Renata.bidone@goldsztein.com.br Gerente de RH 13º Seminário Regional de Qualidade e Produtividade na Construção Civil - Sinduscon Pelotas Desenvolvendo.

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Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

renata.bidone@goldsztein.com.br Gerente de RH 13º Seminário Regional de Qualidade e Produtividade na Construção Civil - Sinduscon Pelotas Desenvolvendo Competências a partir do recrutamento interno e comunicação Case: Goldsztein Cyrela renata.bidone@goldsztein.com.br Gerente de RH

Goldsztein Cyrela 34 anos de mercado introduziu o conceito de condomínios com infra-estrutura de lazer e equipada criou o primeiro programa de relacionamento dentro do segmento de construção civil Joint-Venture com a Cyrela consolidada em abril de 2006

Competências Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que impactam no desempenho do indivíduo na organização e que podem ser medidos segundo padrões pré-estabelecidos e melhorados por meio de treinamento e desenvolvimento. (Parry) SABER TER SER Conhecimento/ Experiência Habilidades conhecimento aplicado Atitudes comportamento

Recrutamento Interno: Contextualização: diversas vagas novas e atrativas o novo colaborador, que era percebido como uma ameaça ao reconhecimento e oportunidades, pois a eles eram dadas as melhores vagas e salários

Recrutamento Interno: identifica-se os potenciais candidatos internos (perfil da nova função e desempenho) RH procura o gestor atual do candidato, apresenta a vaga e solicita a liberação para participação no processo RH procura o gestor da vaga em aberto e consulta se o mesmo tem interesse no funcionário funcionário é perguntado sobre o interesse em participar da seleção

Recrutamento Interno: Processo Seletivo: Entrevista de competências com base na descrição do perfil Aplicação do teste de personalidade PI Análise do perfil da vaga em relação aos resultados do candidato (entrevista, desempenho na função atual e PI)

Recrutamento Interno: Candidato interno selecionado: recebe feedback (pontos fortes/melhorias) gestor da vaga recebe feedback sobre o perfil de seu novo colaborador selecionado reúne-se com seu novo gestor para alinhamento de expectativas selecionado inicia o treinamento de seu substituto na primeira semana acompanha o substituto na semana seguinte por um turno assume sua nova função

Recrutamento Interno: Candidato interno não selecionado: recebe feedback sobre os pontos fortes e competências solicitadas que não atenderam ao perfil da vaga investiga-se a intensidade da frustração e como irá lidar com este sentimento discute-se o que deve fazer (PDI) para poder ser mais competitivo em oportunidade futura

Endomarketing: Jornal Interno Goldinho foi repaginado e adequado ao público das obras; Criação de veículos específicos para cada finalidade de comunicar; Informativo Goldsztein Cyrela: dados sobre o crescimento e expansão da empresa Notícia da Hora: notícias atuais, de conquistas de equipes e de interesse de todos

Endomarketing: Você agora é um dos nossos: cartão de boas vindas do presidente que o saúda por ter se juntado à equipe e o estimula a continuar crescendo dentro da empresa. Tem gente nova por aqui: informa a todos: nome, data de admissão, cargo, principais atribuições, área de trabalho e contatos do novo contratado, para facilitar a integração Tem gente que cresce por aqui: informa a todos os estagiários efetivados e funcionários promovidos Você chegou para crescer: cartão do presidente parabenizando os promovidos

Endomarketing: Motivo de Alegria: conquistas individuais, como nascimento de filhos, formaturas, etc Hoje é seu dia: os aniversariantes recebem uma mensagem pessoal de parabéns Hoje é dia de aniversário: todos os funcionários recebem o comunicado avisando sobre os aniversariantes do dia Datas comemorativas: cartões enviados no dia de cada uma das profissões relacionadas ao negócio e cartões para temas gerais: Dia Mundial da Saúde; do Meio Ambiente e outros que reforçam valores e práticas que a empresa deseja estimular

Endomarketing: Sua idéia foi brilhante: parabeniza alguma boa idéia que foi implementada Comunicado: assuntos que são importantes, mas que não são agradáveis de se comunicar como desligamentos, falecimentos e necessidade de doação de sangue Cada vez melhor: dicas para melhoria contínua sobre temas específicos como etiqueta empresarial, economia, atendimento telefônico. Tem formato de perguntas e respostas Posteres temáticos: voltados para temas de relevância na sociedade, como Sustentabilidade