TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM

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Transcrição da apresentação:

TEORIA COMPORTAMENTAL DA APRENDIZAGEM

FUNDAMENTAÇÃO Postulado: Iluminismo: 1. Empirismo: John Locke (sec. XVIII)  tábula rasa (conhecimentos, capacidades, tendências )  divergente da teologia medieval: determinismo divino e da filosofia inatista Postulado: “No momento do nascimento a mente infantil é uma página em branco; serão as experiências que cada um tiver, a estimulação e a educação que cada um receber que irão preencher o psiquismo de conteúdo.”

FUNDAMENTAÇÃO Empirismo – tabula rasa Decorrências:  inteligência – sentidos (interface com o meio externo) => experiência e dos estímulos externos (des. Psi) => conhecimento = cópia do mundo (objetivo) => ordenação das experiências e eventos do ambiente  educação: formar todo o conteúdo mental do indivíduo (conteúdos de aprendizagem, moralidade, capacidades cognitivas etc.)   => experiência planejada  conhecimento  desenvolv. psicológico

FUNDAMENTAÇÃO 2. Positivismo: Auguste Comte (sec. XVIII)   fronteiras da ciência contra a metafísica (filos. transcendental)  princípios e métodos das ciências (naturais: química/física) - método científico:comport. mundo físico por observação e experiment. - experimentações, medidas, descrições => dedução, indução...   Postulado: “O espírito humano , considerado em si mesmo, não pode ser observado. O homem não pode observar diretamente suas ações psicológicas (operações intelectuais): se observar os órgãos responsáveis por essas ações, cairá no domínio da fisiologia; e, se observá-las por meio de seus resultados, entrará no domínio da filosofia.”

FUNDAMENTAÇÃO Positivismo – método científico Decorrências:  científico = lógica e observação sistemática de fenômenos (diret. obs) - testes repetitivos para verificação (hipóteses) - resultados: derivar generalizações com base em observações - previsibilidade de fenômenos => Psicologia: descrição de fatos elementares (comp. unidades mínimas )    objetividade (mundo concreto): o importante não é o que existe dentro do organismo (inacessível ao estudo objetivo), mas aquilo que chega de fora e o molda; a história psicológica de uma pessoa não é senão sua história de aprendizagens,, como acontece, inclusive com as espécies não-humanas. => educação (ens.) = modelamento do comportamento por estímulos externos => sistematicamente planejado  direcionado a cd unidade mínima (comp.)

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Pressupostos do comportamentalismo Educação = intervenção externa no comport. (psic.)  provocar comportamentos desejáveis  ensino = estímulo externo = educação (rel. dir. ens e aprend.)  sistematicamente planejado - para cada uma das unidades mínimas (científico) => ensino = plano e execução pelo modelo científico - detalhamento de objetivos (comportamentais) - detalh. dos procedimentos de ensino - avaliação = verificação de consecução dos comport.

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL - Watson (1878-1958): estímulo-resposta Controlando o aparecimento de estímulos e conseqüências, controlamos o desenvolvimento psicológico (ações mentais, aprendizagem)   - Skinner (1904-1990): condicionamento operante As conseqüências agradáveis ou desagradáveis posteriores a uma conduta modelam (ou produzem) o comportamento (desenvolvimento psicológico e aprendizagem)

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Características do ensino no enfoque comportamental: 1. Ensino: - planejamento sistemático = controle de contingências de aprendizagem - objetivos = comportamentos desejáveis - procedimentos = cada comportamento (decom. unidades mínimas) - avaliação = verificação dos recultados (produto e não do processo) - conjunto de técnicas diretamente aplicáveis em sala de aula 2. Aprendizagem: - resposta a estímulos => independe da espécie, da subjetividade, hist... - resultado do reforço => - o aluno é induzido (não deduz) - elogios, notas, prêmios, prestígio, perspectivas (diploma, prof., ascensão)

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL Exemplo: Objetivo comportamental = aprender multiplicar Unidades mínimas:  classificação  noção de conjunto  soma  multiplicação Estímulos (ensino)  oferecer conceitos  propor exercícios  repetir o processo até apresentar a resposta certa (adequada)

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL 3. Conteúdos: - apresentados prontos e reforçados por estímulos - identidade com eventos do mundo físico - organização sistemática = aprendizagem 4. Professor e aluno: - Professor  aumentar probabilidade de ocorrência de resposta  e de maximização do desempenho dos alunos - Aluno  ritmo próprio, em pequenos passos e sem cometer erros  competência máxima = comportamentos auto-gerados

TEORIA PSICOLÓGICA COMPORTAMENTAL 5. Avaliação: - verificação de consecução dos comportamentos desejados - comportamento = produto final - diretamente ligada aos objetivos de ensino (etapas) probabilidades de ocorrência do comportamento 6. Ensino Programado: - individualização e seqüenciamento: diferentes ritmos de aprendizagem, objetivos, métodos, materiais de estudo , nível exigido; - conjunto de atividades em pequenos passos - progresso => erros é comportamento indesejado (não faz parte da aprend.)

EXERCÍCIOS Dadas as características da teoria comportamental sobre a aprendizagem e o ensino, responda: 1. Quais aspectos estão em foco na avaliação: o conteúdo, o percurso de aprendizagem do aluno, o material didático ou as estratégias utilizadas pelo professor? Ou todas elas?   2. Justifique a sua resposta. 3. Qual tipo de avaliação está presente nesta abordagem: a) Avaliação diagnóstica (avaliar conhecimentos prévios para determinar o planejamento em continuidade ao conteúdo apresentado pelo aluno) b)Avaliação contínua (durante o processo para adaptar a condução do ensino – planejamento e execução – a fim de possibilitar um (re)arranjo das contingências de reforço para as próximas aprendizagens c) Avaliação final (para verificar se os comportamentos finais foram aprendidos pelos alunos)  4. Justifique sua resposta.