5 Ss Por Carlos Reis.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
? O QUE É 5 S? 5S é um programa que vai nos ajudar a trabalhar melhor
Advertisements

Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
PDCA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S`s
Prof. Edson Costa Aildefonso
5's Os Passos do.
Auditoria Inspeção x Como devemos nos comportar?
O QUE É PROGRAMA 5 S? 5 SENSOS ( 5 S)
Método "5s".
Metodologia e Ferramentas para a Melhoria da Qualidade
Programa 5S Housekeeping.
5S JEFFERSON BUENO.
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
Transformando o ambiente das organizações e a atitude das pessoas
8 - Sempre lugar emprestado, lugar inapropriado para atividades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
PROGRAMA.
PROGRAMA 5S “Sempre é hora de arrumar.”.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
TOCA ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS
5S´s - CONCEITOS PARA REVOLUCIONAR O GERENCIAMENTO
Edson Santos 03 de Outubro de 2012
Metodologia dos 5s.
8 - Práticas básicas da Manutenção Moderna
O que é Origem Significado Aplicações Prática
5 S A BASE PARA A QUALIDADE TOTAL
“Pode-se começar varrendo” Kaoru Ishikawa
O início de uma grande mudança
5S – Um programa de Qualidade e Produtividade
O QUE É 5 S? 5S é uma metodologia utilizada para melhorar a organização dos ambientes de trabalho. Promove integração entre colaboradores e mudança de.
PROGRAMA.
por Paulo Roberto Gil Cavina
Método 5 S's Seiri Seiso Seiton 5S´s Seiketsu Shitsuke.
A PRÁTICA DO Como implantar, promover e desenvolver. Haroldo Ribeiro 1.
História Conceito Total Profit Management
Os cinco sensos (5S) Aureliano Magalhães Franklin Lima Isaias Santos Poliana Ferreira Rodolfo Queirós Instituto Federal da Bahia Departamento.
5S´s Conceitos para Revolucionar o Gerenciamento
5S QUALIDADE DE VIDA!!!.
Lavratti.com Slide 1/4 Laboratório de Gestão II Kaizen Kaizen significa mudar para ficar melhor. Os principais elementos são: a)Qualidade; b)Esforço; c)Vontade.
ORIGEM DO PROGRAMA “5S” Desenvolvido no Japão, através do qual os pais ensinam os filhos princípios educacionais que os acompanham até a fase adulta. Depois.
TREINAMENTO – TODAS AS ÁREAS
Os 5 Sensos da Qualidade.
Gestão da Qualidade.
Kk Kk TREINAMENTO 5S 2010.
5S’s Princípios e regras.
Programa de 5S.
Programa 5S.
Programa 5S Centro universitário Municipal de São José
Gestão da Qualidade em Serviços
5S's DA QUALIDADE EM BUSCA DA ISO
5S - Cinco Sensos O que é ? É um programa que tem por objetivo manter no local de trabalho apenas os materiais, equipamentos e ferramentas necessários,
PROGRAMA.
Vídeo Motivacional.
Programa 5 “S” A partir de agora, conheça o programa que mudará para melhor a sua vida no trabalho. Com este programa, a qualidade e a segurança será.
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Princípio no.12: Seja consciência em ação. Ser exemplo. Estar consciente.
É capaz de produzir resultados expressivos em um prazo relativamente curto; Eliminação do desperdício de tempo, talento, energia e materiais; Melhora.
Funções Departamento da Qualidade
5S Qualidade de vida a partir do ambiente de trabalho.
Projeto 5S Housekeeping SDD
Vai mudar muita coisa nesta empresa!!!
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
PROGRAMA 5S Uma dose de BOM SENSO em tudo o que a gente faz.
5S ‘‘Um bom ambiente depende da gente’'
GEAL Gerência de Apoio Logístico Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa Secretaria Municipal de Finanças Programa 5’S GEAL Apresentações.
5 S.
Conceitos Estratégias
O NOSSO FOCO ESTÁ ONDE VOCÊ PRECISA: EM SUA EMPRESA.
PROGRAMA 5S.
Programa 5’S Stahl Brasil. 2 Dia “D” O que não é Dia do Faxinão Dia do descarte Dia do bota fora Festa do 5S’s O que é É um conjunto de ações que se criam.
Transcrição da apresentação:

5 Ss Por Carlos Reis

HISTÓRICO As atividades de 5S tiveram início no Japão, logo após a 2ª Guerra Mundial, para combater a sujeira das fábricas. No I Encontro Nacional pela Melhoria da Qualidade e Produtividade em 1990, evento que reuniu vários especialistas do mundo, um representante do JPC - Japan Productivity Center apresentou técnicas japonesas de gestão denominada “5S”; Hoje é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão da Qualidade.

