Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS Simulação de Sistemas Energéticos Trabalho final 1 semestre/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Experiência de bomba Objetivos.
Advertisements

TARIFA SOCIAL DOS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO DISTRITO FEDERAL CONGRESSO ABAR 2015 Brasília 18 de agosto de 2015 Cássio.
UEMG – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MINAS GERAIS CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS PROF. CRISTIANO SALES.
ESTIMATIVA DA EVAPORAÇÃO
Simulador de Processos Industriais
MMGD – MICRO E MINI GERAÇÃO DISTRIBUIDA RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 482, DE 17 DE ABRIL DE 2012 Gestão Operacional de Grandes Clientes Gestão Executiva de Poder.
Análise do grupo motor-gerador Dados para o relatório técnico.
FENOMENOS DE TRANSPORTE Luciana Barreiros de Lima Aula 6.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
Escolha das bombas e determinação do ponto de operação do sistema elevatório Para isso, é necessário: Análise das curvas do sistema elevatório e das bombas.
PERDAS DE CARGAS EM TUBULAÇÕES Francisco Denilo Juliana Lorenzo Mauricio Sodré Uoston Tavares Viviane Basílio.
PCC-465 SISTEMAS PREDIAIS I
INTRODUÇÃO Ligações inter- redes.
INTEGRA MAIS 2016 – Curso de Engenharia de Produção
Gerenciamento de energia elétrica
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Energia sustentável Instituto SENAI de Tecnologia MECATRÔNICA
INTRODUÇÃO As instalações prediais de água fria são dimensionadas atendendo às recomendações da NBR 5626/98: Limite de velocidade máxima de 3m/s; Cargas.
Simulador de Processos EMSO
PROJETO: SECADOR DE LODO GALVÂNICO
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS Prof. Alexandre Ataide Carniato
JULIAN VILLELIA PADILLA CAMPINAS – SP 21 DE JUNHO DE 2.017
Eficiência Energética no Abastecimento de Água no Município
Disciplina: ME67B - Máquinas de Fluxo
INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS PREDIAIS I
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
DISTRIBUIÇÃO NORMAL.
Disciplina: Máquinas de Fluxo
Professor: Marcos Gabriel Tragueta
Recuperação de sal do forno de austêmpera
CINÉTICA QUÍMICA.
Atividade Desenvolver a estrutura de instrumentação e controle para uma unidade de filtração, considerando-se: Uso de filtro de pressão; Uma unidade;
O que é energia solar ?.
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
Distribuição de Energia Elétrica
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INDUSTRIAIS Prof. Alexandre Ataide Carniato
Instalação Hidrossanitária
Instalação Hidrossanitária
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
TÍTULO DO TRABALHO: subtítulo (se houver) Autor (es) 1:
Lenine M. Aguiar, Paulo P. Batista, Barclay R. Clemesha
Instalações Prediais Instalações Hidráulicas. Principais Instalações Prediais: Água fria; Água quente; Esgoto Sanitário; Águas pluviais; Proteção contra.
Módulo 9 Pág. 37 á 49 Fontes de energia  Fylipe Alves.
Microrredes Inteligentes: Tecnologias e Mercado
Universidade de Mogi das Cruzes
AJUSTE DO ARRANJO FÍSICO GERAL INTEGRANTES: DIEGO NASCIMENTO IDENILSON LIMA LEVI BRITO MARCO FRANCISCO VICTOR GALO.
Dimensionamento de uma instalação colectiva
Contribuição de Iluminação Pública - CIP
Conversão de Energia II T6CV2/N6CV2
FORÇAS HIDRÁULICAS EM USINAS HIDRELÉTRICAS
PEA 2200 Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade
A VARIABILIDADE DAS PRECIPITAÇÕES
Modelo Econômico.
Modelo Econômico.
Primeira lista de exercícios Mecânica dos Fluidos TM-240 (turma B) Prof. Marcos C. Campos.
Aula 2 de hidráulica II – obtenção de parte das CCB
A radiação solar A radiação solar (parte 4) A variabilidade da radiação solar em Portugal Continental e Insular ESB – Geografia 11ºano – Professor: Joaquim.
INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS AULA 01 SISTEMA DE ÁGUA FRIA Professor Marinaldo Junior.
Animações GERAÇÃO DE CORRENTE ALTERNADA TRIFÁSICA TENSÃO LINHA E TENSÃO DE FASE – ESTRELA / TRIÂNGULO.
Ainda que sem máquina é um avanço.
Redes de Distribuição de Água
Sistemas Elevatórios Aula 16.
Qualidade da Energia Elétrica Energização de Linhas de Transmissão.
Curso de Física – Ulbra Introdução ao Planeta Terra
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
SISTEMA DE FLUXO LAMINAR DE NUTRIENTES NFT. SISTEMA NFT SISTEMA NFT = NUTRIENT FLUXO TECHNIQUE OU SISTEMA DE FLUXO LAMINAR DE NUTRIENTE –Foi desenvolvido.
SUSTENTABILIDADE EM AÇÃO: Análise de potencial em uma escola do Recife
Transcrição da apresentação:

