Série Formação Gestão de Unidades Escolares ISSN Número 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Advertisements

GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO MODERNA – PRÁTICAS DE GOVERNANÇA
Dar o peixe, ou ? Ensinar a pescar Proposta Simplificada para a
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
A gestão escolar e o serviço pedagógico e administrativo -burocrático
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
Referências.
Prof. Esp. Dircélia F. Dias Caccia Prof. Maria Vanderlan Santos Rahal
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
ENVENTOS NACIONAIS PRÊMIOS.
ALUNA: Cristina Prange Teixeira
Série Formação Educação a Distância Vídeo-aulas ISSN Número 2 Ir ao menu.
A FUNÇÃO E O PAPEL DO SECRETÁRIO GERAL DA UNIDADE ESCOLAR
Projeto Interdisciplinar
Andréia da Silva Bez (autora) Cynthia Nalila Souza Silva (orientadora)
(Trecho retirado do PE – CSJ, Programação, Metodologia, 50)
Projeto de Intervenção
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
/2006 expansão para cerca de 7000 cursistas a cada etapa. Serão também incorporados ao Projeto cursistas de escolas de Educação Especial, acrescentando-lhe,
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Disciplina:Informática aplicada à Educação Alunas: Gilmara & Mônica
Antonia Silva Lima Azevedo
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Esse Programa articula-se com os Programas Conselhos Escolares, Pró- Conselho, Planos Municipais de Educação da CAFISE/DASE/SEB/MEC, dentre outros como.
DIREITOS HUMANOS Homofobia
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
MARCAS DA ORALIDADE NA ESCRITA
AUTORAS: Dini Teixeira de Oliveira Pires Margareth Vaz Pinheiro Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO.
UNIR- Universidade Federal de Rondônia
Djalma Fiuza ALMEIDA1; Jorge Costa LEITE JUNIOR2
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
A importância do Trabalho do Gestor no Acompanhamento Pedagógico
I Seminário Interno do PIBID-Física. Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes Maria Cristina Martins Penido (IF-UFBA) (Orientadora). Daniel Elias de Jesus.
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
AUTORA: Gilvana Nunes Silva Tavares Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO GESTÃO DEMOCRÀTICA.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DEMOCRÁTICA
PNAD ESPÍRITO SANTO DADOS PRELIMINARES.. Fonte: IBGE PNAD 2007 RESULTADOS PRELIMINARES AMOSTRA DA PNAD ES. 19 municípios. 137 setores
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA O CONSELHO ESCOLAR E A TRANSPARÊNCIA DAS AÇÕES NA ESCOLA PESQUISADORAS: DORILENE.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
Aluna: Fernanda Gomes Fonseca Bevilaqua Curso : Pedagogia: Gestão e Tecnologia educacional Professora: Gilca Vilarinho 5 de outubro
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
Metodologia da Pesquisa Científica
PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
AUTORA: Joelma Barbosa Neto Orientadora: Margareth Leber de Macedo PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JULHO
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ENTRE O IDEAL E A REALIDADE
UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ingrid S. David Prof. Gilca Vilarinho Setembro-2005.
 DISTRITO DE CANAFÍSTULA  OS PRIMEIROS PASSOS  EM 2004  09 UNIVERSITÁRIOS  REVISÃO DO ENSINO MÉDIO  EPC-CIPÓ.
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
O que é mídia-educação Maria Luiza Belloni
Série Formação Gestão de Unidades Escolares Vídeo-aulas ISSN Número 4 Ir ao menu.
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA REGIÃO NORTE – AC, PA, RO Institui ç ão de Ensino Superior (IES): UCA-UNICAMP.
OBJETIVO: Fomentar a discussão com as Comunidades Escolares de temas específicos que contribuam para o desenvolvimento da Educação do Estado da Bahia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECONOMIA SOLIDÁRIA.
Conhecendo a importância do Projeto Político Pedagógico e da CoC! Data: 26/03/15 Local: Anf 3 Odonto Horário: 13h.
AÇÕES REALIZADAS PELA COMISSÃO DE INTEGRAÇÃO DE ENSINO E SERVIÇO VALE DO PEIXOTO DE AZEVEDO XVII Encontro de Secretários Municipais de Saúde – 13 a 15/05/2014.
Transcrição da apresentação:

Série Formação Gestão de Unidades Escolares ISSN 1982-7571 Número 3 Ir ao menu Número 3

