PONTOS VULNERÁVEIS DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE COMBUSTÍVEIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Audiência Pública sobre a MP 413
Advertisements

IRPJ LUCRO PRESUMIDO.
Engenharia e Segurança do Trabalho
CNAEs VII ENAT.
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil
ESTRUTURA DA ORDEM JURÍDICA BRASILEIRA
O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL NO COMBATE À PIRATARIA DE G.L.P. São Paulo, 12 de setembro de 2006 JEFFERSON APARECIDO DIAS Procurador da República.
_________________________
SISTEMA GÁS LEGAL 26 de fevereiro de 2010 Mangaratiba - RJ
Distribuidoras Associadas
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Ações Preventivas no Transporte Rodoviário de Cargas Perigosas
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Tema Medição, Controle Integrado e Legislação Aplicável em Sistemas de Carregamento e Recebimento de Biodiesel, Glicerina e Insumos Líquido para Diversos.
Comitê de Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ÁLCOOL NA GASOLINA
Gerenciamento de Controle de Combustível
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
proteção dos interesses dos consumidores quanto a preço, qualidade e oferta dos produtos;
Verificação Metrológica de Cronotacógrafos
Multa Principal e Acessória
PROGRAMA GÁS LEGAL É SIMPLES SER LEGAL.
DECON SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
EVOLUÇÃO INSTITUCIONAL
Acesso ao Sistema calculo da Lei
Auditoria e Segurança da Informação
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso SEFAZ
Audiência Pública Resolução e Regulamento Técnico PROJETO SIMP Sistema de Informações de Movimentações de Produtos Rio de Janeiro, 2 julho 2004.
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Reunião Regional de Planejamento da RBMLQ-I 2º ciclo – Centro Oeste
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E FUNÇÕES BÁSICAS DA FARMÁCIA COMUNITÁRIA
LMC Posto de Combustível.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DECLARAÇÃO DE INFORMAÇÕES SOBRE ATIVIDADES IMOBILIÁRIAS
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Rastreabilidade de Medição
Transporte de Produtos Perigosos Produtos Perigosos Jefferson Giorgi
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
O Papel do DETRAN nos serviços de Mototaxi e Motofrete
11 A FISCALIZAÇÃO DE CARGAS PERIGOSAS E O INMETRO
Perícia em Placas Eletrônicas de Bombas Medidoras de Combustíveis
Workshop sobre Oficinas de Manutenção e Reparo em Bombas Medidoras
SIMP AUDIÊNCIA PÚBLICA. Para que o sistema atinja à seus objetivos, é indispensável que as seguintes condições básicas sejam atendidas 1. Implantação.
LIBERDADE PROVISÓRIA A prisão, no direito brasileiro, é medida de exceção.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
VII Encontro Nacional da Vigilância Sanitária de Alimentos
Gasolina Automotiva no Brasil Qualidade e Uso
Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis
DIREITO DOS TRANSPORTES AULA 6
Reunião Regional 2º ciclo – NE 23 a 27 de setembro – Maranhão Mauricio Evangelista da Silva Diretor Substituto da Dimel Reunião Regional de Planejamento.
Reunião Regional 2º ciclo – S/SE 02 a 06 de setembro – Curitiba Mauricio Evangelista da Silva Diretor Substituto da Dimel Reunião Regional de Planejamento.
COMO AGIR DEPOIS DA FISCALIZAÇÃO SOFRIDA PELA ANP
MÓDULO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS.
Acompanhamento dos preços do Álcool Hidratado no Estado de São Paulo. Fontes: 16 de agosto de 2007.
NF-e Nota Fiscal Eletrônica 20/05/2011.
RESPONSABILIDADE FISCAL DO PROFISSIONAL CONTABIL.
PRODUTOR DE SEMENTES COMO EVITAR AUTUAÇÕES DOS ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO
IMPOSTO DE RENDAS DAS PESSOAS JURÍDICAS
Gerenciamento de Controle de Combustível
Praça João Lisboa POP Abertura da OS de Miscelânea de Denúncia de Fraude de Energia - MS 206 Área Executiva de Relacionamento com Parceiros Julho.
Livro de Movimentação de Combustível
CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE Fones: (11) e (11) CENTRO TECNOLÓGICO BRASILEIRO DA CONFORMIDADE.
ESCRITURAÇÃO FISCAL DIGITAL (EFD) Tadeu de Souza Lourenço Ferreira 26/11/2010.
Evolução das Regulamentações dos Combustíveis
PALMAS, 10 DE MAIO DE 2016 ACIDENTOLOGIA/VITIMAÇÃO NO TRÂNSITO LEI DO DESMONTE (12.977/14) 1.
1 Audiência Pública N° 13/2009 Revisão da Resolução ANP nº 3/2006, que estabelece a especificação do Querosene de Aviação a ser comercializado em todo.
WORKSHOP ANP CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS MERCADO DE COMBUSTÍVEIS Búzios - RJ, 11, 12 e 13 de novembro de 2009.
0 Planejamento e Controle de Obras MÓDULO 7 APRESENTAÇÃO Módulo 7  Conclusão do Empreendimento.
Transcrição da apresentação:

