A influência das mídias em atitudes e comportamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI DEJ – Departamento de Estudos jurídicos Ciência Política e Teoria do Estado.
ESCOLA DE FORMAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS CURSO CONSTRUINDO DIREITOS HUMANOS COMUNICAÇÃO & CULTURA Gleber Pieniz Jornalista.
Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PSICOLOGIA.
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Função Aplicação de pessoas:
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Quadro geral das Ciências da Educação.
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Pensando sério em pesquisa
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Os Conflitos e Questões Mais Importantes da Adolescência
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Valor Consultoria Empresarial
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
Afinal, o que é PASTORAL da COMUNICAÇÃO?
Trabalho realizado por: Diogo Venâncio nº29 Ricardo Orvalho nº20 ESAC 10ºG.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
CRM Customer Relationship Management
A TELEVISÃO.
ANO 2020: A EXTINÇÃO DOS PROFESSORES
Influência Televisiva
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
PONTO DE ENCONTRO DE PALESTRANTES ESPÍRITAS - COMO SE COMUNICAR BEM COM A MÍDIA - Ana Morelli – jornalista 20/11/2011, das 9 às 11h, Federação Espírita.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Questionário Sociolinguístico
Metodologia de Introdução ao Ensino de Filosofia para Adolescente
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.
Raquel Cardoso nº14 11º f. As novas tecnologias tornaram a vida mais fácil e aumentaram o bem estar do individuo, efeitos que se refletem não só em termos.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Preconceito linguístico
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Atendimento ou Preço em Primeiro Lugar?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Agressão, Violência e Desigualdade Social.
Programação – Quando é onde...
O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Comunicação & Expressão Profª Drª Louise Lage Módulo 4
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Comportamentos Sexuais
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Licenciatura em Pedagogia e Séries Iniciais do Ensino Fundamental Interação com o Mundo Cultural Criança e mundo Cultural.
Como elaborar um plano de aula
DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE DOS 6 AOS 12 ANOS
PENSANDO BIBLICAMENTE
13 A família e a televisão. 13 A família e a televisão.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
Transcrição da apresentação:

A influência das mídias em atitudes e comportamentos

Mídias O que são: meios de comunicação que fornecem materiais simbólicos (não-concretos)

Tipos de mídias e os materiais simbólicos que oferecem Livro: técnicos, históricos, auto-ajuda, ficção, ciência.... Correio eletrônico: tipos infinitos de mensagens TV: entrevistas, jornais (todo tipo de notícia), religião, filme... Rádio: entrevistas, jornais (todo tipo de notícia), religião, filme... Internet: informações produtos, contas bancárias, pesquisas... Jornal imp.: notícias (tipos variados), inf. produtos, opiniões... Cartazes: todo tipo de mensagem Revistas: pornografia, terror, notícias, moda, infantil,etc... etc.

Função dos materiais simbólicos Alimentar a o self, a mente humana, na medida de seus interesses e necessidades. Este material é recebido de acordo com os recursos que cada ser humana dispõe no processos de apropriação.

Recursos individuais disponíveis para apropriação dos materiais simbólicos Sócio-culturais: religião, profissão, classe social, família, grau de escolaridade, região de origem, língua, preferências Psicológicos: inteligência, sensibilidade aos estímulos, grau de agressividade, auto-estima, motivação, coragem, grau de submissão, disposição para a ação Físico-biológicos: sexo, idade, força física, disposição para a ação, determinações genéticas

Processo de recepção Todos os materiais simbólicos citados são articulados de acordo com os (1) recursos individuais disponíveis em cada ser humano e com (2) efeitos das relações face-a-face, que sempre irão sobrepor-se às relações dos indivíduos com os conteúdos das mídias.

Processo de recepção -Sobrecarga de mensagens Provoca efeito desorientador e a mente reage selecionando alguns materiais e rejeitando outros. Estas escolhas e a forma como a mente as filtra está relacionada ao sistema psicológico acima citado e às experiências sócio-culturais nas interações face-a-face vivenciadas pelo sujeito. QUAL O CONTEÚDO DAS MÍDIAS QUE INTERESSA A CADA UM DE VOCÊS INDIVIDUALMENTE??

