Enfª Rebeca Gusmão Soares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
Advertisements

Especialização em Saúde da
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Yoleydis Fuentes Mompie Orientadora: Ana Paula Soares
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Palmas de Monte Alto – BA, 2014
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: Santiago de León
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS-UNASUS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL DMS UNIVESIDADE FEDERAL DE PELOTAS-UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA –EAD MELHORIA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em saúde da família modalidade a distancia turma 5 MELHORIA DA ATENÇÃO A SAÚDE.
Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma nº5
Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Trabalho de Conclusão de Curso.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
Laura Lopes da Silveira Orientadora: Teresinha Weiller
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Dayana Marrero Escobedo. Orientadora: Elitiele Ortiz Dos Santos.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 3 Ampliação.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Luís Daniel Cechella Vieira Orientadora: Simone Gomes Dias Oliveira
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Ada Alicia Cabrera Ramirez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientador: Guilherme Barbosa Shimocomaqui
Aluno: Luis Reinaldo Colmenares Aquino
Universidade Aberta do SUS
Yalexis Fernandez Granado Orientador: Andressa de Andrade
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da atenção à saúde das pessoas com hipertensão arterial sistêmica e/ou diabetes da UBS Neco Fonseca, Jerumenha/PI Especializando: Juan Sanchez.
Julio Alberto Pierret Acosta
Aluno: Yainel La Rosa Tamayo Orientadora: Ana Paula Soares
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Especializando: Jesus Ladron de Guevara Farinas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
São Paulo das Missões, RS
QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO A HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Vanessa Rivero Kindelan
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Universidade Federal de Pelotas
Romano Carvalho de Farias Orientadora: Ana Paula Soares
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde Da Família Turma 8 Melhoria da atenção à saúde dos usuários com.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Trabalho de Conclusão de curso
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9  Melhoria da atenção as pessoas.
  Melhoria do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na CMS/ESF Mecejana, Boa Vista/RR.      
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
HUGO FRANCISCO RODAS DE SOUZA ORIENTADOR: PABLO VIANA STOLZ
Trabalho de Conclusão de Curso
Transcrição da apresentação:

Enfª Rebeca Gusmão Soares UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - Modalidade a Distância Turma 2 – Abril de 2012 Qualificação do atendimento ao usuário portador de Hipertensão e/ou Diabetes na Unidade de Saúde da Família Vila Rosa em Itapetinga, BA. Enfª Rebeca Gusmão Soares Orientador: Grace Fátima Souza Rosa  

INTRODUÇÃO Qualidade da atenção na Estratégia de Saúde da Família. Reorganização do trabalho de atenção à saúde das unidades da rede de atenção primária.

INTRODUÇÃO Itapetinga - Bahia População 68.314 habitantes

CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO INTRODUÇÃO CARACTERÍSTICAS DO MUNICÍPIO 12 ESF e 02 PACS Agropecuária Indústria de Calçados Policlínica Hospital CTA

Caracterização da USF VILA ROSA Área de cobertura: 4.509 habitantes, 1. 1167 famílias cadastradas. Situada na SEDE. Possui 12 micro áreas. Equipe de Saúde da Família com ESB – modalidade 1.

Caracterização da USF VILA ROSA Número estimado de pessoas portadoras da doença Diabetes Mellitus: 302 Número de pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica: 952

Situação do Programa HIPERDIA desenvolvido antes da intervenção: Atividades desenvolvidas Registro Incipiente ESF não utilizava Protocolo Atenção à SB deficiente Atividades educativas NÃO regulares

OBJETIVOS Objetivo Geral   Melhorar a atenção às pessoas portadoras de HAS e DM da área de abrangência da Unidade de Saúde da Família Vila Rosa do município de Itapetinga, Bahia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Ampliar a cobertura aos hipertensos e/ou diabéticos; 2. Melhorar a adesão do hipertenso e/ou diabético ao programa; 3. Melhorar a qualidade do atendimento ao paciente hipertenso e/ou diabético realizado na Unidade;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4. Melhorar o registro das informações; 5. Mapear hipertensos e/ou diabéticos de risco para doença cardiovascular; 6. Realizar ações de promoção à saúde dos hipertensos e/ou diabéticos.

Ações nos 4 eixos pedagógicos de forma articulada: Organização e Gestão do Serviço Qualificação da Prática Clínica Monitoramento e Avaliação Engajamento Público

METODOLOGIA Protocolo de Hipertensão Arterial Sistêmica do Ministério da Saúde, 2006.

METODOLOGIA Protocolo de Diabetes Mellitus do Ministério da Saúde, 2006.

METODOLOGIA Monitoramento das ações: SIAB Fichas A Ficha espelho Relatórios do HIPERDIA Planilha de coleta de dados

METODOLOGIA Reuniões de estudo com a equipe sobre saúde do hipertenso e/ou diabético. Acolhimento Reuniões de sala de espera Reuniões mensais voltadas à comunidade Caixa de elogios, críticas e sugestões

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Resultados

Discussão Importância da intervenção para equipe / serviço / comunidade; Maior adesão ao Programa HIPERDIA; Melhora do registro das informações; Melhor qualidade da atenção à pessoa com HAS e/ou DM com atividades específicas; Capacitação da equipe de saúde - trabalho integrado; Redirecionamento das ações da equipe.

Processo de aprendizagem na implementação da intervenção Aprofundamento de discussões sobre a Estratégia de Saúde da Família. Construção de propostas para a atenção à saúde de forma contextualizada.

Processo de aprendizagem na implementação da intervenção Aproximação dos diferentes saberes e pontos de vista dos atores envolvidos no fazer em saúde – usuários e profissionais da rede. Reconhecimento de recursos e dinâmicas que articulem recursos locais que possam resultar em modificação de indicadores e das realidades de saúde.

Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. "Ela está no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para caminhar..." EDUARDO GALEANO, 1994.

OBRIGADA!!