PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Por Carlos Reis
PATOLOGIAS ORGANIZACIONAIS Formalização organizacional Subordinação múltipla Trincheira de assessores Conjugação inadequada de atividades Alcance de controle exagerado Níveis hierárquicos em demasia Excesso de especialização Concentração de poder Ruídos na comunicação
Formalização organizacional: definido pela Administração. Patrimonialismo X Burocracia Falta de definições: ISO 9001; Excesso: organizações burocráticas, formalizar valores ou regras para atendimento (telefone); Formalismo: prática X norma; Ideal: tipo constituição americana (7 artigos).
Subordinação múltipla: estrutura funcional G H Planejamento Execução
Subordinação múltipla: estrutura matricial equilibrada
Problema Para os funcionários: não sabe a quem se reportar; Para as chefias: conflitos.
Trincheira de assessores
Trincheira de assessores Muitos assessores dificultam o acesso a alta Direção; Podem ser cargos ou departamentos – staffs; Em órgãos públicos geralmente são ocupados por políticos (Aspones); Em organizações privadas por especialistas. Esse é um dos fatores que geram conflitos com os departamentos de linha, que geralmente detêm a experiência; Comum em estruturas linha-staff.
Conjugação inadequada de atividades
Conjugação inadequada de atividades
Conjugação inadequada de atividades
Níveis hierárquicos em demasia Conseqüência da divisão do trabalho; Apresentam pouca flexibilidade; A tendência atual é igualar os níveis hierárquicos aos níveis administrativos; No enxugamento dos níveis (downsizing), muitas atividades-meio são terceirizadas.
Alcance de controle exagerado (amplitude organizacional) Uma organização com muitos funcionários e poucos níveis hierárquicos, pode levar a uma amplitude exagerada; Quanto maior o número de liderados, mais difícil torna-se exercer a liderança; Pesquisa indicam o número ideal: de 6 a 8.
Excesso de especialização Consequência da divisão do trabalho; A especialização pode ser útil, o problema é o excesso de especialização; O super-especialista acaba sabendo tudo do nada; Exemplos dos setores nos hospitais e no filme “Tempos Modernos”; A tendência atual é o multi-especialista capaz de trabalhar em equipe multifuncionais.
Concentração de poder A concentração em excesso também torna-se prejudicial a organização; Todos acabam dependendo de um herói; Pode ser ocasionada pelo tipo de estrutura adotada (linear); Pode levar ao abuso de poder; A tendência atual é dar poder aos níveis mais baixos (empowerment). Comum em estrutura linear.
Ruídos na Comunicação A estrutura linear pode apresentar problemas na comunicação; Exemplo de problema: “telefone sem fio”.