Motores de Combustão Interna

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Advertisements

Sistema de Arrefecimento dos Motores
Motores. Foto cortesia da DaimlerChrysler Motor do Jeep Grand Cherokee 2003.
Constituição dos motores de combustão interna
Desenvolvimento dos motores de combustão
Sistema Elétrico dos Motores
TERMODINÂMICA.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA ARREFECIMENTO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
PRESSIONE F5 PARA EXIBIÇÃO
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Motor de 2 tempos 1ºTempo : A mistura gasolina-ar explode e empurra o êmbolo para baixo, uma nova mistura entra no cárter pela janela de admissão. O êmbolo.
PRINCÍPIOS DE FUNCIONAMENTO DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Produtos de Alta Performance. Desenvolvidos para Você! 1 COMPRESSORES PORTÁTEIS 150Q – 185Q – 200Q.
ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Motor Otto Produzido por Raphael Cambas
Válvulas de Bóia. Válvulas de Bóia Válvula de Expansão de Pressão Constante.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Sistema de Lubrificação dos Motores de Combustão Interna
Introdução ao estudo dos motores
Trabalho sobre a Turbina a vapor! Disciplina: Física
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Máquinas térmicas.
Introdução a Motores a Pistão Motores do tipo Quatro Tempos
Parâmetros de Desempenho de Motores a Pistão
CICLO DIESEL.
1a Lei para Sistemas Abertos e Ciclos de Potência
Cilindro É no seu interior que ocorre a combustão da mistura (ar-combustível) e a expansão dos gases queimados. É no seu interior que desliza o pistão.
Compressores Alternativos From HOWDEN.
Prof. Matheus Fontanelle Pereira
MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
FEIRAS E EVENTOS Autoparts 2006 Data: 04 a 07 de outubro de 2006
Motores a combustão interna e a Transmissão de sua potência
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
ESTIMATIVA DA POTÊNCIA DOS MOTORES DE COMBUSTÃO
Máquinas Térmicas.
MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
Clicar nos números para
Constituição dos Motores de Combustão Interna
MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA
SISTEMAS AUXILIARES DOS MOTORES
Motores de combustão interna
MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA Ricardo Santos – Ivan Cunha Ricardo Santos – Ivan Cunha REPRESENTAÇÃO CAD DE UM MOTOR DE UM FORD.
CARACTERÍSTICAS DIMENSIONAIS DOS MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA
Motores a Pistão Ciclo OTTO simulação
A01 Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi.
Prof. Dr. Félix Monteiro Pereira
Tratores agrícolas Constituição
Máquinas Térmicas e Sistemas Refrigeradores
Formulação Analítica Mecanismos de 4 Barras
Como funciona um motor?.
Introdução à Pneumática
Variáveis de Estado Pressão (P) = Quantidade de choques entre as partículas e as paredes do recipiente. Volume (V) = Espaço ocupado pela amostra. Temperatura.
Motor JD 6081 Série 450; 6 cilindros, 8,1L, turbinado e pós resfriado (ar-ar); Bomba injetora com governador eletrônico.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CAMPUS:PROFª CINOBELINA ELVAS CURSO:ZOOTECNIA DISC:MAQUINAS M.AGRICOLAS Prof.ªNEISVALDO CICLO DIESEL DISCENTES: Glaycyane.
Introdução Funcionamento O que é? Consequências Motivo do uso?
Motor de combustão interna
TERMODINÂMICA Prof. Rangel.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA Professor: Nildimar Gonçalves Madeira Licenciado em Ciências Agrícolas, UFRRJ, 1986 Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, UNEC,
Transcrição da apresentação:

Motores de Combustão Interna Prof. Lucas de Carvalho Guesse

Motor Máquina térmica – transforma a variação de calor de uma queima de combustível em movimento em um eixo. Tipos: vários Nosso estudo: 4 tempos Ciclo Otto e Diesel

Recordando

Recordando Lei dos Gases Ideais Equação de Clapeyron Procura relacionar em uma transformação de massa gasosa, as variáveis: temperatura, pressão e volume

Recordando Situação 1

Recordando Situação 2

Recordando

Conceitos gerais e algumas peças Entendendo o MOTOR Conceitos gerais e algumas peças

Motor - Válvulas de admissão/escape: Controlam a entrada e saída dos gases da câmara de combustão. - Vela : Gera a faísca de ignição do combustível. - Pistão : Êmbolo móvel que se desloca com a expansão dos gases dentro da câmara de combustão. - Virabrequim: Transmite o movimento do pistão para um eixo. - Cárter: o reservatório de óleo para a lubrificação do motor.

Motor Fases de um motor 4 tempos Independente do motor, sempre que for 4 tempos obedecerá esta ordem: 1ª - Admissão 2ª - Compressão 3ª - Combustão/Expansão 4ª - Escape

As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo ABERTA FECHADA DESCENDENTE NÃO 180º

As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA FECHADA ASCENDENTE NÃO 180º

As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera trabalho? Voltas do eixo FECHADA FECHADA DESCENDENTE SIM 180º

As fases do motor Válvula de Admissão Válvula de Escape Sentido do Pistão Gera Trabalho? Voltas do eixo FECHADA ABERTA ASCENDENTE NÃO 180º

As fases do Motor Quantas voltas o eixo tem que dar para completar 1 ciclo (4 tempos)? 180º + 180º + 180º + 180º = 720º Ou 2 voltas

As fases do Motor

Sincronização dos Pistões Como é feito para sincronizar os pistões? Algum deles estão na EXPANSÃO ao mesmo tempo? Ordem de EXPANSÃO?

Sincronização dos Pistões A sincronização dependerá do número de pistões Os pistões NUNCA estarão na EXPANSÃO (explosão) ao mesmo tempo A ordem obedecerá uma sequência que não gere excesso de torque no VIRABREQUIM

Sincronização do MOTOR

Partes do Motor

Partes do Motor Cabeçote É a parte superior do motor que contém as câmaras de combustão, velas, válvulas e seus mecanismos de acionamento válvulas, além de passagens de água ou aletas (motores refrigerados a ar) para a refrigeração do motor. O cabeçote é fabricado fundido e posteriormente usinado, normalmente em aço ou ligas de alumínio.

Partes do Motor O bloco é a maior peça do motor, compondo a estrutura que contém os cilindros onde se movimentam os pistões. Na parte inferior do bloco está situado o virabrequim. Ligados a ele (virabrequim) estão o volante do motor e a polia frontal onde estão acopladas as correias que movimentam os diversos acessórios.

Partes do Motor Conjunto Móvel Pistão e Biela

Partes do Motor A biela é o elemento do motor que se encarrega de converter o movimento alternativo retilíneo do pistão em movimento circular contínuo da árvore de manivelas (ou virabrequim). O pistão é uma peça móvel do motor, sobre a qual e exercida a pressão dos gases de combustão que o impulsionam durante o tempo de expansão, para produzir o tempo útil do ciclo de trabalho.

Partes do Motor Virabrequim

Partes do Motor Virabrequim, também denominado árvore de manivelas, transforma o movimento alternativo dos pistões no movimento rotativo necessário para acionar as rodas do veículo. O Volante tem como função regularizar o movimento do motor. Quanto mais pesado for o volante, menores serão as variações. Em contrapartida, a aceleração do motor será mais lenta devido à inércia.

Partes do Motor O Cárter age como um reservatório de óleo, captando todo o lubrificante que respinga e desce das partes superiores do motor. O cárter geralmente é estampado em aço, embora também possa ser fundido em alumínio.

Partes do Motor

Partes do Motor