Ajude – me!!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Escola e Família: quais são suas competências?
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
Dicas de como orientar seus estudos
Edições Melhoramentos - Biblioteca de Educação
Escola Municpal Epitácio Campos
ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 04
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Portfólio de Matemática
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
E estou super – hipertriperfeliz!!!! Isso não é uma maravilha? Finalmente as pessoas começaram a compreender-me….. E estou super – hipertriperfeliz!!!!
Hábito 3 – Aula 6.
O valor de uma cédula de 100 reais
Rotina....
COMO SE ESCREVE ?....
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
Colégio Nossa Senhora de Sion
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Motivação e Expectativas
Percepção do Espaço Pela Criança
Rotina....
APRENDIZ DA VIDA!.
Como se escreve… Click para avançar.
CARTA DE UM PAI AO FILHO Amado filho.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Amado filho.
Como se escreve… Click para avançar.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Colocar o dedo no ar, para poder falar
Reunião de Pais e/ou Responsáveis 12/06/2010 COLÉGIO ESTADUAL JOÃO FERREIRA KÜSTER.
Mobilizando seus colegas de trabalho
BY BÚZIOS SLIDE PRESENTS BY BÚZIOS SLIDE PRESENTS.
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Escola Seac- Escola de Educação Profissional Prof: Nilzo Machado
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Aprendi que eu não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim e ter paciência, para que a vida faça o resto.
Rotina....
TODOS CONTRA A PEDOFILIA
CARTA DE UM PAI A UM FILHO Amado Filho,
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
8 Clicar.
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Equipe responsável pela produção
SITUAÇÕES.
Projeto de Orientação de Estudo - 2º ano (EF)
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO Alunas: Aline Gonzaga e Elane
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
COMO ESTUDAR HISTÓRIA.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Conscientização sobre a importância do SARESP
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
APRENDIZ DA VIDA!.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Transcrição da apresentação:

Ajude – me!!

A lição de casa é importante para: aluno, professor e pais. Ao aluno favorece: Enfrentar desafios pedagógicos; Construir autonomia: Estabelecer rotina; Melhorar a capacidade de organização. Ao professor, permite verificar quais são as dificuldades e necessidades do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Aos pais, é uma maneira de acompanhar o que está sendo ensinado na escola do filho. É uma das formas de participação.

É preciso criar uma rotina da lição de casa Estabeleça um horário fixo para a criança fazer as lições todos os dias. A rotina é importante para que ela se acostume com o dever. A decisão final é dos pais, mas não custa nada consultá-la sobre o período que ela gostaria de dedicar aos estudos. De repente, vale preservar a hora que passa aquele desenho que ela gosta na TV ou a hora que a vizinhança se reúne para brincar. Seja justo.

Também leve em conta que cada indivíduo tem um período do dia em que rende melhor. Observe a produtividade de seu filho no horário reservado para a lição e, se preciso, mude. Mas não esqueça: não importa o horário determinado, ele tem de ser cumprido e fixo. A rotina é importante para que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de estabelecer uma rotina sozinha - ela não tem autonomia para organizar o seu dia e os seus compromissos.

Estabelecer horários, distribuir o tempo para brincar, fazer a lição, tomar banho, se alimentar - ela precisa da ajuda dos pais nesse processo. Os pais podem organizar um horário com a criança e ter controle sobre o seu cumprimento. O adolescente, porém, já tem uma capacidade maior de organização, e pode estabelecer uma rotina sozinho - ainda assim é sempre importante o monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.

Como os pais podem ajudar seus filhos na lição de casa: Participar; Conversar sobre o que aprendeu e acontecimentos na escola; Estabelecer e acompanhar uma rotina de estudos; Ajudá-los a tirar dúvidas, mas não fazer os exercícios pelos filhos; Permitir que o filho faça a lição sozinho, para que os professores descubram as dificuldades;

O estudante precisa de um lugar especial para realizar as lições. Um lugar próprio para fazer a lição; Uma mesa adequada, espaçosa, em um local ventilado, com um lugar para guardar todo o seu material escolar; Um espaço definido para realizar as tarefas; Fazer a lição assistindo TV ou no playground do condomínio não favorecerá a concentração, o envolvimento e o capricho.

Acompanhamento e orientação É responsabilidade da criança fazer a tarefa, mas é papel do adulto supervisioná-la. Esteja por perto, apoie e se mostre disponível. Isso não significa fazer a lição por ela nem ficar o tempo todo do lado. Se seu filho disser que terminou a lição, peça para ver. Se faltou responder a alguma coisa, veja onde está a dúvida, peça para ele contar para você como o professor ensinou em sala de aula. Se notar que a dificuldade é muito grande e constante em uma atividade, fiquem atentos. Quando os pais se envolvem, o processo fica bastante produtivo e natural.

Como agir quando o filho não quer realizar a lição de casa Identificar o problema; Conversar com a escola para tentar descobrir se o aluno tem algum problema de aprendizado; Motivá-lo e incentivá-lo a realizar a lição,pois é muito importante que ele entenda o valor coletivo da lição. Se um estudante deixa de fazer os exercícios que a professora propõe para casa, a classe inteira pode ser prejudicada.

Como agir quando o filho tem dificuldade na hora da lição Entender por que o filho tem dificuldade ou pede ajuda constantemente ao fazer os exercícios propostos para casa. Estabelecer uma parceria com a escola para identificar o problema. Não dar opção de não fazer a lição. Orientar o filho a levar as dúvidas para a professora. Atenção: acompanhar não significa fazer a lição.

Maristela Canisso Valese É ser sincero, explicar ao filho que não sabe ou não lembra da matéria e fazer uma pesquisa conjunta. A hora de fazer a lição de casa também pode ser um momento de compartilhar dúvidas. “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá.” Madre Teresa de Calcuta Maristela Canisso Valese Psicóloga – CRP – 014/00742-6