Lean and green e a systematic review of the state of the art literature Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USP – FEA Gestão de Operações Sustentáveis (EAD5961) – 1º/2016 Discussão do Artigo - DÜES, C. M.; TAN, K. H.; LIM, M. Green as the new Lean: How to use.
Advertisements

DIAGNÓSTICO PRELIMINAR – Melhoria de Processos Seleção e Captação de Talentos Captação e Seleção de Talentos Profa. Mestre Marta Ajej.
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
EMPREENDEDORISMO MARIA LUCIENE SOUZA Empreendedorismo Maria Luciene (81) /
EAD 5961 – Gestão de Operações Sustentáveis Bruna Borba de Souza 17/03/2016.
Defesa de TCC Nome do Curso. Orientador: Prof. Dr. Nome Completo Nome Completo ESCREVA AQUI O TÍTULO DO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Subtítulo (se.
Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
The development of green logistics for implementation sustainable development strategy in companies O desenvolvimento da logística verde para a implementação.
Título: Desenvolvimento de Metodologia para Seleção de Carteiras de Ações, Ciências Socialmente Aplicáveis. Ana Lúcia Lopes e Pedro Martins, PIBIC. Administração.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Marcos José de Oliveira Francisco Arthur da Silva Vecchia
TÍTULO DO TRABALHO (CAIXA ALTA)
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
Stefan Seuring, Martin Muller Journal of Cleaner Production
Sistema Integrado de Registo Académico(eSira) Eng. José Tafula & Eng. Ussimane Maria Direcção do Curso de Engenharia Informática.
Carlo Vezzoli, Dalia Sciama
Ferramentas de gestão estratégica Balanced Scorecard
Ecodesign tools for designers: defining the requirements
CONTABILIDADE GERENCIAL
Frank Boons; Florian Lüdeke-Freund
Avaliação de desempenho: geral
EAD 5961 – Gestão de Operações Sustentáveis
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
Measuring Eco-Innovation René Kemp
Onde Publicar? Professores: Angela Cuenca Cassia Buchalla Ivan França Junior SCS Metodologia e Divulgação do Artigo Científico.
Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
GESTÃO SUSTENTÁVEL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS E DESEMPENHO INOVADOR EM PROCESSOS: UM ESTUDO COM EMPRESAS DA INDÚSTRIA DO ALUMINIO DO SUDOESTE DO PARANÁ Diego.
Sistema de informação Questão 1
Tendências em modelos de gestão: sociedade e pessoas
Gestão Operações Sustentáveis EAD 0765 Aula 1 – Introdução
ITINERÁRIO FORMATIVO MEIO AMBIENTE
Profa. Mestre Marta Ajej
Metodologia para Divulgação do Artigo Científico
Check list – revisão por pares
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
EAD 0765 – Gestão de Operações Sustentáveis
AUTORES, FILIAÇÕES INSTITUCIONAIS
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
COMPUTAÇÃO GRÁFICA Aula 10: HEAD UP DISPLAY - HUD.
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Prática Científica UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB
O conceito básico da Agenda 21
Pesquisa de artigos científicos
O CAMINHO PARA O PLVB... JUNTE-SE A NÓS! O GUIA! COMO CHEGAREMOS?
Respostas dos Grupos A, B, C e D
GESTÃO AMBIENTAL – TENDÊNCIAS (ECOPRODUÇÃO) Prof. Dr. Francisco Chaves
Lean and Green? Evidências Empíricas do setor automotivo brasileiro
Conhecimento e Pesquisa
Annual Reviews - Síntese de importantes pesquisas em 40 diferentes disciplinas que envolvem Biomedicina/Ciências da Vida, Física e Ciências Sociais.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Melhoramento de plantas através dos tempos: Desafios e Sucessos Susana Lopes “Plants for Life” International PhD Program – 2016 (course “Plant Biotechnology.
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
EAD 5961 – Gestão de Operações Sustentáveis
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
Título do Trabalho Autor Mês / Ano.
Apresentação Câmara Municipal da Calheta
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
1 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL Morada Nova - CE Profª Dayane de Andrade Lima.
Transcrição da apresentação:

Lean and green e a systematic review of the state of the art literature Jose Arturo Garza-Reyes Rita de Cássia Lopes Moro São Paulo 04/05/2017

Journal Autor Journal of Cleaner Production – A1 Jose Arturo Garza-Reyes Centre for Supply Chain Improvement, The University of Derby, Kedleston Road Campus, Derby, DE22 1GB, UK Citações: 38 Google Scholar 20 web of science Garza-Reyes, J. A. Lean and Green – a systematic review of the state of the art literature. J. Clean. Prod., 102 (2015), pp. 18–29.

