Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano A CRIAÇÃO DE COMITÊS DE.
Luciana Ribeiro Campos
Foto: Plano Nacional de Recursos Hídricos
Política Estadual de Recursos Hídricos Aspectos Institucionais
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
COMITÊS DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAMBORIU
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
ASPECTOS ECONÔMICOS DA REGULAÇÃO DO SETOR DE ÁGUAS
Conferência Gerenciamento de Recursos Hídricos
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
Gestão de Recursos Hídricos: aspectos legais, institucionais e técnicos Márcia Maria Rios Ribeiro UFCG Ciências do Ambiente.
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO.
Modelo de gestão integrada de bacias hidrográficas
Política e Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos em Pernambuco 1997 Lei Estadual n° Dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
POLÍTICA E SISTEMA NACIONAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS LEI FEDERAL Nº 9.433, DE 8 DE JANEIRO DE 1997 "Institui a Política Nacional de Recursos.
I - a água é um bem de domínio público;
PNRH – Algumas questões a serem refletidas
Cobro por el uso da agua João Bosco Senra Secretário de Recursos Hídricos – SRH Ministério del Medio Ambiente – MMA.
O papel da Agência Nacional de Águas
Política Nacional de Recursos Hídricos UFCG/CTRN/UAEC
Gestão de Recursos Hídricos
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Reflexões sobre a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos no Brasil
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
A Legislação está preparada para exercer o controle e a proteção dos principais processos ecológicos presentes nos recursos hídricos brasileiros? Jane.
Profa. Dra. Renata Medici
Sistema Estadual de Meio Ambiente
BENITO MARAGON MARIA DE LOURDES AMARAL NASCIMENTO.
O Comitê de bacia hidrográfica
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO
Cobrança pelo Uso da Água
2004 ANO ESTADUAL DAS ÁGUAS.
Controle Social na Gestão das Águas
A GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS.
LEGISLAÇÃO SOBRE RECURSOS HÍDRICOS
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
CONVÊNIOS DE INTEGRAÇÃO CELEBRADOS PELA ANA COM ESTADOS E COMITÊS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Profa. Dra. Renata Medici
Constituição Federal Constituição Estadual.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Túlio Bahia Data: 27/ 02/ 2008 Oficinas para Implementação das Agências de Bacia Hidrográfica e.
Encontro Público Distrital do Plano Nacional de Recursos Hídricos
Definições e Conceitos sobre as Agências de Região Hidrográfica Preparado por Antonio Eduardo Lanna Apresentado por Luiz Fernando Cybis Oficina de Capacitação.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Renata Maria de Araujo Data: 03/10/2008 SISTEMA ESTADUAL DE GERENCIAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Gestão de Recursos Hídricos no Estado do Rio de Janeiro
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Aspectos Gerais sobre Agências de Bacia em Minas Gerais Palestrante: Túlio Bahia Alves Data: 13/ 10/ 2008.
Profa. Dra. Renata Medici
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
Superintendente de Apoio à Gestão
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
TUTELA DO MEIO AMBIENTE NATURAL
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GESTÃO DOS RECURSOS HIDRICOS Profa. Dra. Renata Medici Frayne Cuba
Reunião da CIEA Os Planos de Bacia no estado da Bahia 08 de julho de 2013.
Profa. Dra. Renata Medici UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENGENHARIA AMBIENTAL GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS.
Desenho e Implementação da Regulação Subnacional: Abrangência, Avanços e Desafios IX Congresso Brasileiro de Regulação Diógenes Mortari Diretor.
Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano Política Nacional de Recursos Hídricos.
Brasília, 16 setembro de Política Nacional de Recursos Hídricos, instituída pela Lei n° de 08 de janeiro de 1997 Abordagem
Câmara dos Deputados INSTRUMENTOS DE GESTÃO DAS ÁGUAS Brasília, 29/04/2015 Câmara dos Deputados Centro de Estudos e Debates Estratégicos (CEDES) INSTRUMENTOS.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
I CICLO DE ESTUDOS EM CONTROLE DE GESTÃO AMBIENTAL TCU Reunião na ANA com Representantes dos Países de Língua Portuguesa – CPLP DALVINO TROCCOLI FRANCA.
Transcrição da apresentação:

Tribunal de Contas da União Seminário Controle da Gestão Ambiental: Desafios e Perspectivas DALVINO TROCCOLI FRANCA Belém, 4 a 6 de junho de 2007

(Koichiro Matsuura, Diretor-geral da Unesco) Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – 2005-2015 Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO 22 de março A dimensão cultural da água deve ser considerada seriamente nas decisões políticas, o que requer um exame mais profundo para a obtenção de soluções sustentáveis e igualitárias na gestão dos recursos hídricos. (Koichiro Matsuura, Diretor-geral da Unesco)

“Levando em conta o papel fundamental que desempenha na vida das sociedades, a água tem uma forte dimensão cultural. Sem compreender e estudar os aspectos culturais dos problemas ligados à água, será impossível chegar a uma solução durável.” Água e diversidade cultural Declaração Ministerial 3º Fórum Mundial da Água, 22 de março de 2003

M.C. Escher, artista gráfico holandês “A Queda-D’água” M.C. Escher, artista gráfico holandês

A Água e as tradições religiosas poderes purificadores e sagrados. Afrodite, nascida da espuma do mar. Netuno, deus romano dos oceanos.

“CANOAS DE ÁGUA” fazendo o trajeto entre RECIFE e OLINDA

Contribuição média anual das regiões Brasileiras em km3 Territ. Estrang: 8.427 km3 (18%) ESCALA Mundo: 44 mil km3

GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL: O PAPEL DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA

A Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento

Gestão de Recursos Hídricos Instrumentos Legais Sistema Nacional de Gerenciamento Implementação do SINGREH Regulação do Uso da Água

Instrumentos Legais Constituição Federal de 1988 “Art 21. Compete à União : ... XIX – instituir sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso”

Instrumentos Legais Lei 9.433/1997 ( “Lei das Águas” ) Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o dispositivo do art. 21 da Constituição Federal Lei 9.984/2000 (“Lei da ANA”) Dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Águas - ANA, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e de coordenação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos Escritório Técnico Órgãos Conselho Governo Gestor Parlamento da Bacia Âmbito Nacional CNRH MMA ANA SRH Estadual CERH Governo do Estado Autoridade Estadual Bacia Comitê da Bacia Agência de Bacia

ANA Estrutura organizacional Diretoria (em regime colegiado) Secretaria-Executiva Procuradoria-geral Superintendências organizacionais

Competências MEDIAR OUTORGAR Órgão Executivo Regulador Órgão Sistema Nacional de Gerenciamento de RH (SINGRH) Órgão Executivo GESTÃO POR BACIA HIDROGRÁFICA USO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM RIOS DA UNIÃO FISCALIZAR CONFLITOS ENTRE USUÁRIOS DA ÁGUA MEDIAR Regulador Órgão OUTORGAR USO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM RIOS DA UNIÃO

Organograma da Agência Nacional de Águas

Fundamentos da Política Nacional de Recursos Hídricos I - a água é um bem de domínio público; II - a água é um recurso natural limitado, dotado de valor econômico; III - em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o consumo humano e a dessedentação de animais; IV - a gestão dos recursos hídricos deve sempre proporcionar o uso múltiplo das águas; V - a bacia hidrográfica é a unidade territorial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos; VI - a gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.

DALVINO TROCCOLI FRANCA www.ana.gov.br DALVINO TROCCOLI FRANCA dalvino.franca@ana.gov.br