Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Política de Saúde e Iniciativa Social no Reino Unido
Políticas de Segurança Pública
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Fazer Gestão Resolver questão fundiária Minimizar conflitos Dar direito a propriedade Identificar responsabilidade da propriedades Garantir direito desapropriação.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2011
Programa STAQ (Sustainable Transport and Air Quality) Projeto Regional Brasil 12ago2010.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
Plano de Auto-Formação Local Comissão Gestora.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
MATERIAIS DE TREINAMENTO DA AVALIAÇÃO EMPRESARIAL DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Um produto da Parceria Empresarial pelos Serviços Ecossistêmicos (PESE) Photo.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
1. Redução da transmissão do HIV em 50% até Redução da transmissão do HIV em 50% entre pessoas usuárias de drogas até Eliminação da transmissão.
Governança e Desenvolvimento
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
PROJECTO: Integração do Género Resultados Resultado 1: A capacidade do MMAS (CNAM e DNM) e das OSC de analisar políticas, a assistência técnica.
Agenda 21: Agricultura Sustentável
Abordagem das Questões Anticorrupção na Perspectiva do PNUD.
A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A TERRITORIALIZAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NO ESTADO DA BAHIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS PLANOS PLURIANUAIS PARTICIPATIVOS (PPA-P) 2008–2011.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Prevenção à Corrupção no Setor da Saúde Parceria PNUD e CGA-SP
ESCALA E IMPACTO SOCIAL NO NORDESTE: APRENDIZADOS E OBSTACULOS A experiência da Fundação W.K. Kellogg Andrés A. Thompson Diretor de Programas para América.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
07 de desembro de 2012 Encontro de Mobilização Social pela Educação.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
O que é o PPA ? É o instrumento constitucional de planejamento governamental que espelha as diretrizes do governo para um período de quatro anos Previsto.
Planejamento da Divisão de tecnologia Balanços dos Meetings 2006 Aprovação da Proposta de Diretrizes Nacionais para TIC Divisão de Tecnologia Agenda.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PARA O TRABALHO/SEMINÁRIO. OBJETIVO Apresentar e refletir sobre uma ação, estratégia e/ou iniciativa de Gestão Ambiental e/ou de Prática Sustentável de.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Melhorando vidas por meio de um melhor governo: marco conceitual para atuação do BID no Brasil V Congresso Nacional de Gestão Pública CONAGESP Brasília.
Convivência e Segurança Cidadã: Prevenção, Participação e Integração
OEA Secretaria de Segurança Multidimensional Secretaria da CICTE
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
Um Novo Olhar Saúde de Adolescentes em medidas socioeducativas de internação e internação provisória Fevereiro/2012.
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
8ºConferêrencia Internacional de Promoção da saúde
PLANEJAMENTO PÚBLICO EM ADAPTAÇÃO: INTEGRAÇÃO DO TEMA ADAPTAÇÃO À MUDANÇA DO CLIMA EM POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL NO BRASIL.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Estruturando a Governança do PAM: A Formulação Participativa de um Modelo para a Macrometrópole OUTUBRO 2014 Rayne Ferretti Moraes Oficial Nacional para.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento Humano e Industrias Extractivistas: abordagem de capacidades Ieva Lazareviciute Oficial de Desenvolvimento Humano Local e Fortalecimento de Capacidades

O que é desenvolvimento humano? ...no nosso entendimento é o desenvolvimento que leva as pessoas a ser quem eles querem ser e fazer o que eles querem fazer... Por livre escolha, e não por entender que aquilo seria a única opção acessível...

DH e ter Liberdades Ter conhecimento ler e escrever entender as notícias Ter uma vida longa e saudável poder viver com dignidade não morrer por causas tratáveis Ter um padrão de vida digno ter condições decentes de trabalho realizar-se no que se faz

O que podemos fazer? Desenvolvimento Humano foca em duas principais questões: Como garantir que o processo de desenvolvimento melhore a vida das pessoas (aspecto avaliativo)? O que nos podemos fazer para alcançar essas melhorias (aspecto agência)?

Estratégia do PNUD Marco geral de engajamento Pacote integrado de serviços Uma iniciativa piloto

Marco geral Legislação participativa Processos de formulação de políticas públicas e de planejamento Pilar 1 Operações de exploração focadas nas pessoas, ´gender sensitive´ e aborda riscos de conflitos e sustentablidade socio-ambiental Pilar 2 Gestão de recursos financeiros gerados Pilar 3 Investimento em capital humano, social, fisico e finaceiro para pormover DH, compensar a perda de recursos naturais e apoiar diversificação economica Pilar 4 Direitos humanos, foco especial em povos indigenas e comunidades locais, em particular mulheres, meninos e meninas e mineradores artesanais e suas famílias Assuntos transversais

Serviços integrados O pacote foi formulado em resposta ás demandas dos países onde o PNUD tem atividades programaticas e com base em abordagem integrada juntando os 4 pilares. Os serviços incluem os seguintes aspectos: Governança, participação social, transparência e responsabilidade Sustentabilidade ambiental Prevenção e recuperação após conflitos Engajamento com o setor privado, a sociedade civil (grupos de mulheres e organizações indigenas), fuindações e outros atores Formulação de políticas socio-economicas OBS: transversalização de genero

Iniciativa piloto Foco: Gestão de conhecimento: geração, captura e troca/ compartilhamento Assistência técnica Fortalecimento de capacidades Financiamento Promoção e parcerias

PNUD Brasil 3 pilares Monitoramento e prestação de contas Formulação de marco/agenda (Prioridades e Abordagens integradas) Implementação (obs. Capacidades institucionais e Soluções integradas, gestão financeira e investimentos) Monitoramento e prestação de contas (IDH, IPM, IDG, GINI) Objetivos de Desenvolvimento do Milênio