescentado das nossas escolas? Porto, 21 de Setembro de

Centro de Educação Integral São João da Madeira

CEI - uma realidade diferente… - Creche e pré escolar - Uma turma, do 1º ao 12º ano, por ano de escolaridade - 3 turmas de CEF´s - 9 turmas de cursos profissionais

As características do colégio e a forma como se organiza têm permitido o desenvolvimento de processos de auto e heteroavaliação

CEI - uma realidade diferente…(2) - Escola dimensão reduzida - Existência de todos os ciclos de educação e ensino não superior - Fidelidade dos alunos à escola - Interação constante entre as famílias e a escola

CEI - uma realidade diferente…(3) - Corpo docente estável, unido e bem preparado - Direção presente e muito atenta - Preocupação na formação dos docentes - Processo educativo sentido, por todos, como tendo um custo

A avaliação só faz sentido se levar a uma melhoria do desempenho da organização

Participamos no programa AVES desde 2009 aplicando as provas no início e fim de ciclos (5º,7º,9º,10º,12º)

Embora participemos, no programa há pouco tempo após o envio de cada relatório os resultados são analisados e melhorias implementadas; Reconhecemos que temos muito ainda a aproveitar deste programa

O que gostaríamos de ver melhorado - A calendarização das provas - A contextualização dos relatórios de acordo com a realidade da escola - O enquadramento dos resultados de modo a facilitar a definição de ações de melhoria