Aula 6 – Estrutura da Organização de TI Prof. Luís Fernando Garcia Gestão de TI Aula 6 – Estrutura da Organização de TI Prof. Luís Fernando Garcia www.garcia.pro.br Bom Tarde, Meu nome é Luis Fernando Garcia, Sou Mestrando do CPGCC, e orientando do Prof. José Valdeni de Lima. O objetivo desse defesa é a apresentação da dissertação de mestrado intutilada Consistência de Ligações no WWW.
Roteiro Organização da TI Níveis da TI Aplicações da TI nas organizações Sistemas de Informação Organograma da TI Áreas e Subáreas da TI Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.
Níveis da TI Sistemas Informações Executivas (SIE) Estratégico Sist Processamento Transações (SPT) Sist Inf. Gerenciais (SIG) Sist Apoio Decisão (SAD) Operacional Conhecimento Gerenciamento Estratégico Tático Organização Sist Automação Escritório (SAE) Sistemas Informações Executivas (SIE)
Aplicações da TI nas Organizações Sistemas Nível-Operacional Suporte aos gerentes organizacionais no desenvolvimento de atividades elementares e transacionais na organização. Sistemas Nível-Conhecimento Suporte ao negócios para integrar novos conhecimentos e auxiliar a organização controlar o fluxo de papéis.
Aplicações da TI nas Organizações Sistemas Nível-Gerenciamento Suporte ao monitoramento, controle, tomada de decisões e atividades administrativas de gerentes. Sistemas Nível-Estratégico Auxiliam gerentes sêniors a manipular e situar questões estratégicas e tendências de longo-prazo, ambas na organização e no ambiente externo.
Sistemas de Informação Tipo de sistema Informações Entrada Processamento Informações Saída Usuários SIE Dados agregados, internos e externos Gráficos Comparações previsto/ realizado Alto escalão e gerencia SIG Alto volume de dados; modelo simples Análise de baixo nível; relatórios Sumários e relatórios de exceções Gerencia SAD Baixo volume dados; modelos analíticos Interativo; simulações Análise de decisões; relatórios especiais Gerencia e nível de staff SAE Documentos; dados não estruturados; cronogramas Gerenciamento atividades; troca de dados Atas; e-mail; desenhos; documentos Área administrativa; gestores SPT Transações; eventos Listagem; atualização; ordenação Listas; relatórios detalhados Pessoal operacional
Estrutura Organizacional da TI
Centro de Processamento de Dados (CPD) Operação de computadores e de seus periféricos Controle de qualidade dos serviços produzidos Comunicação de dados Backup e restore Guarda e manutenção de informações da empresa Controle do acervo de sistemas e equipamentos de TI (gestão de configuração) Homologação e instalação de novas versões de sistemas e aplicativos
Centro de Processamento de Dados (CPD) Foina, 2006
Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Desenvolvimento de sistemas Análise, programação, testes, documentação e implantação de sistemas e programas Manutenção de sistemas Ajustes e correções nos sistemas e programas em uso Coordenação de serviços de terceiros Especificação, seleção, contratação e acompanhamento dos serviços prestados por terceiros Adaptação de sistemas adquiridos Ajustes e adaptação de sistemas, adquiridos prontos no mercado, para as particularidades da empresa
Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas Foina, 2006
Suporte Técnico DBA – Data Base Administrator DA – Data Administrator Administra o SGDB da empresa (falhas, patchs de correção, etc.) DA – Data Administrator Autoriza a criação de novas tabelas, campos, índices, etc. Administrador dos Servidores de Aplicação Resolve problemas de indisponibilidade Configura parâmetros operacionais Instala e desinstala servidores Analista de Sistema Operacional Instala, desisntala e atualiza sistemas operacionais
Suporte Técnico Analista de Serviços Web Analista de Redes Monitora o funcionamento do servidor Web Administra a performance do servidor (sobrecargas) Analista de Redes Interage com as operadoras de serviços de telecomunicação Resolve problemas de indisponibilidade Configura e ajusta parâmetros dos switches e roteadores Mantém firewall atualizado Administra políticas de restrição de acesso
Relacionamento com Usuários Mantém contato constante com os usuários direcionando as solicitações Analisa a importância das demandas e o custo de atendê-las Miniza a duplicidade de esforços (demandas já existentes) Prioriza as demandas
Atendimento aos Usuários - Help Desk Orienta usuários nos procedimentos de operação de sistemas e equipamentos Assessora usuários sobre recursos de informações disponíveis na empresa Orienta usuários nos uso dos bancos de dados e em suas ferramentas de acesso Difunde a TI disponível na empresa Administra documentação de sistemas e equipamentos
Escritório de Projetos Gerencia o portifólio de projetos da empresa Divulga andamento de todos os projetos na área de TI Analisa riscos dos projetos Compara projetos do ponto de vista de orçamento, cronograma e funcionalidades previstas em cada etapa Assessora os gerentes de projetos na elaboração dos respectivos planejamentos e orçamentos Consolida os cronogramas dos projetos Acompanha desvios de cronograma e orçamento, aumento de riscos e mudanças de escopo dos projetos
Segurança da Informação Elabora e implementa a política de segurança da empresa Configura e atualiza elementos de filtragem de pacotes na rede de dados Atribui senhas e perfil de acesso aos funcionários Monitora tráfegos de rede e identifica uso incorreto de recursos da empresa Assessora equipes de desenvolvimento e manutenção de sistemas quanto à prática e políticas de segurança
Assessoria de Planejamento e Aquisições Coordena a elaboração do orçamento anual de TI. Confere, aprova e libera pagamento para as despesas realizadas pela área e as classifica de acordo com o plano de contas. Avalia propostas comerciais de fornecedores. Negocia com fornecedores.
RH e Profissional de TI Próxima Aula Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.
Referências Material do Prof. Filipo Mor e Apresentando o roteiro da apresentação: Na INTRODUÇÃO serão abordados os aspectos gerais sobre o assunto Em seguida serão apresentados breves conceitos sobre SISTEMAS DE HIPERDOCUMENTOS DISTRIBUÍDOS. No item CONSISTENCIA DE LIGAÇÕES é apresentado um referencial teórico e, em especial, um classificação das soluções encontradas, Em SOLUÇÃO PROPOSTA iremos analisar, detalhadamente, o embasamento e funcionamento da solução proposta para o ambiente WWW do Instituto No item PROTOTIPO IMPLEMENTADO serão abordados aspectos de implementação e prototipagem da ferramenta e finalmente apresentaremos as conclusões obtidas e as sugestões de trabalhos futuros.