O QUE É ? JAPONÊS INGLÊS PORTUGUÊS 1º S Seiri Sorting Senso de   JAPONÊS INGLÊS PORTUGUÊS 1º S Seiri Sorting Senso de Utilização Arrumação Organização Seleção

SENSO DE UTILIZAÇÃO PREPARAÇÃO IMPLANTAÇÃO Identificar o que é necessário para execução da tarefas e por que necessitamos daquilo. Prover o que é necessário para execução da tarefas e descartar aquilo julgado desnecessário ou em excesso.

Como? A separação dos objetos necessários dos desnecessários é feita por meio do akafudá, um cartão vermelho. Aka significa vermelho e fudá significa cartão. Todas as coisas a serem removidas levam um cartão vermelho.

DESCARTE Não é útil e não está funcionando: lixo; Não é útil e está funcionando: troca (interna) ou venda (externa); É útil e não está funcionando: manutenção; É útil e está funcionando: próximo S...

O QUE É ? 2º S Seiton Systematyzing Senso de Ordenação Sistematização Classificação

SENSO SE ORGANIZAÇÃO Definir onde e como dispor os itens necessários para a execução das tarefas. Guardar, acondicionar e sinalizar de acordo com as definições feitas na fase anterior.

Como? Tem que estar sempre às mãos Usado Constantemente Usado Ocasionalmente Arquivado e Fácil Acesso Usado Raramente Arquivo Morto ou permanente

DICA: Retire as portas dos armários ou substitua-os por estantes; A porta esconde a bagunça!

O QUE É ? 3º S Seisou Sweeping Senso de Limpeza Zelo

SENSO DE LIMPEZA Identificar as fontes de sujeira, identificar causas, limpar e planejar a eliminação das fontes de sujeira. Eliminar as fontes de sujeira.

Diga não a todo tipo de poluição : Como? Diga não a todo tipo de poluição : Sonora ruídos, gritos, etc. Visual bagunça , sujeira, etc. Ambiental intrigas, fofocas, discussões

O QUE É ? 4º S Seiketsu Sanitizing Senso de Asseio Higiene Saúde Integridade

SENSO DE SAÚDE Identificar os fatores higiênicos de risco nos locais de trabalho e planejar ações para eliminá-los. Eliminar os riscos do ambiente de trabalho ou atenuar seus efeitos.

Com a prática dos Sensos de: Como? Com a prática dos Sensos de: utilização estamos ganhando saúde limpeza ordenação

O QUE É ? 5º S Shitsuke Self-disciplining Senso de Autodisciplina Educação Compromisso

SENSO DE AUTO-DISCIPLINA Identificar não-conformidades os padrões existentes e as oportunidade de melhorias para os 4 outros sensos. Eliminar as não-conformidades encontradas na fase anterior.

Como? Buscando a melhoria contínua!

3 Ss No inicio de sua aplicação apenas os três primeiros "S" eram abordados, tendo sido incorporado depois o quarto e o quinto. Atualmente, outros 4 conceitos já foram acrescidos, tendo-se portanto conhecimento da existência de 9 S:

9 Ss Senso de Utilização; Senso de Ordenação; Senso de Limpeza; Senso de Asseio; Senso de Autodisciplina; Senso de Firmeza; Senso de Dedicação; Senso de Relato com ênfase; Senso de Ação simultânea.

Benefícios para os Funcionários Maior colaboração entre as pessoas; Banheiros e ambientes mais limpos e organizados; Local mais fácil de trabalhar e mais bonito; Melhoria da disciplina; Facilidade na localização de objetos; Menos chances de acidentes; Melhor rendimento do serviço; Mais espaço para tudo; Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.

Benefícios para a Empresa Melhoria da produtividade; Redução nos custos operacionais; Redução no absenteísmo; Melhor aproveitamento de materiais e equipamentos; Redução nos desperdícios; Melhoria do moral, uso eficiente do tempo; Melhoria do ambiente de trabalho; Conscientização em relação ao meio ambiente e cidadania.