Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Advertisements

DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Maria Aparecida Felix do Amaral e Silva
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Equivalente à média dos países da OCDE
Estratégia 1 Universidade de Brasília
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Avaliação Mediadora.
Planejamento geral de um curso
Avaliação Institucional
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Particularidade da Gestão no Terceiro Setor e Desenvolvimento Institucional em ONGs Carolina Andion.
SESSÃO DE ESTUDOS COM A TEMÁTICA AVALIAÇÃO
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Escola Superior de Guerra
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
em sistemas escolares e não escolares
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
II Orientação Técnica PCAGP.
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
A importância do Planejamento Estratégico
Trabalhando com Grupos
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Gestão por Competências
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
O PLANO DE MARKETING.
A Gestão participativa
ENCONTRO DE GESTORES ESCOLARES
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
Estruturas Organizacionais
Cultura Organizacional
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Para que planejar? A eficiência é a execução perfeita de uma tarefa que se realiza. O planejamento e um plano ajudam a alcançar a eficiência, isto é, elaboram-se.
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
PLANEJAMENTO DE ENSINO
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
3º Momento Resultados Simare 2014
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Processo de auto- avaliação institucional na UCG:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
UNIDADE I ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO AMBIENTE DE TRABALHO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Rondônia Marcelo.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Revisita ao PPP.
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
Transcrição da apresentação:

Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais AULA 8 Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais Profa. Dra. Rita Borges

O que você sabe sobre o planejamento como princípio do trabalho pedagógico coletivo “As instituições sociais existem para realizar objetivos. Os objetivos da instituição escolar contemplam a aprendizagem escolar, a formação para a cidadania, e a de valores e atitudes. O sistema de organização e de gestão da escola é o conjunto ações, recursos, meios e procedimentos que propiciam as condições para alcançar esses objetivos”. Libâneo (2009, p.315)

Iniciando!! O autor nos aponta em sua citação alguns caminhos para que realize o processo de gestão educacional. Ele ressalta valores que precisam ser trabalhados pela escola, como a for, ação de valores e atitudes e a formação para a cidadania.

Conceitos de organização, gestão, direção e cultura organizacional

Organização O termo organização pode ser entendido como dispor de forma ordenada, dar ordem a uma estrutura, e até planejar ações e prover as condições necessárias para realizá-la. Libâneo (2009, p.316).

Podemos então afirmar, que a organização escolar, trata da dos princípios e procedimentos relativos a o planejamento do trabalho escolar, no que se refere ao uso de recursos, coordenação e avaliação do trabalho e das pessoas envolvidas nesse processo, buscando sempre o alcance dos objetivos preestabelecidos.

As escolas são organizações, que tem como principal objetivo a formação e promoção do ser humano, pois o que está em destaque neste local, são as relações entre as pessoas.

Gestão Segundo Libâneo (2009), “gestão é a atividade pela qual são mobilizados meios e procedimentos para atingir os objetivos da organização, envolvendo basicamente, os aspectos gerenciais e técnicos administrativos”. O autor complementa, “há várias concepções e modalidades de gestão: centralizada, colegiada, participativa, co-gestão.” Libâneo (2009, p. 318)

Fica claro aqui que o gestor é o elemento encarregado de criar as condições necessárias, para que os objetivos da organização sejam cumpridos.

Direção Citaremos novamente Libâneo (2009) aos nos referirmos a este conceito. Para o autor, “direção, é o princípio e atributo da gestão, por meio da qual é canalizado o trabalho em conjunto das pessoas, orientando-as e integrando-as no rumo dos objetivos”.

Podemos dizer que o diretor é o elemento que operacionaliza o processo de tomada de decisão na organização, pois este coordena os trabalhos, para que estes ocorram da melhor maneira.

Cultura Organizacional Segundo Fleury (2007), “a cultura organizacional é o conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como a forma correta de perceber, pensar e sentir, em relação a esses problemas”.

VAMOS ASSITIR UM VÍDEO SOBRE ESSE CONCEITO?? Para a autora, “nas organizações, a cultura impregna todas as práticas e constitui um conjunto preciso de representações mentais, um complexo muito definido de saberes”. VAMOS ASSITIR UM VÍDEO SOBRE ESSE CONCEITO??

O planejamento estratégico como instrumento da gestão educacional Ao pensar em gestão educativa hoje, não se pode esquecer de questões como qualidade do ensino e a importância da democratização de oportunidades de acesso à escola. Com isso, fica evidente a importância da gestão como elemento principal no processo de mudanças no sistema educacional.

O Planejamento Estratégico é uma ferramenta que orienta os gestores a pensar nos aspectos essenciais da instituição, auxiliando-os a e a concentrar esforços nos assuntos mais relevantes e urgentes

Esse tipo de planejamento é muito relevante para as organizações hoje, pois através dele, a instituição projeta o seu futuro, traçando uma programação que contém os objetivos, estratégias, alocação de recursos, tendo em vista a sua implementação.

O planejamento deve ser considerado pelo gestor, como um instrumento dinâmico, capaz de orienta suas ações, para o alcance dos objetivos estabelecidos.

Gestão de Processos Educacionais Segundo Cury (2007), gestão de processos, é um conjunto de atividades do inicio ao fim que juntas criam um valor para o cliente, ou seja, é a melhoria de maneira gradual executadas na administração na tomada de decisões.

A escolha de um processo a ser desenvolvido na organização, precisa envolver todas as atividades considerando um único processo. Os processos podem ser classificados, como macro processos, processos e sub processos.

Ao se definir o nível do processo, geram-se as atividades, onde deve-se considerar os elementos básicos ou críticos: Objetivos a serem alcançados; Recursos disponíveis e processos existentes que devem ser alinhados com a estratégia global por meio da eficiência e da eficácia.

Após esta escolha, estes elementos serão objetos de melhoria organizacional, o que levará a fase de avaliação e modificação do processo, com destaque para: o que é o processo, mapear fluxo de trabalho e aprimorar fluxo de trabalho nos processos. Para a compreensão desses processos é indispensável um levantamento completo do que acontece nas organizações, através da análise de suas diversas atividades.

Ressaltamos... Que as instituições escolares precisam levar em consideração alguns pontos, para alcançar a realização de seus objetivos específicos, que: a) Prover condições, meios e todos os recursos necessários ao ótimo funcionamento da escola e do trabalho em sala de aula; b) Promover o envolvimento das pessoas no trabalho, por meio da participação, e fazer a avaliação e o acompanhamento dessa participação c) Garantir a realização da aprendizagem para todos os alunos. (Libâneo, 2009, p.294)

Para reflexão “A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida”.