Processo de recepção Vantagens da relação mediada em comparação à relação face-a-face O indivíduo desfruta da companhia de outros sem as exigências típicas dos contextos de interação face-a-face (se alguém falar demais você pode desligá-lo); As relações não exigem compromisso recíproco (tiro o que quero, do jeito que quero); Ganho companheiros que entretêm e dão conselhos sem que eu tenha de retribuir; Modelo a relação de acordo com meu tempo e meus padrões.

Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção Há fluxo infinito de informações nas mais diversas mídias; para verificar os efeitos da violência nas atitudes e comportamentos é necessário que se isole um tipo específico de mídia e de mensagem (as violentas na TV, por exemplo). Isolá-las significa garantir que: As crianças foram expostas única e exclusivamente àqueles conteúdos. Caso contrário o seu comportamento pode ser influenciado por outros elementos; Garantir que a criança não sofreu nenhum tipo de influência nas relações com seu grupo social (familiares, etc.)

Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção 3) Acompanhar um outro grupo de crianças da mesma faixa etária (grupo de controle) que não foi exposto ao mesmo tipo de mensagens para verificar se o seu comportamento é menos agressivo que o das outras; 4) Realizar a pesquisa garantindo intervalos de tempo de exposição à violência similares para todas as crianças (2 horas por dia?/ 3h por dia?)

Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção 5) Pensar em um intervalo de tempo específico (1 mês/6 meses?/1 ano?/2 anos?....) para acompanhar a evolução das atitudes e comportamentos destas crianças; quanto tempo de exposição é necessário para tornar a criança mais (ou menos) violenta? PARA QUE A PESQUISA SEJA VÁLIDA TODOS ESTES ELEMENTOS SÃO NECESSÁRIOS (ALÉM DE OUTROS) O QUE TORNA IMPOSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE TAL ESTUDO

Especialistas em comunicação O mito da cultura de massa (Swingewood) “A história da cultura capitalista em todas as suas formas revela claramente que os estratos educados e cultos acompanharam as massas lado a lado na exigência de entretenimento e diversão: as revistas para mulheres do século XVIII, as novelas góticas de horror, a literatura pornográfica, as revistas e os contos românticos para mulheres dos séculos XIX e XX eram consumidos com o mesmo entusiasmo pelas classes superiores (aristocracia, burguesia e pequena burguesia)”

Especialistas em comunicação “O desenvolvimento da sociedade civil dentro dos princípios capitalistas têm sido dialético e, portanto, irregular em ritmo, profundidade e alcance; a formação social possui níveis parcialmente autônomos e uma estrutura contraditórias nas dimensões econômicas, políticas e culturais específicas, dentro das quais existem contradições. O PROCESSO DE HEGEMONIA NUNCA É TOTAL, NEM SEUS EFEITOS TÊM UMA DIREÇÃO CONSCIENTE”.

Especialistas em comunicação Discutir: conflito na África cruzadas

Observações dos autores do texto indicado para leitura “O fenômeno é complexo e os achados não são nem conclusivos, nem consistentes” (p.230) “Esses resultados não podem ser interpretados como indicativos de que a violência assistida na televisão faz com que todas as crianças se tornem adolescentes violentos. Como se trata de estudos correlacionais, e não de estudos experimentais, não se pode – como já alertamos seguidas vezes – pressupor uma relação de causa e efeito entre uma coisa e outra. Até porque é bastante plausível que se tenham outras interpretações para esses mesmos resultados” (p.232)

Observações dos autores do texto indicado para leitura “É importante destacar que todos esses estudos, embora variem a quantidade de exposição à violência na mídia para avaliar seu impacto no nível de agressividade dos espectadores, não podem dar conta de todos os fatores que promovem a agressão”(p.232) “A maior parte das crianças pesquisadas parece viver em estado emocional problemático” (p.234) “Sugerimos aos leitores que analisem estes resultados devidamente informando-se sobre as vantagens e desvantagens do tipo de método utilizado” (p.234)