Movimento Uniformemente Variado / M.V.U

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FÍSICA Prof. Emerson Módulo 5.
Advertisements

Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Monitores: Gabriel H. S. Parizoto Aluno de Engenharia Civil – 3º Período Victoria Lamas Aluna de Engenharia Civil.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica MOVIMENTO UNIFORME AULA:01 Mecânica: Cinemática ASSESSORIA E ORIENTAÇÃO ESTUDANTIL-AOE.
Aula Movimento Retilíneo Lilian R. Rios 26/02/16 26/02/16.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina CINEMÁTICA 1. MEDIDAS A: CINEMÁTICA UNIDIMENSIONAL B:
Cinemática Escalar. 1. O movimento de um carro, que se move com velocidade constante, é descrito pela seguinte tabela t (h) S (km)
UNIDADE 1: Cinemática Cap. 05 – Movimento Circular Uniforme (MCU) Professor: ISRAEL AVEIRO Professor: Israel Aveiro.
FÍSICA “A gravidade explica os movimentos dos planetas, mas não pode explicar quem colocou os planetas em movimento. Deus governa todas as coisas e sabe.
Movimento Uniforme / MU
Estudando Para O Enem de Forma Invertida
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
VETOR VELOCIDADE E VETOR ACELERAÇÃO
Cinemática de uma partícula
Revisão do 2° Trimestre Fanfa.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte
UNIDADE: 2 Cap. 9 – Trabalho e Potência
FÍSICA - CINEMÁTICA PROFESSOR: JEAN VILELA.
cinemática Podcast AR VÁCUO Conceitos básicos
QUEDA LIVRE e LANÇAMENTO
Estudando para o ENEM de forma invertida
Estudando para o Enem de forma invertida
Física Aula 09 – Mecânica Prof.: Célio Normando.
Estudando para o Enem de forma Invertida
Revisão- Movimento Retilíneo Uniforme
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
Caracterização de um movimento retilineo ERROS NO RELATÓRIO ORIENTADO.
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
Aceleração Média Aceleração Instantânea
CONCEITOS BÁSICOS RAPIDEZ:
CONHECENDO O ENEM Nome: Bianca Rondon Série: 2°V01
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Movimento Circular.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
FM 03 e 04 MUV e Graficos.
FÍSICA Página 121.
Nome: Juan Santos/ Tuma 1º M05
Revisão Rápida de Física Professor: Célio Normando.
Derivadas Professor: Ademilson.
Podcast recuperação 2º trimestre
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Física Fácil Lições básicas de Física Fundamental
Equação de torricelli Estudando de forma invertida
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2017) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
ESTUDO DA CINEMÁTICA A cinemática estuda os movimentos dos corpos sem considerar as causas. O movimento dos corpos está relacionado com grandezas físicas.
Seja bem vindos ao 1ºEM! Física Frente A: Cinemática Escalar
Cinemática. Posição A posição x de uma partícula num eixo é a sua localização em relação à origem. A posição é positiva ou negativa, dependendo de que.
Movimento Circular FÍSICA 1 INTRODUÇÃO 2
MOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIÁVEL
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Tipos de movimentos 11º ano.
Aceleração. Aceleração Aceleração Aceleração.
Física PROF. BRUNO NASCIMENTO AO VIVO CINEMÁTICA.
Cinemática 2 Introdução à Cinemática Cinemática –Aula 2
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Forças e Movimentos Unidade 2 Força de colisão. Devido à grande quantidade de automóveis que circulam nas estradas, todos os dias ocorrem acidentes. Devido.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
Ciências (Ensino Fundamental, 9º ano) Conceito de movimento, relacionando grandeza e unidades de medida e sua relação com o dia-a-dia O que é o movimento?
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
ACELERAÇAO E OMOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
III Workshop Laércio Ferracioli – Oficina de iniciação ao Diagrama V
Tipos de movimento.
Movimento dos Corpos Conceitos Básicos
Transcrição da apresentação:

Movimento Uniformemente Variado / M.V.U Capítulo 3 Movimento Uniformemente Variado / M.V.U Site: www.isrrael.com.br

Principais Características: Movimento Uniforme Variado (MVU) – Conhecido por apresentar como característica principal, a aceleração constante, isto é, a variação da velocidade permanece igual para intervalos de tempos iguais. Principais Características: A aceleração é constante e não nula. A partícula sofre variações de velocidade iguais em intervalos de tempo iguais.