1. Objetivo Fazer uma revisão sistemática da literatura Lean e verde, visando fornecer orientação sobre o tema, descobrindo lacunas e inconsistências na literatura, que possam estimular novos estudos. 2. Perguntas Quais são as questões emergentes na pesquisa sobre Lean, sua aplicação e vinculação com os aspectos ambientais da organização? Quais são os principais caminhos para novas pesquisas?

3. Contextualização O sistema Lean manufacturing foi inicialmente desenvolvido no Japão pela Toyota – após o período pós-segunda guerra, como forma de romper com os modelos de produção em massa existentes na época; Assim o novo modelo adota uma visão enxuta que possibilitava um desenvolvimento de tecnologia e gestão de processo visando a diminuição dos desperdícios; O paradigma enxuto não tem sido alinhado com os objetivos organizacionais, como rentabilidade e eficiência, mas também objetivos contemporâneos que incluem clientes satisfação, qualidade e capacidade de resposta rápida; Inclusão dos critérios de sustentabilidade: começou a disseminar globalmente entre os anos 80 e 90, o Lean atua nos processos identificando pontos de melhorias que possibilitem a diminuição de formação de resíduos;

3. Metodologia Revisão sistemática da literatura, o autor segue a abordagem de Denyer e Tranfield (2009) que consideram os seguintes passos: Formulação de perguntas; Localização de estudos; Seleção de estudo e avaliações; Análise e síntese; Relatórios e utilização dos resultados. 3.1 Localização dos estudos e seleção: Em inúmeras bases de dados eletrônicas: Elsevier (sciencedirect.com), Esmeralda (Emeraldinsight.com), Taylor & Francis (T & F) (tandfonline.com), IEEE (ieeexplore.ieee.org), Springer (springerlink.com), Wiley (Onlinelibrary.wiley.com) e Inderscience (inderscience.com). E dentro de bancos de dados que compõem o EBSCO (Ebscohost.com), ISI Web of Science (wokinfo.com) e Google Scholar (scholar.google.com).

3.2 Seleção de estudo e avaliações Pesquisou por (lean green), (environmental lean), (lean eco- efficiency) e (lean eco-sustainability); Ano – 1997 – 2014; Critério de finalização de pesquisa: saturação; Excluiu artigos: lean + sustentabilidade; Revistas cientificas e artigos de conferências internacionais; Presença de bases mais especializados e abrangente; 62 artigos, desses utilizou 59; QSR NVivo (QSR International, 201).

3.3 Análise e síntese

Processo de análise macro e micro para identificar as suas semelhanças e facilitar a sua análise; A partir da Fig 2, verificou-se enfoques diferentes então criou-se a tabela 1 e partir dela o mapa conceitual;

Compatibilidade entre o lean e green; Integração de lean e green como uma abordagem consolidada; Integração do lean-green com outras abordagens; Proposta de um método de indicador de avaliação de desempenho verde; Impacto do Lean-green no desempenho organizacional; Aplicação empirica do Lean-green;

4. Pesquisas futuras 5. Conclusão: O autor identifica por meio do mapa os pontos que foram menos ou que não tiveram pesquisa relacionada aos mesmos ou pouco exploradas e cria a Tabela 2 com perguntas norteadoras. 5. Conclusão: Utiliza-se as ferramentas lean e green para integrar as questões da sustentabilidade ambiental nas organizações; Os estudos ainda são poucos e em algumas áreas, durante esta pesquisa, não contava com nenhuma pesquisa; Motivação: governamental e também interna; A criação do mapa possibilitou a visualização da integração das áreas.

Obrigada!