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS Simulação de Sistemas Energéticos Trabalho final 1 semestre/2017

Objetivo O objetivo desse trabalho é analisar, através de simulação, o comportamento de um sistema de bombeamento de água, operando com energia solar fotovoltaica, para fornecimento de água potável para uma comunidade isolada, localizada no interior do estado da Bahia, nas proximidades na cidade de Uauá, cuja localização aparece na figura abaixo:

Detalhes do trabalho O trabalho poderá ser feito em grupo, de até 3 componentes e deverá ser apresentado na data correspondente ao GB, dia xx/jun/2017. Deverá ser apresentado um relatório final contento as características do sistema, as hipóteses utilizadas para a solução do problema e os resultados, juntamente com o programa de simulação, executado no EES.

Características do local A comunidade é composta por aproximadamente 60 pessoas, entre adultos e crianças e está isolada da rede elétrica convencional. O consumo médio de água, per capita, estimado a partir de estudos prévios, é de 100 L/dia, contabilizados também nesse valor o consumo de água para animais criados pela comunidade. Os dados geográficos do local estão na figura abaixo:

Características do local Próximo a esta localidade existe uma estação climatológica automática do INMET de onde os dados de temperatura ambiente e radiação solar global horizontal foram extraídos, conforme a figura abaixo: Obs.: os valores de radiação solar estão em kJ/m2 e representam, então, a energia solar global horizontal no intervalo de uma hora. O tempo registrado na planilha (hora UTC) deve ser convertido para a hora local subtraindo desse valor -3,5.

Características do sistema As residências deverão ser alimentadas com água a partir de um reservatório central, onde a base do reservatório fica 5 m acima do solo e sua capacidade total seja de 5.000 L. O reservatório tem um diâmetro de 1,8 m e altura de 2 m. Deverá ser utilizada uma bomba submersa de múltiplos estágios, marca Grundfos, modelo SP 1A, cuja curva característica segue em anexo. A velocidade de rotação dessa bomba é de 3470 rpm. A potência apresentada na figura corresponde à potência por estágio. A bomba fica situada em um poço, de tal forma que a altura entre a descarga da bomba é o solo é de 20 m. A tubulação na descarga da bomba é de aço galvanizado, de 1 ¼”. Na descarga da bomba há uma válvula de retenção do tipo portinhola, 6 luvas, 3 curvas 90 , 3 uniões e uma válvula globo. O sistema fotovoltaico deverá ser composto por um conjunto de módulos fotovoltaicos, marca Kyocera, modelo KD135SX-UFBS ou KD140SX-UFBS, cuja folha técnica segue em anexo.

Características do sistema As residências deverão ser alimentadas com água a partir de um reservatório central, onde a base do reservatório fica 5 m acima do solo e sua capacidade total seja de 5.000 L. O reservatório tem um diâmetro de 1,8 m e altura de 2 m. Deverá ser utilizada uma bomba submersa de múltiplos estágios, marca Grundfos, modelo SP 1A, cuja curva característica segue em anexo. A velocidade de rotação dessa bomba é de 3470 rpm. A potência apresentada na figura corresponde à potência por estágio. A bomba fica situada em um poço, de tal forma que a altura entre a descarga da bomba é o solo é de 20 m. A tubulação na descarga da bomba é de aço galvanizado, de 1 ¼”. Na descarga da bomba há uma válvula de retenção do tipo portinhola, 6 luvas, 3 curvas 90 , 3 uniões e uma válvula globo. O sistema fotovoltaico deverá ser composto por um conjunto de módulos fotovoltaicos, marca Kyocera, modelo 135, cuja folha técnica segue em anexo. O painel fotovoltaico será conectado a um inversor DC/AC, com saída de 220 V, que é a tensão de alimentação da bomba (monofásico).

Características do sistema Euro Efficiency  =   0.03 x Eff5%  +  0.06 x Eff10%  +  0.13 x Eff20%  +  0.1 x Eff30%  +  0.48 x Eff50%  +  0.2 x Eff100%

Características do sistema