MOVIMENTO RETILINEO UNIFORMEMENTE VARIADO (MUV) Equações do MUV: Função da Velocidade ( V x t ) Função dos espaços ( S x t ) Função de Torricelli “usada apenas quando não se conhece o tempo”. Função da velocidade média

Gráficos do MUV - Movimento progressivo acelerado Posição em função do tempo ( S x t ) é uma parábola (função do segundo grau), cuja inclinação fornece a velocidade da partícula. Velocidade em função do tempo ( V x t ) é uma reta inclinada (função do primeiro grau). A inclinação desta reta dá a aceleração que é constante. A área a baixo da reta é numericamente igual a distância percorrida. Aceleração constante e não nula ( a x t ) é uma reta horizontal. A área abaixo da reta é numericamente igual à variação de velocidade. Movimento progressivo acelerado. As posições da partícula crescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é positiva. A aceleração e a velocidade têm mesmo sinal.

Gráficos do MUV - Movimento progressivo Retardado Orientação da trajetória com aceleração negativa, ou seja, o movimento é progressivo retardado. As posições da partícula crescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é positiva. A aceleração e a velocidade têm sinais contrários.

Gráficos do MUV - movimento é retrógrado acelerado Orientação da trajetória (velocidade negativa) com aceleração negativa, isto é, o movimento é retrógrado acelerado. As posições da partícula decrescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é negativa. A aceleração e a velocidade têm mesmo sinal.

Gráficos do MUV - movimento é retrógrado Retardado Orientação da trajetória (velocidade negativa) com aceleração positiva, isto é, o movimento é retrógrado retardado. As posições da partícula decrescem com o "passar" do tempo, isto é, a velocidade é negativa. A aceleração e a velocidade têm sinais contrários.

RESUMO - Movimento Uniforme (MVU)

a velocidade do móvel no instante t = 3s. Exemplo 01: (Pág. 41 – Ex: A5) A tabela abaixo indica como varia no decorrer do tempo a velocidade de um móvel em MUV. Escreva a função horária da velocidade desse móvel e construa o gráfico da velocidade em função do tempo. V (m/s) 3 8 13 18 23 t (s) 1 2 4 Exemplo 02: (Pág. 41 – Ex: A8) O gráfico dado relaciona a velocidade V de um corpo em movimento uniformemente acelerado com o tempo t. Determine: a velocidade do móvel no instante t = 3s. a variação de espaço entre os instantes 0 a 5s.

Qual a função da velocidade do movimento? Exemplo 03: (Pág. 44 – Ex: A10) Um móvel realiza um MUV obedecendo a função S = 18 – 9.t + t² , sendo s medido em metros e t em segundos. Pergunta-se: Qual o espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração do movimento? Qual a função da velocidade do movimento? Qual o instante em que o móvel muda de sentido? O móvel passa pela origem da trajetória? Em caso positivo, em que instante? Exemplo 04: (Pág. 44 – Ex: V10) É dada a função horária de uma partícula, sendo os espaços medidos em metros e os instantes de tempo em segundos: S = - t² + 16.t – 24. Determine: O espaço inicial, a velocidade inicial e a aceleração da partícula; O espaço do móvel no instante de t = 5s; A velocidade no instante t = 4s; O instante e o espaço em qual o móvel muda de sentido.

Exemplo 05: (Pág. 50 – Ex: A19) Um veículo tem velocidade inicial de 4 m/s, variando uniformemente para 10 m/s após um percurso de 7 m. Determine a aceleração do veículo. Exemplo 05: (Pág. 50 – Ex: A20) Um automóvel viaja a velocidade de 72 km/h. A distância de 500 m seu motorista vê um obstáculo. Determine a aceleração que deve ser aplicada no carro para que este pare a tempo que não se chocar contra o obstáculo. Exemplo 06: (Pág. 50 – Ex: V19) Um automóvel desloca-se com velocidade de 20 m/s. A partir do instante t = 0s, seu motorista freia até o carro parar. Admitindo que a aceleração tem módulo igual a 4 m/s² e é constante, determine a distância percorrida pelo carro desde o acionamento dos freios até sua parada.

PÁGINA: 39 ; 40 e 41 (Aplicação) RESOLVER EXERCÍCIOS PÁGINA: 39 ; 40 e 41 (Aplicação)

Pág. 39

Pág. 39

Pág. 41

Pág. 41

Pág. 42