Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ABORDAGEM INICIAL
Advertisements

Curso de Extensão em Grandes Eventos
Sinais vitais nos primeiros socorros
Atividades Físicas e Atendimento de Emergência
Introdução ao Suporte Básico de Vida
Docente: Kátia Cristine de Carvalho
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
Se estiver andando 1.Mantenha-se atento, sem o celular à mão, sempre alerta, lembre-se que os criminosos estão mais atentos que você; 2.Ao utilizar fone.
Primeiros Socorros 2. OBJETIVOS - GERAL Possibilitar ao aluno a capacidade de intervir em situações de problemas, sabendo como atuar, tornando-se apto.
CATÁSTROFES E DESASTRES: ATUAÇÃO DA EQUIPE DE APH.
Controle e contenção de produtos perigosos Objetivo Objetivo: atualizar e melhorar o desempenho dos técnicos na intervenção em ocorrências. Curso de Atendimento.
A Empresa A Servinel Technology oferece equipamentos e serviços para soluções em segurança eletrônica e consegue atender com efetividade seus clientes,
INSTRUTOR: 2° SG-EF COSTA. Conceito; Origem; Caos; Reorganização; Coordenação; Identificação dos profissionais; Triagem; Protocolo “START”; e Cenário.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
SLIDE HEMATO
TREINAMENTO EM PRIMEIROS SOCORROS. INTRODUÇÃO Os acidentes e as situações de doença súbita podem, em alguns casos, ser evitados através da adopção de.
Emergências Relacionadas Profa. Dra. Cláudia Forjaz
DIREÇÃO DEFENSIVA.
Segurança contra incêndios em casa
Socorros de Urgência A Saúde do Atleta/Aluno/Cliente - Praticante
ACIDENTES COM ANIMAIS.
Na Índia os mestres sempre dizem:
My drivers.
PPE - PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
SISMMAR – Reajuste Contratual
Princípios de Ouro do Atendimento Pré-Hospitalar ao Traumatizado
DESMAIO.
Elementos chaves/ Aplicação:
Treinamento, Conscientização e Prevenção
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
Enfermagem Urgência e Emergência Profª Lísia Andressa Zafonato.
ARBOVIROSES: Estratificação de Risco e Fluxo Assistencial
Responsabilidades e Segurança Profa. Dra. Cláudia Forjaz
Primeiros Socorros SBV.
EFB0305 Socorros de Urgência
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
Atendimento inicial de emergência Prof: Chizzo SAMU.
PASSOS DO PROCESSO PSICODIAGNÓSTICO
UBERLÂNDIA/MG.
5º Meeting das instituições de Assistência aos Servidores Públicos
AUDITORIA DA QUALIDADE
Objetivos do Curso 1. Saber como lidar com um caso suspeito
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
QUEIMADURAS.
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Primeiros Socorros Emergências PARADA CARDIORESPIRATÓRIA (PCR) DESFIBRILADORES EXTERNOS AUTOMÁTICOS (DEA) AFOGAMENTO.
Socorros de Urgência Aplicados à Educação Física Prof. Espec. em Urgência e Emergência Gilberto de Jesus.
Primeiros socorros no desporto
Objectivo ​ Identificar os sinais e sintomas de obstrução da via aérea em vítima adulta ​ Reconhecer os diversos tipos de obstrução da via aérea ​ Conhecer.
Projeto de Extensão Universitário Primeiros Socorros FRATURAS, LUXAÇÕES E ENTORSES.
CAP PM ANTÔNIO JÚLIO NASCIMENTO SILVA. 1)O TRAUMA, OS DESASTRES OU CATÁSTROFES E A NATUREZA HUMANA; 2)ATENDIMENTO A MÚLTIPLAS VÍTIMAS = UM DOS MAIORES.
Sinalização nas Operações com Equipamentos de Guindar.
PRIMEIROS SOCORROS. O QUE É? Como o nome diz, primeiros socorros são os primeiros procedimentos simples com o intuito de preservar vidas em situações.
Emergências Obstétricas e Hipertensivas
Ferramentas: Follow-up, agenda, Telefone
O que fazer em casos de: Queda, Intoxicação, Desmaio, Convulsões, e Hemorragia. Alice Ventura; Alinny Frauany; Francisco de Assis; Kelúria Brito; Pamela.
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
Bloqueio Elétrico e Travamento Mecânico Lock-out and Tag-out - LOTO
Código de Defesa do Consumidor dos direitos básicos do consumidor; da qualidade de produtos e serviços; da prevenção e da reparação dos danos. ETEC – ZONA.
O que deve e o que não deve deixar o CD preocupado ao atender um paciente com comprometimento sistêmico?
ABORDAGEM DA VÍTIMA DE TRAUMA
FPCS – FACULDADE PAULISTA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Evitando o desperdício. Observação de procedimentos na dispensação de medicamentos Aluna: CLAUDINEIA.
Primeiro socorros suporte básico BLS. Conjunto de medidas e procedimentos técnicos que tem o objetivo de manter a viabilidade dos órgãos vitais até que.
Emergências Psiquiátricas. 1. Estado de sofrimento psíquico, marcado por alterações graves de afeto, pensamento e/ ou comportamento, que demandam intervenção.
SAÚDE, MEIO AMBIENTE E SEGURANÇA DO TRABALHO (SMS) FOTOS DE ACIDENTES EM ELETRICIDADE Prof. Vantuil Manoel Thebas IFES – Campus Serra.
BEM VINDOS! Treinamentos TRABALHO EM ESPAÇO CONFINADO.
Transcrição da apresentação:

Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz Socorros de Urgência Procedimentos Básicos Profa. Dra. Cláudia Forjaz cforjaz@usp.br

Ações de Primeiros Socorros Prioridades Reconhecer situações de risco Avaliar situação da(s) vítima(s) Providenciar resgate Avaliar circulação e respiração Verificar outras lesões – sangramentos/fraturas, queimaduras Outras condições de risco – doenças prévias Minimizar risco de lesões e complicações Evitar infecções Deixar a vítima o mais confortável possível

Ações de Primeiros Socorros Prioridades Reconhecer situações de risco Avaliar situação da(s) vítima(s) Providenciar resgate Avaliar circulação e respiração Verificar outras lesões – sangramentos/fraturas, queimaduras Outras condições de risco – doenças prévias Minimizar risco de lesões e complicações Evitar infecções Deixar a vítima o mais confortável possível

Reconhecer situações De Risco

Segurança - Vítima e Socorrista Qual o primeiro passo? Avaliação do Local Perigo Verifique se há perigo - fogo, corrente elétrica, gases, multidão hostil, clima Mover a vítima – quando? Há perigo. Necessário para socorrer. É seguro fazê-lo. Como mover a vítima?

Próxima aula Remoção da Vítima

Avaliação da Vítima Quem? Verifique número de vítimas Verifique a gravidade dos feridos

Avaliação da Vítima Gravidade dos Feridos Cheque se é capaz de responder Toque no ombro e grite “Você está bem?” Se responder consciente – avise que quer ajudar e peça permissão Se não responder, acione o resgate Avalie a situação Tente avaliar o que ocorreu, se for grave chame o resgate

Quando acionar o resgate? Alguém estiver gravemente ferido Não responde a pedidos verbais ou toque Sente desconforto torácico Tem sinais de AVC/AVE Tem problemas para respirar Tem lesão ou queimadura grave Tiver um convulsão De repente, não consegue mexer uma parte do corpo Sofreu um choque elétrico Tem sangramento profundo Se expôs a veneno Independente da condição da vítima Tentativa de suicídio Agressão Você não souber ao certo o que fazer

192 SAMU 193 BOMBEIROS Particular - Outros Emergências Clínicas ANOTE no celular, no kit de emergência Particular - Outros 193 BOMBEIROS Acidentes

Veja se há alguém para ajudar e se há telefone/celular por perto Como acionar o resgate? Busque ajuda Veja se há alguém para ajudar e se há telefone/celular por perto Se houver, solicite que acione o resgate Se não houver, acione você o resgate, mesmo que tenha que sair e voltar Informações Saiba com precisão onde está. Informe corretamente o resgate. Descreva com precisão o estado da(s) vítima(s) Responda todas as perguntas do atendente com precisão Só desligue quando o atendente o dispensar Desligar rápido NÃO apressa o resgate ! Pode até atrasá-lo!

Avaliar Vítima

Investigação da Vítima Procurar o problema - + para – grave Inconsciente – Avaliação Primária Avalie: Respiração/Circulação – está respirando Danos neurológicos – alerta, reação a estímulos voz, dor Observação de sinais – cor da pele, temperatura Sangramentos/lesões Picadas/mordidas Dispositivos de informação médica

Investigação da Vítima Procurar o problema - + para – grave Se consciente – perguntar e olhar S – sinais e sintomas respiração, sangramentos, feridas, picadas,etc observação ou relato A - Alergias M – Medicamentos U – Última refeição D – Doenças Prévias E – Eventos – o que aconteceu? Onde? Condições?

Após Atendimento

Posições de Recuperação e Espera Aguardando o Resgate Posições de Recuperação e Espera

Receber o Serviço de Resgate Passe a responsabilidade do atendimento Forneça todas as informações necessárias Acompanhe a vítima até a chegada de um responsável

Ações Após o Resgate Descarte Anotações Reposição Ética Descartar material usado corretamente Anotações Registrar rapidamente o ocorrido (evitar falhas de memória) Ética Passar informações apenas as necessárias para o socorro e superiores Não comentar com colegas – ocorrido e dados clínicos da(s) vítima(s) Reposição Checar e repor todo o material de emergência utilizado

Trabalho

Leitura Obrigatória Para Próxima Aula Levantando e removendo vítimas. In: KARREN, K.J.; et al. Primeiros socorros para estudantes. Barueri, Manole, 2013. Cap. 29.