Hedley Bull: A Sociedade Anárquica

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Transcrição da apresentação:

Hedley Bull: A Sociedade Anárquica Capítulos 1 e 2

Cap. 1: Ordem da Vida Social Não como uma regularidade nas relações entre os indivíduos; Estrutura de conduta que leve a um resultado particular; Santo Agostinho: mais que um simples arranjo => busca por um fim; 1o – proteção da vida; 2o – garantia de promessas cumpridas; 3o – posse das coisas seja estável;

A Ordem Internacional Padrão de atividades que sustenta os objetivos da sociedade internacional; O que é um sistema internacional? Diferença entre sistema internacional de Estados e sistema de Estados suzeranos; Sociedade Internacional => compartilhamento de valores e interesses;

A Ordem Internacional Padrão de atividades que sustenta os objetivos da sociedade internacional; Quais objetivos? preservação do sistema e da sociedade de Estados; manter a soberania dos Estados individuais; manutenção da paz; Os objetivos da ordem social são os mesmos que os da ordem internacional;

A Ordem Mundial Padrões ou disposições da atividade humana que sustentam os objetivos elementares da vida social; 1900 – 1o sistema político mundial devido à expansão do sistema de Estados europeu; Ordem mundial ≠ Ordem internacional; Ordem Mundial = ordem entre os Estados e na escala interna; (maior amplitude) Ordem Internacional = ordem entre os Estados;

Cap. 2: Há uma ordem na política mundial? Tradições Doutrinárias: Hobbesiana ou Realista; Grociana ou Internacionalista; Kantiana ou Universalista:

Hobbesiana ou Realista Estado de Guerra; Conflitos entre os Estados; Jogo de Soma Zero; Atividade Típica => Guerra; Obs.: a paz seria um período de recuperação do último conflito e preparação para o próximo.

Grociana ou Internacionalista Entre a Hobbesiana e a Kantiana; Política Internacional ocorre numa Sociedade Internacional; Limites impostos por instituições/regras aos interesses e conflitos dos Estados; Estados como os principais membros da sociedade internacional; Atividade Típica => Comércio, interesse econômico e social dos Estados

Kantiana ou Universalista Oposto da Hobbesiana; A natureza da sociedade internacional não reside no conflito entre os Estados, mas nos vínculos sociais transnacionais entre os humanos; Humanos como súditos dos Estados; Tema Dominante => relações entre os homens, participantes da comunidade representada pela humanidade;

Cristandade Ocidental Três visões buscavam explicar o processo de desintegração: Estados emergentes ocupando o vácuo social e moral; (confronto) Defesa dos ideais da autoridade do Papa e do Imperador; Tradição do direito natural => príncipes independentes de autoridades externas e ligados por interesses e regras comuns

Sociedade Internacional Cristã Os valores subjacentes à sociedade eram cristãos; Não havia uma definição acerca dos membros da sociedade internacional; Primazia do direito natural sobre o direito positivo como fonte das regras da sociedade internacional; Regras se diziam universais; (Eurocentrismo) Não definia um conjunto de instituições derivadas da cooperação entre os Estados;

A Sociedade Internacional Européia Primazia do direito positivo em detrimento do direito natural; Sociedade Internacional como européia; Segmentos: civilizado, bárbaro e selvagem; Legitimidade Popular após as Revoluções Francesa e Americana; Casamento dinástico => Plebiscito; Direito internacional => corpo de regras especiais que surgiu com o advento dos Estados modernos

A Sociedade Internacional Mundial Sociedade mundial e não mais européia; Estados asiáticos, americanos e europeus; Liga das Nações e Nações Unidas; Maioria dos Estados como não-europeus; Rejeição ao equilíbrio de poder; Difamação da Diplomacia secreta; 14 pontos de Woodrow Wilson;

A Realidade e os Elementos da Sociedade Internacional A realidade se ajusta as teorias ou as teorias são derivadas da realidade? Bull: O sistema internacional reflete as três tradições abordadas; Ameaças à sociedade internacional devido às guerras feitas por motivos persuasivos e não por causas justificáveis; Guerras dos Selvagens => nem sequer possuem causas persuasivas;

Sociedade Anárquica e seus Limites Existe uma Sociedade Internacional? E uma Anarquia Internacional? Anarquia invalida a sociedade internacional; Sistema internacional não se parece com o estado de natureza hobbesiano; Baseia-se na falsa premissa sobre as condições da ordem das entidades dos Estados; Não leva em conta os limites da analogia com a situação interna dos Estados; Baseia-se => Estado de natureza hobbesiano não serve para justificar a anarquia internacional e sim o lockeano. Analogia => Anarquia no sistema internacional é tolerável, mas entre os indivíduos não porque seria hobbesiana.

Sistema Internacional é o estado de natureza hobbesiano? Porque? Ausência de atividades econômicas porque a força produtiva é absorvida pelas imposições de segurança; Ausência de noções de certo/errado e propriedade; Existência de um “estado de guerra” permanente; Locke: Estado de natureza como uma sociedade sem governo, sem uma autoridade central capaz de interpretar e aplicar as leis, onde os indivíduos que dela participam precisam os mesmos interpretá-las e aplicá-las;

Estado de natureza Hobbesiano ou Lockeano no sistema internacional? Analogia ao sistema internacional moderno; Há um sistema internacional? Há uma sociedade internacional? Há uma ordem mundial?