A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESENHA Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural,
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Parábolas do Reino: 1- O tesouro escondido 2- A pérola de valor
Parábolas de Jesus.
Dois modos de ler a Bíblia.
Artigo de opiniao É comum encontrar circulando no rádio, na TV, nas revistas, nos jornais, temas polêmicos que exigem uma posição por parte dos ouvintes,
4ª AULA ASSUNTO: A Parábola do Tesouro Escondido
A tecnologia em grande destaque. O temor em relação ao novo faz parte da história do homem, pois o surgimento de qualquer dispositivo tecnológico tende.
Fundamentação Teórica
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
ESCOLA MUNICIPAL URBANA FREI EUGÊNIO
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Leblon Fitness Networking
Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A Bíblia.
O Livro do Eclesiástico
Emilly Kely, Tainá Dias e Fernando Santana - 2 PPN
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Empreendedorismo _____________________________________________ Sumário Deve conter o título de cada seção e sub-seções do PN e a página respectiva onde.
O poder da escolha é uma capacidade dada por Deus.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
Maria a Bem-Aventurada
AULA 6 Como Estudar.
Os Salmos.
O amor no Antigo Testamento
O amor é mais forte que a morte !
O Livro da Sabedoria.
No mês de Setembro comemoramos o
ESTER, a Rainha.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
O Livro dos Provérbios.
A Bíblia na nossa história hoje.
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
1º Livro de Samuel.
O Livro do Eclesiastes.
Leitura de Textos Científicos
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
O Pentateuco.
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Existe erro na Bíblia ?.
Interpretando as Escrituras Sagradas
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
Curso sobre Revista.
Torre de marfim.
Mensagem aos amigos: orientações para 2009 Para bom entendedor...
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
RESENHA.
SITUAÇÕES.
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
4ª AULA- DIA 19/07/2015 ILHA DE PATMOS,JOÃO ESTAVA PRESO POR PREGAR A PALAVRA DE DEUS. MAIS PERSEVERAVA NA FÉ. JOÃO.
Por que o jornal na escola?
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
APRENDIZ DA VIDA!.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
PASTORAL LITÚRGICA A Missa renovada pelo Concílio Vaticano II é “ação de Cristo e do Povo de Deus hierarquicamente organizado” (IGMR 16), reunido em.
PROJETOS PESSOAIS 1ª FASE: COMO CONSTRUIR O SUMÁRIO E A INTRODUÇÃO???
Transcrição da apresentação:

A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas. Tudo isto pode ser aprendido em livros e cursos. Mas não basta. È preciso descobrir o MIOLO do texto. Aí você encontra a mensagem central. È como pegar a chave da porta e ir virando até ela abrir.

Entender o texto é o meio, não o fim. O bom da leitura é, através do texto, poder abordar aspectos da vida, compreender o que é ser gente, perceber as sutilezas da vida. Sensibilidade exige bem mais que informações e cursos. Conseguimos reter um texto à medida que aprendemos a viver. E quanto mais profundamente humano for o livro, mais atinge a vida de quem o ler. O que nenhum livro ensina

Tome em mãos um jornal qualquer. Observe, há um pouco de tudo: notícias, artigos, política, economia, anúncio, turismo, quadrinhos, avisos fúnebres, etc.. Cada um desses textos foi escrito por uma ou mais pessoas diferentes. Reparem que os artigos e as reportagens são assinados por diferentes nomes. Apesar disso o jornal forma um conjunto.

Esse conjunto é o que em jornalismo se chama linha editorial. (procura editorial do jornal...) É a orientação que o jornal segue. Ora, quem garante essa unidade da linha editorial é a pessoa que cuida do jornal como um todo e menos aparece:- - o Editor-chefe ou diretor ou diretor de relação (em muitos casos é o Dono do jornal). Ele costuma assinar artigos, reportagem ou editoriais. Mas é ele o responsável pela linha editorial do jornal.

Os nomes dos jornalistas, articulistas e repórteres são: Moisés, Davi, Isaías, Mateus, Marcos, João, etc. São estes os nomes que aparecem assinando o texto bíblico.

Seções, títulos e subtítulos Em geral as nossas Bíblias trazem os textos impressos, não todos em seguida, mas repartidos em conjunto – maiores e menores – com seus respectivos títulos e subtítulos. Os cabeçalhos das diversas unidades não fazem parte do texto bíblico são obras dos tradutores, visam a dar ao leitor certa orientação relativamente ao que vai ler. Também os cabeçalhos se prestam a vários tipos de exercícios.

Na maioria das nossas Bíblias existe uma página introdutória que vai dar o sentido, o significado do livro. É um texto escrito por um Biblista que nos ajuda a entender melhor o livro que vem a seguir. Assim os 73 livros da Bíblia são preparados por estes textos que abrem nossa mente para entender melhor a mensagem do livro.

Recomenda-se ler esta introdução antes de ler um livro. Por exemplo:- Para quem gostaria de ler o livro de Ester (livro histórico) procure na página anterior ao início do livro de Ester. Leia com bastante atenção a introdução que vai dar dicas para uma compreensão do tempo em que foi escrito, a situação do povo judeu naquele momento, a luta que o povo de Deus enfrentava. E assim com todos os outros livros.

Ficou claro pra você que é preciso conhecer como foi escrita a Bíblia? A comparação com um jornal ajudou a perceber melhor a Bíblia? Percebeu que é preciso chegar ao NÚCLEO do texto, isto é, ao essencial? Vamos conversar um pouco.

TEXTO:- Fr. Carlos Mesters IMAGENS:- Internet FORMATAÇÃO:- I.M.Eunice Wolff