ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO ESCRITA COMO SISTEMA NOTACIONAL ESCRITA COMO CÓDIGO PRIMEIRO CONHECER OS FONEMAS E GRAFEMAS E DEPOIS LER CONHECER AS PROPRIEDADES DO SISTEMA 1º ALFABETIZAR DEPOIS “LETRAR” ALFABETIZAR E “LETRAR” AO MESMO TEMPO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MAIS DO QUE PENSAR EM MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO, DEVEMOS PENSAR EM METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PARA COMPREENDER O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ( SEA) É PRECISO APRENDER: O QUE SE NOTA? COMO SE NOTA?
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO O QUE SE NOTA? APRENDER A LER APRENDER A ESCREVER Compreender e interpretar textos de diferentes gêneros. Produzir textos de diferentes gêneros
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COMO SE NOTA? APRENDER A LER APRENDER A ESCREVER Decifrar o escrito. Grafar o escrito, Dominar as relações letra / som.
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA ETAPAS DE COMPREENSÃO DA ESCRITA: DELIMITAR A ESCRITA NO UNIVERSO GRÁFICO EM GERAL (ESCRITA É TUDO O QUE NÃO É DESENHO);
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA PARA SEREM ESCRITAS AS UNIDADES : DEVEM ESTAR DISPOSTAS EM LINHAS (LINEARIDADE) DEVE HAVER FRAGMENTAÇÃO ENTRE AS UNIDADES OU GRUPO DE UNIDADES ( DESCONTINUIDADE)
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA OUTRAS PROPRIEDADES: QUANTIDADE MÍNIMA VARIAÇÃO INTERNA COMBINAÇÃO
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: CONSCIÊNCIA DOS SONS QUE COMPÕEM AS PALAVRAS QUE FALAMOS E OUVIMOS
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA x CONSCIÊNCIA FONÊMICA
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA CONSCIÊNCIA INTRA- SILÁBICA CONSCIÊNCIA SILÁBICA CONSCIÊNCIA FONÊMICA FONOLÓGICA
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA nível das sílabas nível das unidades intra-silábicas nível dos fonemas sa - pa- to sapato, sujo,cinza (aliteração) pão; chão (rimas) s – a – p – a – t - o