Seminário AVES : qual o valor acrescentado das nossas escolas? Porto, 21 de Setembro de
Centro de Educação Integral São João da Madeira
CEI - uma realidade diferente… - Creche e pré escolar - Uma turma, do 1º ao 12º ano, por ano de escolaridade - 3 turmas de CEF´s - 9 turmas de cursos profissionais
As características do colégio e a forma como se organiza têm permitido o desenvolvimento de processos de auto e heteroavaliação
CEI - uma realidade diferente…(2) - Escola dimensão reduzida - Existência de todos os ciclos de educação e ensino não superior - Fidelidade dos alunos à escola - Interação constante entre as famílias e a escola
CEI - uma realidade diferente…(3) - Corpo docente estável, unido e bem preparado - Direção presente e muito atenta - Preocupação na formação dos docentes - Processo educativo sentido, por todos, como tendo um custo
A avaliação só faz sentido se levar a uma melhoria do desempenho da organização
Participamos no programa AVES desde 2009 aplicando as provas no início e fim de ciclos (5º,7º,9º,10º,12º)
Embora participemos, no programa há pouco tempo após o envio de cada relatório os resultados são analisados e melhorias implementadas; Reconhecemos que temos muito ainda a aproveitar deste programa
O que gostaríamos de ver melhorado - A calendarização das provas - A contextualização dos relatórios de acordo com a realidade da escola - O enquadramento dos resultados de modo a facilitar a definição de ações de melhoria