ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Advertisements

ÁREA DO CONHECIMENTO.
Profª WALKIRIA GONÇALVES REGANHAN
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Letramento: um tema em três gêneros
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
OFICINAS: JOGOS E BRINCADEIRAS.
CLARICE LISPECTOR (1920 – 1977) Medo da eternidade.
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Consciência fonológica
HISTÓRIA DA ALFABETIZAÇÃO
Secretaria Municipal de Educação de Toledo Estado do Paraná
O direito de se alfabetizar na escola
Essa sequência didática foi baseada
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
CARACTERÍSTICAS DA SONDAGEM PROPOSTA POR FERREIRO E TEBEROSKY:
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, direitos iguais”
APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
OS ERROS ORTOGRÁFICOS MAIS COMUNS NAS SÉRIES INICIAS
Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Dominar regularidades ortográficas
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
ORTOGRAFIA.
Os conceitos de alfabetização
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Alfabetização e Letramento
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Alfabetização Níveis da escrita.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Ano 2 Unidade 1.
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
O MATERIAL PEDAGÓGICO I- AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Prefeitura de Pedro do Rosário Secretaria Municipal de Educação
Encontro com professores – Maio /11
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Prefeitura Municipal de Ipatinga - MG Secretaria Municipal de Educação Departamento Pedagógico Encontro com professores – 31 de Maio e 01 de junho.
Atuação diante das dificuldades de aquisição da língua escrita
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
ALFABETIZAÇÃO E/OU LETRAMENTO?
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
Aula 25/04 Métodos Tradicionais de Alfabetização
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
Aula de 8/03 aprendizagem da escrita - abordagem construtivista
ALFABETIZAÇÃO.
O que é alfabetização?.
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCRITA COMO SISTEMA NOTACIONAL ESCRITA COMO CÓDIGO PRIMEIRO CONHECER OS FONEMAS E GRAFEMAS E DEPOIS LER CONHECER AS PROPRIEDADES DO SISTEMA 1º ALFABETIZAR DEPOIS “LETRAR” ALFABETIZAR E “LETRAR” AO MESMO TEMPO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MAIS DO QUE PENSAR EM MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, DEVEMOS PENSAR EM METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA COMPREENDER O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ( SEA) É PRECISO APRENDER: O QUE SE NOTA? COMO SE NOTA?

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO O QUE SE NOTA? APRENDER A LER APRENDER A ESCREVER Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros. Produzir textos de diferentes gêneros

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO SE NOTA? APRENDER A LER APRENDER A ESCREVER Decifrar o escrito. Grafar o escrito, Dominar as relações letra / som.

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ETAPAS DE COMPREENSÃO DA ESCRITA: DELIMITAR A ESCRITA NO UNIVERSO GRÁFICO EM GERAL (ESCRITA É TUDO O QUE NÃO É DESENHO);

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA SEREM ESCRITAS AS UNIDADES : DEVEM ESTAR DISPOSTAS EM LINHAS (LINEARIDADE) DEVE HAVER FRAGMENTAÇÃO ENTRE AS UNIDADES OU GRUPO DE UNIDADES ( DESCONTINUIDADE)

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA OUTRAS PROPRIEDADES: QUANTIDADE MÍNIMA VARIAÇÃO INTERNA COMBINAÇÃO

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: CONSCIÊNCIA DOS SONS QUE COMPÕEM AS PALAVRAS QUE FALAMOS E OUVIMOS

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA x CONSCIÊNCIA FONÊMICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA CONSCIÊNCIA INTRA- SILÁBICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA CONSCIÊNCIA FONÊMICA FONOLÓGICA

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA nível das sílabas nível das unidades intra-silábicas nível dos fonemas sa - pa- to sapato, sujo,cinza (aliteração) pão; chão (rimas) s – a – p – a – t - o