Série Formação – Número 3 Módulo 1 A qualidade social da educação escolar Módulo 2 Organização e gestão da escola: planejamento e avaliação Módulo 3 A construção do projeto político-pedagógico da escola Módulo 4 A avaliação da aprendizagem na escola Módulo 5 Gestão de pessoas e do ambiente físico da escola Módulo 6 Autonomia financeira das escolas Módulo 7 Convivência na escola: o papel do gestor Módulo 8 Sobre todas as coisas... Aperte Esc para sair do menu

A qualidade social da educação escolar Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 1: A qualidade social da educação escolar Este módulo teve como referências principais texto gerador da autoria de Tércio Rios de Jesus e a publicação A formação de gestores educacionais: desafios e perspectivas de saberes em construção (Salvador: ISP/UFBA, 2006, referido na bibliografia). Foi elaborado por Ana Maria de Carvalho Luz. Atualizado em março de 2007. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Dmitry Sladkov Módulo 1 A qualidade social da educação escolar Série Formação Número 3 Voltar ao menu

da escola: planejamento e avaliação Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 2: Organização e gestão da escola: planejamento e avaliação Este módulo teve como referência principal texto gerador da autoria de Tércio Rios de Jesus, foi elaborado por Ana Maria de Carvalho Luz e revisto por Gilmara Carvalho Conceição e Anuska Andréa de Souza Silva. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Improve It Módulo 2 Organização e gestão da escola: planejamento e avaliação Série Formação Número 3 Voltar ao menu

A construção do projeto político-pedagógico da escola Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 3: A construção do projeto político-pedagógico da escola Este módulo teve como referências principais textos geradores da autoria de Rúbia Marluza Carneiro e Lourdes Marcelino Machado; de Adélia Luiza Portela e Dilza Maria Andrade Atta. Foi atualizado por Anuska Andréa de Souza Silva e revisto por Ana Maria de Carvalho Luz e Tércio Rios de Jesus. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Módulo 3 A construção do projeto político-pedagógico da escola Série Formação Número 3 Voltar ao menu

A avaliação da aprendizagem na escola Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 4: A avaliação da aprendizagem na escola Este módulo teve como referências principais textos geradores da autoria de Solange Maria Simões Peixoto e Feizi Milani, foi atualizado por Gilmara Carvalho Conceição e revisto por Ana Maria de Carvalho Luz e Tércio Rios de Jesus. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Uirá Porã Módulo 4 A avaliação da aprendizagem na escola Série Formação Número 3 Voltar ao menu

Gestão de pessoas e do ambiente físico da escola Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 5: Gestão de pessoas e do ambiente físico da escola Este módulo teve como referências principais textos geradores de autoria de Valdinei Costa Souza e a publicação A formação de gestores educacionais: desafios e perspectivas de saberes em construção (Salvador: ISP/UFBA, 2006). Foi revisto e atualizado por Gilmara Carvalho Conceição e Ana Maria de Carvalho Luz. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Arquivo PRADEM Módulo 5 Gestão de pessoas e do ambiente físico da escola Série Formação Número 3 Voltar ao menu

Autonomia financeira das escolas Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 6: Autonomia financeira das escolas Este módulo teve como referência principal texto gerador da autoria de Ricardo Chaves de Rezende Martins. Foi elaborado por Evilásio Chaves Santos Júnior e revisto por Tércio Rios de Jesus e Anuska Andréia de Souza Silva. Organizadores: Ana Maria de Carvalho Luz Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Jeff Belmonte Módulo 6 Autonomia financeira das escolas Série Formação Número 3 Voltar ao menu

Convivência na escola: o papel do gestor Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 7: Convivência na escola: o papel do gestor Elaboração do texto gerador: Feizi M. Milani Elaboração do módulo: Ana Maria de Carvalho Luz Leitura crítica do módulo: Bela Szaniecki P. Serpa Erica Bastos Gilmara Carvalho Tércio Rios Organizadores: Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Daniel Lobo Módulo 7 Convivência na escola: o papel do gestor Série Formação Número 3 Voltar ao menu

Módulo 8 Sobre todas as coisas... Universidade Federal da Bahia – UFBA Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público - ISP Programa de Formação Continuada de Gestores de Educação Básica - PROGED Série Formação Vol. 3 Módulo 7: Convivência na escola: o papel do gestor Elaboração do texto gerador: Feizi M. Milani Elaboração do módulo: Ana Maria de Carvalho Luz Leitura crítica do módulo: Bela Szaniecki P. Serpa Erica Bastos Gilmara Carvalho Tércio Rios Organizadores: Patrícia Rosa da Silva Fernanda Alamino do Amaral Diagramação e projeto gráfico: Foto da capa: Daniel Lobo Módulo 8 Sobre todas as coisas... Série Formação Número 3 Voltar ao menu