PONTOS VULNERÁVEIS DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE COMBUSTÍVEIS

ARMAZENAGEM VERIFICAÇÃO DE QUALIDADE FISCALIZAÇÃO

Lei 8.176/91 Art. 1o. Constitui crime contra a ordem econômica :   I – adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas em lei ........... Pena – detenção de 1 (um) a 5 (cinco)

LACRES 1) os próprios caminhoneiros é que são responsáveis pela colocação dos lacres nos tanques após abastecerem nas distribuidoras, e existem fortes indícios de que alguns estejam envolvidos em crimes como fraudes, furtos e receptação de combustível adulterado, a exemplo dos autos de prisão em flagrante n. 089/2003 – DRF, n. 090/2003 – DRF e n. 067/2004 – DECON, e os lavrados dias 20 e 21 de setembro passado, de n. 161/04, 162/04 e 163/04 – DECON;

VISTORIA NOS CAMINHÕES 2) ainda não há uma vistoria periódica dos caminhões utilizados no transporte de combustíveis, pelos diversos órgãos públicos, que em razão do tempo de uso podem apresentar problemas como ferrugem dos tanques, o que modifica a qualidade do combustível transportado, e pode ser resolvido com a instituição de um licenciamento e vistoria anual específicos para os caminhões de transporte de combustível, que para obterem a licença deverão estar em boas condições, de molde a não contaminar o combustível. Tal vistoria também auxiliaria no combate a procedimentos fraudulentos utilizados por alguns motoristas;

Falta de cadastro de motoristas Também deverá um cadastro específico para os motoristas autorizados a efetuar o transporte de combustíveis, dadas as peculiaridades deste tipo de transporte.

Falha no controle na entrada de combustíveis no caminhão tanque 4) deve ser implementado um sistema de entrada de combustível nos tanques dos caminhões a exemplo do que ocorre em alguns veículos de passeio, que impeça a introdução nos tanques de quaisquer outros objetos que não os combustíveis, uma vez que existem indícios de que alguns caminhoneiros se utilizam de expedientes como a introdução de baldes nos tanques para fraudar ou se apropriar de combustível;

Transporte inadequado 5) os caminhões tanque transportam vários tipos de combustível sucessivamente, o que certamente acarreta mistura destes com resíduos anteriores e irregularidades quando analisados pelo laboratório da ANP, sendo que segundo declarações prestadas por técnicos dão conta de que menos de 1% de mistura de combustíveis pesados com leves acarretariam irregularidades, como alterações no índice INPM, dentre outros;

Provetas 6) são os próprios postos que adquirem no comércio as provetas que verificam o percentual de álcool na gasolina, dentre outros equipamentos, que no entanto não possuem certificação pelo INMETRO, o que vem gerando diversas autuações de postos por venda de combustível inadequado, uma vez que estes não tem como detectar as irregularidades quando recebem o combustível,

e segundo informações de técnicos da BR DISTRIBUIDORA já foram encontradas provetas com até 3% de erro de leitura, o que pode acarretar o recebimento e armazenamento de combustível adulterado sem o conhecimento deste fato. Tal fato pode ser solucionado com o fornecimento pelas distribuidoras aos postos de provetas e equipamentos previamente inspecionadas e aprovadas pelo INMETRO, conforme a legislação do extinto CNP ou DNC.

7) que diante o estado técnico atual, deverá ser instituída a obrigatoriedade de utilização nos postos de bombas com medidores eletrônicos e manuais, para evitar a fraude nos encerrantes, o que implica também em fraudes fiscais, sendo que em 90% dos postos os equipamentos medidores são de propriedade das distribuidoras, que tem condições econômicas de implementar tal modificação;

Sugestões : Instituír uma vistoria periódica dos tanques de combustíveis dos postos, que também estão sujeitos a desgastes e ferrugem com o decorrer do tempo, o que somente pode ser solucionado com a implementação de uma carreira e contratação de fiscais para a ANP, que atualmente conta com somente 50 fiscais para todo o Brasil;

Recomendar e incentivar o uso de tanques ecológicos, e o desenvolvimento de tanques de armazenamento que impeçam que qualquer outro tipo de substância entre acidentalmente nos tanques, uma vez que já se verificou que na ocorrência de enchentes entrou água em tanques, o que acarreta contaminação dos combustíveis e desconformidades involuntárias nas análises;

Deverão ser instituídas, no âmbito das secretarias de segurança dos estados, delegacias especializadas de combate às fraudes envolvendo o sistema de abastecimento de combustíveis, que apurariam não só as fraudes nos combustíveis, como as fiscais relacionadas ao sistema;

Implementação de obrigatoriedade de sistema de rastreamento nos caminhões de transporte de combustível, que se utiliza basicamente de sistemas de transmissão via celular.